SupClub

Balanço da grande final do Mundial da ISA

0

Por Redação SupClub

Terminou neste domingo, 11/05, a terceira edição do ISA World StandUp Paddle and Paddleboard Championship (WSUPPC), campeonato mundial realizado pela International Surfing Association (ISA) em que, aos moldes olímpicos, os países competem entre si, através de suas equipes, na busca por medalhas. O Lago Nicarágua, palco das disputas, ofereceu novamente a todas as delegações nacionais, um dia lindo e quente, com ventos moderados.

A Austrália sagrou-se novamente campeã, com a conquista de 12 medalhas de ouro, seguida pelos EUA, medalha de prata, o Brasil, fazendo sua melhor participação na história dos jogos, conquistando a medalha de bronze, seguido pela Espanha, medalha de cobre.

Nas races técnicas de paddleboard, que foram as primeiras disputas do dia, os australianos Jordan Mercer e Rhys Burrows ficaram com o ouro confirmando a supremacia da Austrália na modalidade. No feminino, Mercer obteve a vitória com o tempo de 31:54, seguida por Carter Graves (EUA) com o tempo de 33:01, medalha de prata, e a espanhola Itziar Abascal, medalha de bronze, com o tempo de 33:27, colocou o Brasil em uma situação delicada, pois a Espanha vinha logo atrás da equipe verde-amarela no ranquing por países. A brasileira Sinara Brito terminou a prova na oitava colocação (48:49) enquanto a medalha de cobre ficou com a Nova Zelândia, representada por Ashley Cochrane com o tempo de 34:42.

No paddleboard masculino, o poder da Australia na modalidade ficou ainda mais evidente. Vitória do Aussie Rhys Burrows com o tempo de 30:02, seguido por outro australiano, Andrew Newton (30:18), mas que representou a Nova Zelândia, tendo mais um australiano, Rory Chapman (30:26), na terceira colocação, com o bronze e o Sul-Africano Bandon Ribbink (31:10), completando o pódio com a medalha de cobre. O espanhol David Buil Sanz conquistou a sétima colocação (32:42), e mais pontos importantes foram conquistados pela Espanha. Claudio Britto veio logo atrás, na décima segunda colocação (34:31) e briga pela terceira colocação entre as nações ia ganhando ares dramáticos.

Foi a vez então das mulheres entrarem na água para as disputas de SUP race técnico, e nossa maior medalhista, Barbara Brazil, iria entrar em ação. A vitória, no entanto, ficou novamente com a Autrália através da atleta revelação do evento Shakira Westdorp, que conquistou medalhas em três diferentes modalidades nesta edição do WSUPPC. A Aussie ficou com o ouro fazendo o tempo de 31:27, seguida por Lina Augaitis (31:33), do Canadá, Jenny Kalmback (31:46),  da Costa Rica, na tereira colocação e a norte-americana Shae Foudy (33:33), com a medalha de cobre. Babi veio logo atrás, na quinta colocação (33:36), mas seguida pela espanhola Laura Quateglas (33:43), em sétimo. E a briga entre Espanha e Brasil pela terceira colocação ganhava contornos dramáticos.

Foi a vez então dos homens entrarem na água para as disputas de SUP race técnico. Como acontece na prova de longa distância, um bloco de elite formou-se rapidamente distanciando-se dos demais competidores. O norte-americano Slater Trout liderava o pelotão até que Fernando Stalla do México assumiu o posto. Mas, na última volta, o mexicano levou uma queda enquanto contornova a boia perdendo a liderança. Porém, enquanto Trout e Stalla brigavam pela liderança, o atual campeão, Casper Steinfath (DEN), conservava energia esperando o momento certo para atacar. Depois de contornar a bóia final, Steinfath foi capaz de ultrapassar todos os competidores em um sprint sensacional para conquistar a medalha de ouro.

“Estou muito emocionado!”, disse um Steinfath exultante. “Eu vim para a race e remei o meu melhor contra os melhores do mundo e me sinto honrado por conquitar minha segunda medalha de ouro em dois anos. Estava muito nervoso antes desta corrida, por isso é bom ter a pressão dos meus ombros. E uma vez que você está na água é puro comprometimento mas também é divertido. Eu particularmente quero agradecer à ISA por esse evento, é fantástico estar aqui”, concluiu.

Casper conquitou a primeira colocação com o termpo de 29:20, seguid pelo australiano Lincoln Dews, medalha de prata (29:23), Slater Trout, dos Estados Unidos ficou com o bronze (29:26), e Eric Terrien, da França, levou a medalha de cobre (29:39). Vinnicius Martins ficou com a sexta colocação, terminando a prova em 29:43 e Gabriel Vilarinho, chegou em 15º (32:00). Josep Oltra foi o melhor espanhol na prova, chegando na 16ª colocação (32:25), enquanto seu parceiro de equipe, Belarmino Diaz, ficou em 20º, com o tempo de 33:02). Com isso, a torcida brasileira respirou um pouco mais aliviada, no entanto, havia a inda o “Team Relay”, que é a disputa por países em todas as modlidades.

Foi uma prova dura e, como se esperava, a Austrália sagrou-se campeã, seguida pelos EUA e, aumentando a carga dramática, tendo a Espanha na terceira colocação seguida pelo Brasil, em quarto, conquistado após uma dura batalha contra o Peru, quinto colocado. Nessa disputa a participação de todos os brazucas foi muito importante, mas Barbara Brazil e Vinnicius Martins fizeram a diferença.

Após a conclusão das disputas do Team Relay, um breve intervalo para o encerramento dos jogos e o anúncio das nações campeã. A essa altura, espanhois e brasileiros faziam as contas frenéticamente tentando descubrir quem ficaria com a medalha de bronze entre as nações.

O anúncio foi feito desde a 27ª colocada, Barbados, até a grande campeã (que todos sabiam, seria a Austrália). Quando chegou a hora de se anunciar a nação que ficaria em quarto, uma grande expectativa e, para nossa alegria, o posto foi ocupado pela Espanha. Brasil, medalha de Bronze! O melhor resultado da história do país nos mundiais de SUP da ISA. Vitória de uma equipe que não contou com nenhum apoio, a não ser o de fieis amigos e patrocinadores individuais, para conseguir trazer essa medalha para o Brasil. A equipe brasileira participou dos jogos bancando suas despesas, comprando passagens, perdendo tempo com papelada, com os atletas se revezando no papel de técnicos, preparadores físicos e chefe de equipe, pois não havia nenhuma comissão técnica, e, em meio a tantas adversidades, trabalharam em harmonia, encontrando forças para se unir e conquistar um resultado histórico.

ISA World StandUp Paddle and Paddleboard Championship 2014

1. Australia – 16,750 – Ouro

2. USA – 13,100 – Prata

3. Brazil – 10,667 – Bronze

4. Spain – 10,501- Cobre

5. France – 9,532

6. Mexico – 9,398

7. South Africa – 9,032

8. Peru – 8,671

9. Venezuela – 8,266

10. New Zealand – 8,261

11. Nicaragua – 7,527

12. Great Britain – 7,360

13. Guatemala – 6,234

14. Canada – 6,180

15. Denmark – 5,053

16. Costa Rica – 3,870

17. Ireland – 2,670

18. Italy – 2,300

19. El Salvador – 2,080

19. Tahiti – 2,080

21. Chile – 1,870

22. Latvia – 1,865

23. Germany – 1,560

24. Colombia – 1,360

25. Japan – 1,276

26. Panama – 1,200

27. Barbados – 720

EQUIPE BRASILEIRA NO MUNDIAL DA ISA 2014

SUP WAVE

Nicole Pacelli (SP), Carlos Bahia (SP) e Lucas Medeiros (ES)

SUP RACE

Barbara Brazil (BA), Vinnicius Martins (RJ) e Gabriel Vilarinho (PE)

PADDLEBOARD

Sinara Britto (BA) e Claudio Britto (BA)

Fonte: ISA