Oficina do Cabelo

Angela aprimora o sup

0

Dona de diversos títulos no longboard, a carioca Angela Bauer dedica hoje em dia grande parte do seu treinamento para um novo desafio, o stand up paddle.


A paixão foi tão grande que ela está de malas prontas para o Hawaii, onde pretende aprimorar-se ainda mais na modalidade com um quiver repleto de pranchões.


Logo em sua estreia nas competições de sup, em julho deste ano, Angela conquistou o quarto lugar no Rio Festival, evento válido pelo circuito carioca da modalidade e realizado na cidade de Búzios (RJ).


No Brasil, Angela dedica a rápida evolução no esporte graças às aulas realizadas com o professor Luiz Claudio Mello, o “Cabelo”. Ele organiza treinamentos voltados para performance em competições e condicionamento físico.


Na entrevista abaixo, concedida no Rio de Janeiro, o professor de Educação Física conta como especializou-se na modalidade e como funcionam as aulas de sup no Rio.


Quais as vantagens de praticar o stand up paddle?

 

É uma excelente opção de condicionamento físico. Ele fortalece braços, pernas, abdômen, além de melhorar o equilíbrio e a concentração.

Outra grande vantagem é sua versatilidade. Pode-se praticar o sup em qualquer lagoa ou praia com águas calmas, realizar passeios ou travessias de longa distância, surfar desde marolinhas até grandes ondas e realizar manobras radicais!

 

O que te levou a praticar o sup?

 

Comecei a me dedicar muito ao stand up paddle, pois me identifiquei com o esporte, já que é uma ótima alternativa para o condicionamento físico e trabalha praticamente o corpo inteiro.

 

Você já sente alguma evolução no esporte?

 

O esporte tem evoluído de maneira muito rápida e o número de praticantes é cada vez maior. No começo, as pranchas que usávamos eram grandes e pesadas. O surf era mais lento, com poucas manobras.

 

Em menos de um ano as pranchas mudaram radicalmente, tanto na questão do peso como também nos shapes. Isto nos permitiu realizar um surf muito mais progressivo e veloz, com manobras mais radicais.

 

Hoje quem quiser surfar de sup pode escolher entre uma prancha mais longa, para fazer um surf mais clássico, ou pranchas menores, permitindo um surf mais no estilo pranchinha.

 

Sem contar no desenvolvimento das pranchas específicas para remada de longa distância, que estão cada vez mais velozes.

 

Como são realizadas as aulas de sup?

 

As aulas acontecem na praia do Pepê ou na Lagoa Marapendi, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ).

 

O curso básico tem duração de cinco aulas e esta etapa é dedicada ao aperfeiçoamento da técnica de remada, posicionamento e equilíbrio. Desde a primeira aula é possível ficar em pé na prancha e remar, já que utilizamos pranchas específicas para cada etapa do aprendizado.

 

Isso ajuda bastante na escolha da prancha a ser comprada, já que o aluno terá acesso a diferentes modelos durante as aulas. Depois do curso básico é possível realizar aulas voltadas para o surf com o sup.

 

Possui algum contato para a galera que queira saber mais sobre as aulas?

 

Sim, para mais informações basta acessar o site Rio Wind que lá tem tudo sobre as aulas de sup, windsurf, surf e até aulas de velejo.