#A primeira etapa do Global Super Tour 2001 (GST), o Circuito Mundial de Bodyboarding, acabou de maneira inusitada no Tahiti, com a vitória do tetracampeão mundial Guilherme Tâmega no último sábado (24/08).
Inicialmente previsto para rolar em Teahupoo, o evento teve de ser encerrado em outro local após 15 dias de espera pelas ondas, que só apareceram para um dia de competição.
Depois de realizarem a terceira fase do evento, em boas ondas de até 2 metros, os organizadores resolveram esperar para dar continuidade em melhores condições. Só não esperavam que as ondas não fossem mais voltar e que um forte vento oeste entrasse e impossibilitasse o campeonato em Teahupoo.
Com isso, os próprios atletas decidiram que o melhor seria terminar o evento em outro local e que os pontos e a premiação, de U$ 12,5 mil, fossem divididos entre os 32 finalistas remanescentes, que terminaram empatados em nono lugar. Outro fator que influenciou foi uma regra criada para que o campeão mundial somente seja apontado em ondas significativas.
Mesmo assim, a competição foi encerrada em “Big Pass”, um pico a cerca de 6 km de distância de Teahupoo, e a estrela de Tâmega brilhou de novo. Ele derrotou na final o havaiano Jesse Cooper, o sul-africano Alistair Taylor e o australiano Mitchell Rawlins.
Os brasileiros Paulo Barcellos, atual campeão mundial, e Daniel Rocha chegaram até as quartas-de-final da competição.