#A quarta etapa do Circuito Itanhaense Van Gogh Open foi realizada no último final de semana (01 e 02/09) na praia do Gaivota, Itanhaém (SP). As disputas rolaram num mar bastante difícil, distante da praia e com muita correnteza.
O surfista de Praia Grande Felipe Bernades conseguiu a vitória numa briga acirrada contra o itanhaense Rogério Ribeiro.
Bernandes tirou uma nota 9,0 na bateria final, que lhe assegurou a vitória. Ribeiro ficou na segunda colocação, em terceiro ficou Ricardo Dias, também de Itanhaém. O quarto colocado foi Lucas Felipe, do Guarujá.
A competição reuniu surfistas de Ubatuba até Ilha Comprida, divididos em sete categorias: Iniciantes, Mirim, Júnior, Open, Sênior, Longboard e Feminino.
A categoria Longboard foi muito disputada e teve um excelente nível técnico, com a participação de alguns dos melhores atletas paulistas.
Marcelinho do Tombo, do Guarujá, foi o vencedor mostrando um ótimo preparo físico e aproveitando muito bem as condições do mar. Jaime Viúdes, atleta de Itanhaém, ficou com a segunda colocação, em terceiro ficou Danilo Rodrigo e na quarta colocação Matheus Mendonça.
A categoria Júnior foi vencida por Rafael Souto. Em segundo ficou Carlos Bonfin, em terceiro Mauricio Barbosa e na quarta colocação Ricardo Ferreira.
Na Mirim, o vencedor foi Marcelo Santos, seguido por Eder Garcia, na segunda colocação. Diego Meinha e Leonardo Malimpensa ficaram em terceiro e quarto lugares respectivamente.
A categoria Iniciantes teve como vencedor o itanhaense Daniel Ramos, que cada vez mais se destaca nas competições em que participa. Em segundo ficou Emerson Piai, em terceiro Thomas Mamede e na quarta colocação Luan Xavier.
Na Sênior, Clayton Silva ficou com a primeira colocação, seguido por Wilson Sallouti. O terceiro colocado foi Cláudio Florêncio e o quarto Helton Bacana.
No Feminino, Rose Santana foi a primeira colocada. Em segundo ficou Flávia Soares, em terceiro Jayce Oliveira e na quarta colocação Patricia Garzon.