Myles Padaca vence triagens do Rip Curl Cup

0

#Foram realizadas na última segunda (26/11) as triagens do Rip Curl Cup, última etapa do WCT 2001 e segundo evento válido pela Tríplice Coroa Havaiana da temporada, em Sunset, Hawaii, em ondas de 6 a 8 pés.

Na disputa de 32 atletas pelas duas vagas que dão passagem ao evento principal, o havaiano Myles Padaca, 30 anos, levou a melhor. Numa final 100% havaiana, Myles ficou em primeiro e o jovem Kekoa Bacalso, de apenas 16 anos, em segundo, com Kahea Hart e Roy Powers em terceiro e quarto, respectivamente.

Juntos eles competirão contra os Top 45 do WCT, além de Mick Fanning, detentor da terceira vaga de wild-card após a conquista do título de campeão mundial do WQS 2001.

Com a vitória, Padaca ? terceiro colocado no G-Shock Hawaiian Pro, último evento do WQS, encerrado há uma semana em Haleiwa ? enfrenta o havaiano e detentor do título mundial Sunny Garcia e o australiano campeão mundial Junior de 2001 Joel Parkinson na nona bateria.

O jovem local Bacalso provou ser o preferido da torcida ao ter ajudado a eliminar o hexacampeão mundial Kelly Slater nas quartas de final. Além de ter pego vários tubos, ele marcou a maior nota do dia, um 9,25, e entrou na fase remunerada, e agora pega os irmãos Hobgood na oitava bateria.

Slater, 29 anos, venceu tranqüilamente sua primeira bateria, com o carioca Raoni Monteiro em segundo. Mas, no round seguinte sucumbiu ao carioca e ao havaiano Bacalso. Raoni novamente despachou um campeão mundial ? ele eliminou Mark Occhilupo no Rio Surf International ?, mas infelizmente não avançou para o evento principal.

Resultados oficiais das triagens do Rip Curl Cup

1) Myles Padaca (Haw)
2) Kekoa Bacalso (Haw)
3) Kahea Hart (Haw)
4) Roy Powers (Haw)

Semi finais

1) Kahea Hart (Haw); Myles Padaca (Haw); Paul Paterson (Aus); Darren O?Rafferty (Aus)
2) Roy Powers (Haw); Kekoa Bacalso (Haw); Steve Clements (Aus); Raoni Monteiro (Bra)

Rip Curl Cup ? primeira fase

01) Flavio Padaratz (SC), Greg Emslie (Afr) e Beau Emerton (Aus)
02) Shea Lopez (EUA), Paul Canning (Afr) e Ben Bourgeois (EUA)
03) Andy Irons (Haw), Neco Padaratz (SC) e Marcelo Nunes (RN)
04) Luke Egan (Aus), Luke Hitchings (Aus) e Shane Beschen (EUA)
05) Taylor Knox (EUA), Nathan Hedge (Aus) e Mark Bannister (Aus)
06) Jake Paterson (Aus), Trent Munro (Aus) e Chris Davidson (Aus)
07) Mark Occhilupo (Aus), Guilherme Herdy (RJ) e Victor Ribas (RJ)
08) C. J. Hobgood (EUA), Damien Hobgood (EUA) e Kekoa Bacalso (Haw)
09) Sunny Garcia (Haw), Joel Parkinson (Aus) e Myles Padaca (Haw)
10) Cory Lopez (EUA), Shane Dorian (Haw) e Mick Fanning (Aus)
11) Nathan Webster (Aus), Pat O-Connell (EUA) e Russell Winter (Gbr)
12) Peterson Rosa (PR), Michael Lowe (Aus) e Shawn Sutton (Haw)
13) Shane Powell (Aus), Taj Burrow (Aus) e Rodrigo Dornelles (RS)
14) Kalani Robb (Haw), Fábio Gouveia (PB) e Sasha Stocker (Aus)
15) Daniel Wills (Aus), Renan Rocha (SP) e Joca Júnior (RN)
16) Richard Lovett (Aus), Armando Daltro (BA) e Paulo Moura (PE)

Para saber mais acesse www.aspworldtour.com, www.ripcurl.com ou www.triplecrownofsurfing.com .

Billabong Pro Maui é adiado por falta de ondas

O Billabong Pro Maui, último evento do WCT Feminino 2001, com período de espera até 7 de dezembro, foi adiado por falta de ondas em Honolua Bay, ma ilha de Maui, Hawaii.

Onze atletas possuem chances matemáticas para impedir o tetracampeonato da australiana Layne Beachley, inclusive as brasileiras Tita Tavares (CE) e Jacqueline Silva (SC). A prova define as Top 15 para o WCT 2002.

A recém-coroada campeã mundial do WQS 2001, Jacqueline Silva (SC), marca a estréia do Brasil no Billabong Pro Girls disputando classificação para as quartas-de-final contra a sul-africana Heather Clark, respectivamente, oitava e nona colocadas no atual ranking do WCT Feminino, formado pelos resultados das duas únicas etapas desta temporada.

Tita Tavares (CE) divide a quinta posição com outras duas surfistas e pega na última disputa da primeira fase a australiana Neridah Falconer precisando garantir a sua permanência na elite mundial. Já a número 1 do mundo, Layne Beachley, faz a sua primeira apresentação em Honolua contra a conterrânea Trudy Todd.

Para saber mais sobre o mundial feminino acesse www.billabonggirls.com ou
www.aspworldtour.com .