#Vice-campeã na etapa de abertura, a surfista Cláudia Gonçalves é a favorita na 2ª e decisiva disputa do Circuito A Tribuna de Surf Colegial neste final de semana (30/09 e 01/10) na praia do José Menino, junto ao Quebra-Mar, em Santos.
Aos 15 anos de idade, Claudinha aparece como uma das maiores revelações do surf feminino brasileiro e, apesar da pouca idade, já tem experiência e figura entre as melhores do ranking nacional, disputando o Super Surf, onde está em 12º lugar, à frente, inclusive, de atletas experientes, como a campeã brasileira Deborah Farah.
Estudando na 1ª série do 2º Grau no Colégio Adélia Corrêa, no Guarujá, a surfista acredita que pode reverter a situação da etapa de abertura. Ela liderou boa parte da final, mas cometeu interferência, perdendo a vitória para Ana Flávia dos Santos Soares, do Senai, de Itanhaém.
“Perdi por bobeira, mas estou indo para esta etapa disposta a vencer. O Circuito A Tribuna é muito bom, porque tem grande repercussão”, diz Claudinha, que aprendeu a surfar nas ondas perfeitas da praia do Francês, em Alagoas, onde morava. Ela está no Guarujá desde julho do ano passado. Neste período, disputou o Brasileiro Iniciantes, garantindo o 3º lugar.
Este ano no Super Surf, o campeonato restrito aos melhores surfistas do Brasil, Claudinha garantiu um excelente 3º lugar na etapa de Salvador, sendo derrotada apenas pela atual campeã brasileira, a carioca Andréa Lopes. “Estou ganhando boa experiência. Ainda sou muito nova e espero melhorar bem.
O Colegial é uma boa oportunidade para isto’, diz a surfista, que tem o patrocínio da Surftrip e apoio da Sexy Machine. Já a vencedora da 1ª etapa quer repetir o bom desempenho de sua estréia no Colegial e conseguir um patrocínio para poder seguir na carreira. Antes do Circuito A Tribuna, ela só tinha participado do campeonato municipal em Itanhaém. “Fiquei muito contente com o resultado e espero garantir este título”, afirma Ana Flávia dos Santos Soares, que estuda o curso técnico de Administração de Empresas.
Ainda na 1ª etapa, a 3ª colocada foi Verena Spitaletti, do Don Domênico, seguida de Joceline Noriko, do Marquês de São Vicente, Isabela Amorim, do Sigma, e Paola Gonçalves, do Azevedo Júnior.
O 5º Tribuna de Surf Colegial tem o patrocínio, desde 96, da surfwear AntiQueda e da rede de surf shops Hot Water. Co-patrocínio do Colégio do Carmo. Realização de A Tribuna, com organização da Associação de Surf da Baixada Santista (ASBS). Apoio da FMA Comunicação e Competition Shaper Adriano Pigmeu. Colaboração da Prefeitura de Santos e promoção da Tribuna FM.