Beto Santos participa de chat no Portal Terra

0

#O shaper carioca Beto Santos, que está no mercado há 23 anos e possui cerca de 14 mil pranchas no currículo, estará nesta terça-feira (22/01) às 18 horas no Chat do Portal Terra.

Para participar do chat, clique aqui.

Parte da vanguarda do esporte na década de 80 passou por suas plainas e pela fábrica de pranchas Cristal Graffiti.

Surfistas ícones daquela época, como Cauli Rodrigues, Pedro Müller, Dadá Figueiredo, Ricardo Tatuí, Picuruta Salazar, Roberto Casquinha e Nelson Ferreira descobriram nos shapes de Beto Santos as pranchas mágicas que os ajudaram a chegar ao topo dos pódios.

Quem assistiu ao campeonato Olimpikus, na praia da Joaquina (SC), em 82, lembra da invasão da Cristal Graffiti, com dúzias de atletas, dezenas de pranchas, uma tenda enorme e uma estrutura de equipe de competição jamais vista antes no Brasil.

A partir daquele verão, o surf no Brasil nunca mais seria o mesmo. A Cristal Graffitti passou a dar as cartas e mostrar a direção que todos deveriam seguir ? uma combinação de alta dose de profissionalismo nas pranchas e de total apoio aos novos talentos, que passaram a ser presença constante em todos os pódios brasileiros, além de um forte trabalho de marketing da marca.

Beto Santos sofreu influência de shapers como Al Merrick, Bill Barnfield, Dick Brewer e Heitor Fernandes

O shaper também esta fazendo pranchas para o tow-in. No ano passado, o big rider Carlos Burle arrepiou em Maverick?s com uma prancha sua e este ano Eraldo Gueiros levou duas pranchas de tow-in, uma 5?4 e uma 6?8, para a temporada 2001/02.

Sobre tendências, Beto aponta as pranchas 5?4 de bico redondo que estão na moda na Califórnia, porém reconhece que o brasileiro é um pouco reacionário às mudanças. ?A galera não gosta de arriscar, talvez pelo fato da prancha ser um artigo relativamente caro. O cara não está a fim de botar uma grana e o shape não funcionar?, diz Beto.

Hoje, apenas um seleto grupo de surfistas tem seu apoio. O alagoano Marcondes Rocha, quarto colocado no Gotcha Lacanau Pro 2001, na França, o sergipano Romeu Cruz e o surfista de Saquarema (RJ) Dudu Rosenval compõem a equipe CG hoje.