Óleo ameça litoral centro-sul da Bahia

0

Manchas de óleo e piche começaram a aparecer no litoral da Bahia atingindo diversas praias, desde Morro de São Paulo até Itacaré, em um trecho de aproximadamente 120 km.

As manchas já atingiram as praias, provocando a contaminação da água, das areias, dos mangues, dos recifes de coral e também dos costões rochosos.

Não se sabe ao certo a quantidade e nem a origem deste óleo, e os técnicos trabalham com várias hipóteses: lavagem do tanque de algum navio, um possível vazamento de alguma plataforma petrolífera próxima e, a mais provável, a queda de tonéis de óleo de algum navio que passava, pois na última quinta (22/03), foram encontrados no local alguns tambores de óleo boiando na superfície do mar. Esses tonéis eram de uma marca de produtos derivados de petróleo.

No momento, equipes da Petrobrás realizam a limpeza da área atingida e coletam amostras do óleo. Porém, o ambiente foi seriamente atingido, pois praias, mangues, recifes de coral e costões rochosos são de vital importância na manutenção do delicado equilíbrio ecológico que existe no ambiente marinho.

Os técnicos irão comparar as amostras de óleo e piche com as utilizadas pela Petrobrás, e tentar descobrir sua origem (cada plataforma produz um tipo diferente e conhecido de petróleo, além disso, cada terminal petrolífero e cada navio petroleiro operam com cargas de formulação conhecida, o que facilita a identificação da origem do óleo se este for da Petrobrás).

No caso de a mancha ser originária da queda da carga de algum navio (neste caso, tambores de óleo), deverá ser feita uma investigação para descobrir qual o navio responsável pelo transporte dos tonéis, e a empresa proprietária do navio será multada por crime ambiental.

O surf também está prejudicado na região, pois as águas encontram-se ainda bastante sujas de óleo em algumas praias. O contato do óleo com a pele humana pode causar irritações, intoxicações e até mesmo câncer, caso o haja absorção. O consumo de peixes e frutos do mar da área afetada também é desaconselhável, pois eles podem estar contaminados.

É uma tristeza muito grande assistir os ecossistemas costeiros serem destruídos bem debaixo das nossas barbas.