#Não é só no badala do litoral norte paulista que a sociedade está se mobilizando para deter a destruição da natureza. A sociedade está se conscientizando cada vez mais que qualidade ambiental e qualidade de vida andam de mãos dadas. Em quase todo o litoral já existem movimentos organizados que visam um desenvolvimento aliado à preservação.
No litoral sul de São Paulo está situada a Reserva Ecológica da Juréia-Itatins, uma das maiores e mais preservadas áreas de mata atlântica do Brasil. A região ao redor dessa reserva vem sendo rapidamente ocupada por loteamentos que não respeitam o bom senso (nem o meio-ambiente), e ainda usam como propaganda o fato da proximidade com a Juréia. Segundo a comunidade caiçara que habita a reserva e necessita dos seus recursos, já há registros de degradação das fontes de água utilizada para consumo dos caiçaras.
A ONG (organização não governamental) Grupo Ecológico Guaraú (GREG) está lutando pela preservação da região e denunciando qualquer ato ilegal junto ao Ministério Público.
Quem estiver interessado em obter informações sobre a GREG, pode entrar em contato com a Cleide: [email protected], ou na própria sede: Rua Hum n.º 408, Bairro Guaraú, Peruíbe-SP
Fone: (0xx13) 457-9203. É isso aí galera, olho vivo!