Como pôr ondas onde predomina o flat

0

Existem indícios da utilização de arrecifes artificiais que datam de 1800 , na Ásia. Arrecifes de madeira e bambu eram instalados no mar e nos rios para aumentar a produção pesqueira. Apesar de contar com recursos primitivos, os arrecifes já se mostravam como uma forma prática, eficiente e barata de recuperação ambiental.
Mesmo em ambientes preservados a utilização de arrecifes é recomendada, pois eles têm a função de servir como abrigo para as espécies. O continente asiático tem uma longa história de desenvolvimento de técnicas para aprimoração da pesca e mantém até hoje pesquisas sobre o assunto, sendo o Japão um dos maiores construtores de arrecifes artificiais do mundo.
Já neste final de século temos experiências com materiais de concreto como guias, tubulação de esgoto e outros materiais inusitados como pneus, todos inertes à água e ao mar.
Além da função ambiental os arrecifes artificiais podem atender à outras finalidades, como servirem de barreira para marinas e piers, evitando que a ondulação continue avançando até a praia.
O arrecife posicionado de forma a encontrar a direção correta da ondulação também contribui para a formação de ondas perfeitas para o surf, que podem ter as características mais diversas: longas, rápidas, tubulares e cavadas, ou longas, lentas e gordas. Também podem ser como as mais conceituadas ondas do planeta como Pipeline, Desert Point, J-Bay e tantas outras.
Mas o mais importante é que quando todas as valas estiverem com meio metro de onda, o arrecife estará proporcionando de um a um metro e meio tubular e crescendo na mesma proporção com ondulações maiores.
O uso dos arrecifes artificiais visa a recuperação de ecossistemas prejudicados pela pesca indiscriminada e exploração descontrolada dos recursos ambientais. Porém, não há restrições no caso de serem utilizados em ambientes estáveis e preservados para exercerem a função de abrigo para as espécies marinhas.
Seu uso tanto se dá no mar como em rios. A técnica é a mesma nos dois casos, sendo usadas estruturas pré-fabricadas de concreto para exercerem função de arrecifes naturais.
A técnica de implantação de arrecifes artificiais consiste em criar estruturas subaquáticas que se assemelhem em forma e função aos arrecifes naturais de coral. Estas estruturas, com o tempo e a ação do ecossistema marinho , serão tomadas por corais e microrganismos que iniciarão o processo de adaptação do arrecife pelas espécies da fauna e flora marinha da região.
Uma vez ocupado por microrganismos, que encontram um habitat perfeito na textura da estrutura, o arrecife começa a atrair todas as espécies marinhas, criando um equilíbrio ambiental capaz de recuperar todo o ecossistema. Todas as necessidades do ambiente em intervenção começarão a ser atendidas naturalmente pela própria capacidade de adaptação do oceano, que encontrará no arrecife a ferramenta necessária para tal recuperação.
Para mais informações sobre reefs artificiais digite: www.reefball.org