Uma solução para o rio Itamambuca

0

#A Prefeitura de Ubatuba e vários órgãos envolvidos na luta pela preservação do rio Itamambuca (foto) continuam os trabalhos de diagnóstico visando a despoluição, com o levantamento de todas as moradias à margem do rio e afluentes.

Sob a coordenação de Sidney Giraud, secretário municipal de Arquitetura e Urbanismo, a fiscalização está revelando uma triste realidade.

De acordo com alguns integrantes do grupo de trabalho, é assustadora a situação em que se encontra a área conhecida como Sertão da Casanga, onde posseiros estão detonando a região.

#Além de não haver fossas, o ambiente é de promiscuidade, com esgoto a céu aberto, criação de animais junto aos barracos e nenhum tipo de cuidado com a questão sanitária.

De acordo informações fornecidas por moradores (a maioria proveniente de cidades de Minas Gerais), há uma pessoa vendendo lotes na área. O valor de cada lote de 5×5 metros é irrisório, o que o torna atraente para pessoas de baixa renda, incapazes de avaliar o impacto ambiental desta ocupação.

Pelas imagens é fácil constatar a realidade: áreas de preservação destruídas, diversos barracos em construção, os conhecidos “gatos” e “gambiarras” nos postes e muitas outras irregularidades.

#O trabalho vai prosseguir concentrando esforços no mapeamento da situação real da região, para detectar fossas irregulares (construídas dentro da área de preservação ambiental, sem cálculos e mal-dimensionadas), moradias sem fossas e outras questões que implicam na poluição do rio que desagua no canto direito da praia de Itamambuca.

Segundo Sidney Giraud, os trabalhos começaram no bairro de Itamambuca, no sentido da montanha, passando pela rua do Mercúrio e o acesso à Casanga. ?Já concluímos 50% dos trabalhos de estudo. Nesta semana (25/03), estaremos atuando no local conhecido como ranário (já desativado) e no sentido praia?, explicou Giraud.

O secretário ainda falou que tem sido fundamental a participação e o envolvimento da comunidade local. Depois de concluir o mapeamento da regição, serão iniciadas as construções de fossas, devidamente calculadas e dimensionadas.

Este trabalho será realizado em sistema de parceria com a iniciativa privada e moradores locais.

#Além da secretaria de Arquitetura e Urbanismo, participam da pesquisa a Promotoria do Meio Ambiente, Câmara Municipal, SABESP, CETESB, Sociedade Amigos de Itamambuca, Associação de Moradores e empresários locais.