Cariocas se garantem no Mundial Amador

0

Depois de dois dias de céu nublado e muita chuva, o domingo decisivo do 1o. Onbongo Brasileiro de Surf Amador foi de Sol e ótimas ondas de 1 metro de altura na praia da Joaquina, em Florianópolis (SC).

Dos nove estados que disputam o título brasileiro por equipes, São Paulo foi o campeão nesta segunda etapa do Circuito 2002 da CBS (Confederação Brasileira de Surf), mas outros seis estados também fizeram a festa no alto do pódio, já que cada uma das sete categorias foi vencida por atletas de estados diferentes.

E na briga pelas vagas para o ISA Surfing Games, os cariocas Gustavo Fernandes e Simão Romão já carimbaram os passaportes para representar o Brasil em maio na África do Sul.

Mas, nesta segunda-feira, ainda na praia da Joaquina, serão definidos outros três atletas para completar a ?seleção brasileira? Junior e também o representante da categoria Longboard.

?Hoje é o dia mais feliz da minha vida?, vibrou o carioca Gustavo Fernandes, que garantiu a primeira posição na categoria Open, apesar da eliminação nas semifinais. ?Eu batalhei muito por isso, treinei muito para atingir este objetivo e graças à Deus eu consegui a minha vaga para representar o Brasil lá na África do Sul?, completou Fernandes, que foi carregado nos ombros da equipe carioca.

Além dele, três surfistas profissionais serão convidados pela CBS para formar a equipe principal no ISA Surfing Games, ex-Mundial Amador, que vai ocorrer entre os dias 26 de maio e 02 de junho na África do Sul.

Quem também já carimbou o seu passaporte foi o igualmente carioca Simão Romão, que conquistou o vice-campeonato do 1o. Onbongo Brasileiro de Surf Amador para assumir o primeiro lugar no ranking Junior.

?Ninguém sabe o quanto eu treinei para isso e quando eu chegar lá na África do Sul não vou dar mole. Vou viajar confiante para tentar ser campeão mundial e só tenho que agradecer toda a equipe do Rio de Janeiro, que me deu muita força para conseguir esses resultados?, falou Romão, que na final só ficou atrás do seu conterrâneo Leandro Bastos.

?Se ele (Simão) ficasse em terceiro, eu ficaria com o primeiro lugar e nem ia precisar disputar a seletiva. Mas, é isso aí, vamos pro tudo ou nada amanhã (segunda-feira)?, disse Leandro, que disputará as últimas três vagas na seleção brasileira contra outros quinze surfistas.
O Rio de Janeiro dominou o alto do pódio da Junior, mas outros seis estados também fizeram a festa no 1o. Onbongo Brasileiro de Surf Amador.

A primeira final a entrar no mar foi a da categoria Iniciante, com o pernambucano Bruno Rodrigues dando um show na vitória sobre os catarinenses Giancarlo Zampieri (segundo lugar) e Gustavo Schlickmann (terceiro) e o paulista Fabrício Caraça (quarto). Pela brilhante apresentação, Bruno, que não tinha patrocínio, foi contratado pela Onbongo.

A segunda decisão foi vencida pelo Paraná, com Rodrigo Munhoz sagrando-se campeão Master do 1o. Onbongo Brasileiro de Surf Amador, mas o ranking passou a ser liderado pelo catarinense Carlos Kxote, que repetiu o segundo lugar conquistado na primeira etapa, em Matinhos (PR).

Na Mirim, a festa foi da equipe paulista, com uma brilhante vitória de Hizunome Bettero. Santa Catarina foi a vice-campeã por equipes, com Leandro Silva, irmão de Jacqueline Silva, garantindo o título no Longboard.

Com a vitória, Leandro passou a dividir a primeira colocação no ranking com o paulista Paulo Kid, ambos disputando uma bateria especial nesta segunda-feira para definir quem vai competir na seletiva.

No Feminino, a vitória foi de Íris Pereira, do Espírito Santo. E na categoria principal, a Open, o cearense radicado em Santa Catarina, Márcio Farney, não deu chances aos seus adversários, derrotando o catarinense Jean da Silva (segundo lugar), o também cearense Michel Rock (terceiro) e o paulista Camilo Hornke.

Mas, festa mesmo fez a equipe paulista, que mais uma vez leva o título da etapa catarinense do Circuito Brasileiro Amador. ?Ganhar campeonato aqui na Joaquina é questão de orgulho para qualquer equipe, pois é um lugar especial, que sempre tem boas ondas e a vitória é mais valorizada?, vibrou Silvério da Silva, presidente da Federação Paulista de Surf.

?Com esta vitória, assumimos a liderança do ranking junto com o Rio de Janeiro, mas Santa Catarina só está 10 pontos abaixo da gente e isso mostra que a briga vai ser muito boa neste ano. Ainda tem quatro etapas pela frente e vamos ver se dá para recuperar o título?, completou Silvério.

Das treze edições do Circuito Brasileiro Amador, São Paulo foi o estado campeão em sete temporadas, o Rio de Janeiro venceu cinco e só no ano passado Santa Catarina conseguiu quebrar esta hegemonia ao faturar o tão sonhado título de Campeã Brasileira por Equipes Estaduais em 2001.

O 1o. Onbongo Brasileiro de Surf Amador contou com o patrocínio da Onbongo, apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Fundação Municipal de Esportes, Nilton Andrade Designers e Sul Nativo Surf Shop, com organização da FECASURF (Federação Catarinense de Surf) e promoção da Rede Atlântida FM.

Ranking Brasileiro Amador depois de duas etapas)

Equipes
1 Rio de Janeiro 1.810
1 São Paulo 1.810
3 Santa Catarina 1.800
4 Paraná 1.260
5 Pernambuco 1.246

Open

1 Gustavo Fernandes (RJ) 1.656
2 Bruno Moreira (SP) 1.556
3 Márcio Farney (CE) 1.387
4 Heitor Alves (CE/RJ) 1.197

Júnior

1 Simão Romão (RJ) 1.710
2 Leandro Bastos (RJ) 1.656
3 Greg Cordeiro (SC) 1.556
4 Hizunomê Bettero (SP) 1.387

Mirim

1 Hizunomê Bettero (SP) 1.900
2 Adriano Mineirinho (SP) 1.656
3 Martins Bernardes (CE) 1.629
4 Heitor Pereira (SP) 1.539

Iniciante

1 Giancarlo Zampieri (SC) 1.900
2 Bruno Rodrigues (PE) 1.729
3 Gustavo Schilickmann (SC)1.620
4 Eduardo Fernandes 1.086

Master

1 Carlos Kxote (SC) 1.800
2 Rodrigo Munhoz (PR) 1.531
3 David Husadel (SC) 1.430
4 Túlio Crisanto (PR) 1.312

Feminino

1 Sabrina Munhoz (RS) 1.656
1 Íris Pereira (PR) 1.656
3 Nuala Costa (PE) 1.620
4 Fernanda Passos (PR) 1.260

Longboard

1 Paulo Kid (SP) 1.729
1 Leandro Silva (SC) 1.729
3 Tiago Mariano (RJ) 1.466
4 Ricardo Faria (PE) 1.182

SELETIVA ISA WORLD SURFING GAMES – Nesta segunda-feira será realizada na praia da Joaquina a seletiva do mundial (ISA World Surfing Games 2002) para definir a equipe brasileira que luta pelo bi-campeonato.

A categoria
Open será formada por Gustavo Fernandes (RJ), primeiro no ranking CBSA 2002, mais três surfistas profissionais convidados pela CBS.

A categoria Júnior é composta por Simão Romão (RJ), primeiro no rankiBng CBSA 2002, mais três surfistas que sairão da seletiva.

Na seletiva estarão disputando as últimas vagas surfistas que estão entre o 2o e 17o posições no ranking CBSA 2002, em baterias double elimination.

Na categoria Feminino serão duas surfistas convidadas pela CBS.

O representante do Longboard sairá da bateria entre o líder do ranking CBSA 2002, Leandro Silva, e Augusto Saldanha, campeão brasileiro de 2001 e Marcelo Freitas, campeão mundial ISA World Surfing Games 2000.

No Bodyboard, um atleta masculino e um feminino serão indicados pela Associação Brasileira de Bodyboard.

Veja os resultados completos da segunda etapa do Circuito Brasileiro Amador no site da FECASURF: www.surfpro.com.br .