Shapers do subúrbio conquistam espaço no mercado carioca

0

#No início do surf carioca, a maioria dos shapers era na maioria moradores da Zona Sul. Hoje, a realidade mudou. Shapers vindos do subúrbio conquistam cada vez mais espaço no mercado carioca de pranchas. Alguns já vem batalhando há bastante tempo, outros agora tentam a sorte com intenção de viver com dinheiro trazido pelo surf.
Shapers como Udo Reis (Jacarepaguá), Fábio Ribeiro (Realengo), Udo Bastos (Tijuca), Hamilton Jhabá (Vila Valqueire) vêm equipando surfistas do Rio, que experimentam os foguetes lançados dessas fábricas localizadas quilômetros da praia.
“A galera sofre um pouco com o preconceito, mas, aos poucos, estamos conquistando nosso espaço”, diz Udo Reis, que já shapeou para Alexandre Almeida e Marcelo Debom.
Fábio Ribeiro confirma haver atualmente confiança por parte do consumidor, sobretudo os da zona norte. “Os caras antes só precisavam da mão de obra da galera para fazer back shape (quando o profissional não assina o shape, pois a marca possui determinado shaper renomado). Hoje em dia, já somos vistos com mais respeito”.
Por conta do custo, o shaper afirma isso faz com que seja procurado pelo surfista residente no subúrbio. Outro detalhe importante nesta relação é que “sempre rola um desconto”, contabiliza “Feijão”, apelido de Fábio Ribeiro. Udo Bastos faz pranchas para Erick Ribieri e Roni Martins. Com elas, ambos conquistaram resultados expressivos em competições. Erick ganhou com modelos by UB um WQS na Argentina (Reef Brazil).
Hamilton Jhabá foi o primeiro a empunhar a bandeira do subúrbio. Competidor irreverente e carismático, é velho conhecido da galera e já foi notícia em revistas especializadas. Quando parou de competir, começou a shapear e, hoje em dia, é dono de uma confecção que leva seu nome e também possui excelentes surfistas em seu surf team, como Haroldo Lopes.
O domínio iniciado por shapers da zona sul não chega a ser ameaçado. Mas a entrada da galera do lado B da cidade sinaliza uma tendência que deverá reverter em grande benefício para o mercado. Assim, o surf agradece os resultados.

Pranchas Udo Reis / Laminação Penna Glass – tel. (0xx21) 390-5794
Pranchas Jhaba / Laminação própria – tel. (0xx21) 453-0013
Pranchas UB – Udo Bastos / Laminação Power Glass – tel. (0xx21) 490-4077
Fábio Ribeiro / Laminação Super Glass, Penna – tel. (021) 9748 -5340 (recado)