Circuito Brasileiro Profissional volta em 2002

0

#A ABRASP anunciou o calendário do Circuito Brasileiro de Longboard Profissional de 2002 com três etapas distribuindo um total de 40.000 reais em prêmios. A Petrobrás garantiu a realização de duas provas, no Rio de Janeiro e em São Paulo. E a outra será o 4.o Longboard Festival de Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Depois de garantir o bicampeonato mundial no ISA Surfing Games, o carioca Marcelo Freitas promete ser um dos maiores adversários do atual campeão Augusto Saldanha, de Niterói (RJ), que ficou com o título por ter sido o brasileiro mais bem colocado na única prova de longboard profissional realizada no país em 2001, a etapa do Circuito Mundial de Saquarema (RJ), que não será reeditada neste ano por falta de patrocinadores.
#
O Petrobrás Longboard Classic vai estrear abrindo e fechando a temporada, mas as praias ainda não foram definidas. A primeira das duas etapas de nível “3 A” patrocinadas pela Petrobrás está marcada para os dias 15 a 18 de agosto no Rio de Janeiro (RJ). Já as outras duas provas serão disputadas em semanas consecutivas no mês de novembro. Entre os dias 15 e 17, o 4o. Longboard Surf Festival dará 10.000 reais em Balneário Camboriú (SC) e o vencedor marcará 1.000 pontos no ranking da ABRASP. E o Petrobrás Longboard Classic decide o campeão brasileiro nos dias 21 a 24 no litoral paulista, onde estarão em jogo mais 15.000 reais e 1.500 pontos, o mesmo oferecido na primeira etapa.

#BRASIL SEM O MUNDIAL – Mesmo depois de muito empenho, os organizadores da etapa brasileira do Circuito Mundial de Longboard, Rossini ‘Maraca’ Maranhão e Otávio Pacheco, não conseguiram patrocinadores para viabilizar o evento que estava marcado para os dias 24 a 29 de julho em Saquarema (RJ). Seria o terceiro ano seguido que os brasileiros amantes dos pranchões teriam a chance de presenciar o verdadeiro show dos melhores longboarders do mundo. Em 2000, a paradisíaca Praia do Rosa, em Imbituba (SC), serviu de palco para a vitória do filho do legendário Nat Young, o jovem australiano Beau Young.

BICAMPEÃO BRASILEIRO – Já no ano passado, #quem fez a festa foi o sul-africano Jason Ribbink, que deixou o brasileiro Augusto Saldanha em terceiro lugar nas semifinais para logo depois vencer o Saquarema Longboard International na Praia de Itaúna, em Saquarema.

Mas, como não foi disputada nenhuma outra prova de longboard profissional no país em 2001, a ABRASP acabou consagrando o niteroiense como o campeão brasileiro da temporada. Foi o segundo título conquistado por Augusto Saldanha, pois seu grande feito havia sido quebrar um reinado de 5 anos do santista Picuruta Salazar para garantir o posto de número 1 do ranking brasileiro de longboard em 1996.