#Numa disputa marcada por boas ondas e um grande público, os santistas Andrew Serrano, Alex Leco Salazar e Joceline Noriko e o guarujaense Heitor Pereira saíram na frente no sétimo Circuito A Tribuna Colegial, que teve a etapa de abertura realizada no último final de semana (22 e 23/06) no Quebra-Mar, em Santos.
Entre os colégios, o pentacampeão Adélia Camargo Corrêa, de Guarujá, confirmou o favoritismo e venceu com tranquilidade, com quase o dobro da pontuação do segundo colocado, o Francisco Martins dos Santos, de Praia Grande.
A competição teve recorde de participação, com 187 alunos de 99 escolas de toda a Baixada Santista e contou com ondas de até 2 metros. Foram quatro categorias em disputa, a Júnior, a Mirim, a Iniciantes e a Feminino.
A final mais disputada foi a Júnior, onde Andrew Serrano se destacou. Único competidor que participou das sete edições do evento, ele mostrou todo o seu conhecimento nas ondas do Quebra-Mar, local em que aprendeu a surfar.
Na decisão, garantiu uma onda perfeita de direita, abusando das batidas, que lhe rendeu a única nota 10 da competição. Campeão Iniciante em 96 e Mirim em 2000, ele tem a chance de fechar a sua participação no campeonato com o único título que falta.
??Agora ficou mais fácil. Entrei confiante na vitória e quando veio aquela onda sabia que poderia garantir uma boa nota??, comemorou Andrew, do colégio Marquês de São Vicente.
#Na decisão ele teve como adversário o campeão de 2001, o guarujaense Sandino Hornke, do Adélia. Em terceiro lugar ficou Vinicius de Oliveira, do Benedito Calixto, de Itanhaém, que faturou o troféu de revelação.
David do Carmo, do São Francisco de Assis, de Praia Grande, foi o quarto colocado, seguido de Eduardo Oscar, do Adélia, e Caio Nocetti, do Ateneu Santista.
Entre os mirins, Heitor Pereira, do Adélia, venceu com tranqüilidade. O surfista, que acaba de voltar de uma viagem à Indonésia (Mentawaii), busca o quarto título no A Tribuna Colegial (já foi bi na iniciantes e campeão mirim no ano passado).
Na final ele superou Jefferson Silva, do Willian Aureli, de Bertioga; Paulo Seret, do Aracy Freitas, de Mongaguá; Emerson Piai, do Cellula Matter, de São Vicente; Gustavo Lucas, do Francisco Martins dos Santos, e Rafael Rocha, do Vicente de Carvalho, de Guarujá. Seret levou o troféu revelação.
Os surfistas locais tiveram mais uma comemoração, com Alex ‘Leco’ Salazar, do Ateneu Santista, mostrando que uma das famílias mais famosas do surf nacional tem herdeiros fortes.
Ele é filho de Picuruta e sobrinho de Almir Salazar. Numa bateria bem disputada com Leandro Santos, do Milton Borges Ypiranga, de Guarujá, e com o líder do ranking paulista, Fabrício Caraça, do Adélia, ele garantiu sua primeira vitória na carreira.
#Ainda na Iniciantes, chegaram na final outras três promessas da nova geração, Bruno Margatto, do Duque de Caxias, de São Vicente; Caio do Carmo, do Vera Cruz, de Mongaguá; e Wladimir ‘Vovô’, do Hugo Santos Silva, de Guarujá.
Entre as meninas, Joceline Noriko, do Marquês de São Vicente, usou a sua experiência de estar competindo pelo terceiro ano no Colegial para vencer com folga. Em segundo lugar ficou Fabiana Sandes, do Adélia, seguida de Geórgia Pachoal, do Objetivo Guarujá; Francis Caroline, do Benedito Calixto, de Itanhaém; Jayce Maxielle, do Agenor de Campos, de Mongaguá; e Bianca Calábria, do Don Domênico, de Guarujá.
Já na disputa entre as escolas, o Adélia repetiu o desempenho dos anos anteriores, assegurando a vitória antes mesmo das finais.
Colocando cinco de seus seis atletas da equipe nas decisões, o colégio somou 110 pontos contra 60 do Francisco M. dos Santos, terceiro colocado no ano passado. O Marquês de São Vicente, campeão da primeira edição do campeonato, em 96, ficou em terceiro lugar, apenas 5 pontos atrás.
O Ateneu Santista foi a surpresa entre os ponteiros, ficando na quarta colocação, com 51 pontos, seguido do Colégio Ita, de São Vicente, com 48, e do Don Domênico, de Guarujá, com 47.
#Além das disputas no mar, o Circuito A Tribuna de Surf Colegial teve outra grande atração junto ao palanque, o College Girl, concurso que vai escolher a estudante mais bonita.
Cinco alunas garantiram vaga para o desfile final, na segunda etapa do campeonato. O Zulmira Lambert, de São Vicente, classificou duas garotas, Stefani Cristina, que levou as melhores notas dos jurados, e Marcelle Vitorino.
Também se classificaram Maria Tereza Nóbrega, do Metodista, de Bertioga; Francis Carolina, do Benedito Calixto, de Itanhaém, e Mariana Carvalho, do Objetivo. Vale destacar que Francis, além de estar entre as mais bonitas no desfile de biquínis, mostrou um surf de qualidade e de futuro na competição, terminando na quarta colocação na categoria Feminino.