O carioca Rico de Souza foi o campeão da categoria legends, acima de 45 anos, do Lui Lui Surf Beach Show Legends 2002 realizado na praia de Maresias (SP) neste final de semana (29 e 30 de Junho).
O shaper guarujaense Neco Carbone foi a campeão da categoria master, para atletas entre 40 e 45 anos.
Na categoria Feminino, a carioca Ângela Bauer foi a vencedora.
Apesar das poucas ondas, cerca de meio, o final de semana foi muito ensolarado e a alegria de reencontrar velhos amigos garantiu o alto astral na areia.
Os irmãos Mansur, Fuad, Elias e Wady, principais responsáveis pela ressureição do longboard no estado de São Paulo, mostraram muito estilo estilo dentro d’água.
O evento foi disputado em duas rodadas: uma no sábado e outra no domingo. Os seis atletas melhores classificados na somatória das duas rodadas de cada categoria foram classificados para as baterias finais.
A final da categoria legends foi composta por Bruzzi, Rico de Souza, Paulo Sefton, Mudinho, Wady Mansur e Roberto Teixeira.
Rico de Souza mostrou que está recuperado dos problemas de saúde de três anos atrás e também esteve presente na disputa da categoria master juntamente com Neco Carbone, Marcio Vilela, Rico de Souza, Bitê, Edinho Elite e Marco Aurélio.
Shaper experiente, Neco fez uso de equipamento correto para levar vantagem na disputa. Surfando com uma prancha de cerca de 12 kg com uma logarina de duas polegadas, Neco não encontrou dificuldade para deslizar nas marolas.
O evento também contou com a disputa da categoria feminino sendo que Angela Bauer, Chris Stockler e Marcela Patrícia empataram na primeira colocação. No desempate quem levou a melhor foi a carioca Angela Bauer.
Na noite de sábado foi feita, no Legends Surf Bar, a tradicional entrega do “Osmar”, troféu que homenageia o pioneiro Osmar Gonçalvez, para os surfistas de destaque na história de surf nacional.
Cláudio Martins, o Claujones, recebeu o Osmar do ano 2002 pelo seu trabalho junto ao setor.
Sidão, proprietário da OP, recebeu
o Osmar dos anos 60, pelo seu trabalho em prol do desenvolvimento do mercado do surf.
Romeu Andreatta ficou com o troféu Duke Kahanamoku pelo seu trabalho junto a revista Alma Surf.
Homero, o legendário fabricante de pranchas, foi homenageado com a Woody, troféu concedido ao surfista mais velho do evento.
Homero, que está com 58 anos, esteve afastado do surf por cerca de 20 anos, mas teve neste evento a oportunidade de voltar a ativa.
O shaper gostou tanto da experiência que decidiu ficar por tempo indeterminado em Maresias, para botar o surf em dia.
A mãe da surfista Deborah Farah foi homenageada com o Osmar feminino. Deborah garantiu um espaço no bar junto a grandes nomes do surf brasileiro como Otávio Pacheco, Daniel Friedman e Rico de Souza.
Antes da entrega dos prêmios a galera pode curtir o som da banda do Tomate, com uma palhinha do longboarder Marcio Vilela na gaita.
Nas televisões presentes na festa a galera pode conferir um vídeo da BBC sobre o campeonato Duke Kahanamoku realizado em Sunset nos anos 60.
O vídeo trazia imagens históricas de surfistas como Fred Hemmings, Greg Noll e Joc Sutherland, inclusive com filmagens feitas de dentro d´água.
Na sequência foi feita a primeira exibição pública do novo filme do Hanging Together, o Hang With US, que prendeu a atenção de todos os presente.
No domingo de manhã todos puderam conferir a conquista do pentacampeonato num telão no hotel Tambayba.