Hizunomê Bettero leva melhor no Hang Loose

0

#O ubatubense Hizunomê Bettero está muito próximo do título paulista na categoria Júnior deste ano.

No último sábado (29/06) ele venceu a terceira etapa do Circuito Paulista Hang Loose Júnior e Mirim, no Quebra-Mar, em Santos, depois de uma final emocionante contra o santista Andrew Serrano e o guarujaense Adriano Mineirinho.

A competição, que reuniu 150 surfistas, teve ondas pequenas, de meio metro, mas com boa formação.

Além de Hizu, os ubatubenses comemoraram mais duas vitórias em Santos. A primeira com o pequeno Felipe Toledo, de apenas 7 anos, na categoria Petit; e a outra com Gustavo Araújo, na Grommets, que desbancou o então favorito, Mateus Toledo, irmão mais velho de Felipe.

A vitória mais comemorada na etapa foi do vicentino Diego Meinha, na Mirim, quebrando a seqüência de vitórias de Mineirinho, o vice-campeão. Também festejou em Santos o catarinense Gustavo Schilickman, que foi o melhor da Iniciantes e ainda chegou na final Mirim.

A competição foi realizada na sexta-feira (28/06) e sábado (29/06), para que os atletas, técnicos, comissão organizadora e torcida acompanhar a final da Copa do Mundo.

Das cinco finais, a Júnior e a Grommets foram as mais disputadas. Entre os juniores, o nível foi muito forte e os quatro finalistas chegaram a pegar ondas praticamente juntos, dando trabalho aos juizes. A decisão aconteceu nos últimos segundos.

Mineirinho liderava desde o início e faltando 20 segundos tanto Hizunomê quanto Andrew pegaram boas ondas. O ubatubense pegou uma esquerda e precisava de 4,01 pontos para virar enquanto Andrew, que fez a melhor onda do evento (8,75), teria de ganhar, no mínimo, 4,26 e foi para a direita, abusando das manobras.

Resultado, os dois tiraram 5,75, ficando o título para o ubatubense, por uma diferença de apenas 0,25 ponto – 18,50 a 18,25. Mineirinho acabou caindo para a terceira colocação e Joelson Lima, também de Ubatuba, foi o quarto colocado.

Com a vitória, o competidor de 15 anos, abriu vantagem no ranking com mais de 500 pontos, e pode até comemorar o título por antecipação.

?Agora vou fazer de tudo para chegar bem na próxima etapa, em Camburi, para comemorar o título em casa, na última etapa, em Ubatuba?, festejou Hizunomê.

Andrew, apesar de achar que sua última onda valeu mais, ficou satisfeito em fazer as pazes com a final.

?Foi o meu segundo bom resultado seguido e isto me dá motivação para continuar na briga pelo título?, afirmou o surfista, que no domingo anterior foi campeão Júnior da etapa de abertura do Circuito Colegial, também no Quebra-Mar.

Na Grommets, a briga também foi dura. Com novo visual, com os cabelos pintados de vermelho e cortado no estilo moicano, Mateus, que vinha de duas vitórias e briga pelo bicampeonato, começou na frente.

O catarinense Alejo Muniz virou o resultado, mas na seqüência Gustavo Araújo, que seguiu o estilo de Mateus e descoloriu os cabelos, fez um 7,5 e faturou a etapa. A primeira vitória no Circuito Paulista foi dedicada aos avós (Oswaldo e Maria Carmem), que moram em Santos.

?Também tenho de agradecer muito ao Jacob (técnico) e o apoio do pessoal de Ubatuba. Foi a minha primeira vitória e espero que venham outras?, disse Gustavo. Ainda na Grommets, Miguel Pupo foi o quarto colocado. No ranking, Mateus segue líder isolado.

Na Mirim, Meinha foi muito bem e deixou Mineirinho quase em combinação, precisando de 9,51 pontos para reverter o resultado. O guarujaense Rafael Rocha ficou em terceiro lugar.

Na classificação geral, Mineirinho manteve a ponta, com grande folga e Meinha passo para a segunda colocação.

Entre os Iniciantes, Gustavo Schilickman também liderou do início ao fim, aproveitando as longas direitas do Quebra-Mar. Com a vitória, ele assumiu a liderança do ranking, deixando os paulistas para trás. Na etapa o ubatubense Wigoly Dantas foi vice-campeão, seguido de Carlos Nóbrega, de Bertioga, e Fabrício Caraça, do Guarujá.

Já na Petit, Felipe chegou a ter trabalho com Sydney Guimarães, de Peruíbe, mas soube aproveitar as ondas para assegurar a sua primeira vitória e disparar no ranking, seguindo os passos do irmão, que foi bicampeão da categoria.

Só que Felipe tem chances de chegar ao tetra. ?Quero ser igual ao meu pai. Adoro surfar?, disse o competidor, lembrando o pai, o bicampeão brasileiro profissional, Ricardinho Toledo.

Em terceiro lugar na disputa santista ficou o catarinense Santiago Muniz, confirmando a ?invasão de Santa Catarina? no Campeonato Paulista, e em quarto o guarujaense Jessé Mendes.

Ainda nesta disputa, destaque para a vicentina Jéssica Marques, a única mulher na competição, que terminou em sétimo lugar.

A próxima etapa do campeonato será nos dias 21 e 22/09, na praia de Camburi, em São Sebastião.

A fase final está marcada para os dias 16 e 17/11, na praia de Itamambuca, em Ubatuba.