#Esta é a terceira vez categoria feminina esteve presente na disputa do Surf Beach Show Legends, evento reúne a nata do longboard na praia de Maresias (SP) numa grande confraternização, após no final de semana após a feira do surf (29 e 30 de junho).
A vencedora este ano foi a atleta profissional Angela Bauer, patrocinada pela Oxbow, ProRider, Bennett Foam e Bully´s. Angela treina semanalmente com seu técnico Daniel Friedmann, que é o maior incentivador da categoria feminina.
Este ano constatamos a evolução do longboard feminino e o aumento do incentivo das empresas #em relação às mulheres. As meninas estão contando com o apoio dos shapers e da indústria do surf que investe cada vez mais no segmento feminino. As atletas estão apresentando manobras mais radicais e demonstram garra investindo nos campeonatos. afirma Angela.
?Gosto muito de participar do Legends e encontrar toda a galera. Esta confraternização agora também é de mulheres e o número de atletas vem aumentando a cada ano que passa. Fico feliz de ver o resultado da minha dedicação e de fazer novas amizades através do longboard, atividade que mais me agrada.? acrescenta Angela.
#
Em segundo lugar ficou a atleta profissional Cris Stockler que também é treinada por Daniel Friedmann. Cris é uma atleta altamente competitiva, participa também das competições de pranchinha e prefere as ondas grandes.
Em terceiro ficou a longboarder local de Maresias, Marcela Patrícia, presença constante nos pódios do evento. A disputa entre as três primeiras colocadas foi tão grande que todas ficaram empatadas e a decisão foi pelos critérios de desempate.
Em quarto lugar ficou a Renata Magalhães, atleta da Storm Rider, em quinto ficou Thais Tedesco #com a atleta local Tania Cezare em sexto.
O durante a noite de sábado o evento faz a entrega do ?Osmar? troféu que homenageia o pioneiro Osmar Gonçalvez, para os surfistas de destaque na história de surf nacional. A mãe da surfista Deborah Farah foi homenageada com o Osmar feminino. Deborah garantiu um espaço no bar junto a grandes nomes do surf brasileiro como Otávio Pacheco, Daniel Friedmann e Rico de Souza.
Mark Lund idealizador do evento espera contar com a presença de Fernanda, pioneira do surf no Rio de Janeiro, e de Renata Polizeiate, uma das primeiras campeãs paulistas para adornarem as futuras versões do evento por serem candidatas ao Osmar Feminino.
#A Woman´s International Longboard Association (WILA) cadastrou novas associadas fortalecendo a categoria. Thais Tedesco irá representar a WILA em Cabo Frio. ?Nos campeonatos em Arraial do Cabo sou a única que aparece para competir, agora posso chamar as outras longboarders do WILA para completar a bateria e incentivar as outras mulheres da região.? explica Thais.
Renata Magalhães veio de Peruíbe e durante os treinos mostrava sua graça nos perfeitos hang fives. Renata é treinada pelo seu marido, que leva a sério o papel de técnico. ?Na nossa família todo mundo surfa, até meus filhos.? diz Renata, representante do WILA em São Paulo.
Andréa Santos também participou do evento e foi a primeira campeã do Legends há três anos atrás. Desta vez deu mole na remada e não pegou muitas ondas.