#A terceira fase do SuperSurf de Ubatuba (SP) rolou nesta sexta (05/07) ensolarada em boas ondas de até um metro na praia de Itamambuca. O público nem esperou o final de semana para comparecer em peso e dar mais brilho à etapa.
Na maior parte das baterias deu a lógica, com os favoritos levando a melhor e avançando para a fase seguinte. Porém, na oitava bateria do dia o atual campeão brasileiro e campeão da última etapa, na Bahia, Tânio Barreto deu adeus ao evento, derrotado por Bernardo Pigmeu.
A medida que o tempo ia passando, as médias iam aumentando, até que Léo Neves foi além e marcou 20,34, deixando 9 pontos de diferença para Anselmo Correia na quinta bateria. Na seguinte o presidente da ABRASP Pedro Muller mostrou que ainda está em forma e derrotou Fabrício Junior, vice-campeão da primeira etapa, em Maresias.
#Na oitava bateria o atual campeão brasileiro Tânio Barreto sucumbiu ao talento do jovem Bernardo Pigmeu. Logo depois a experiência do veterano Wagner Pupo falou mais alto contra o imenso potencial de Jihad Kohdr, que não segurou a onda e, ao término da bateria, surfou de pé a onda para sair do mar e agrediu verbalmente a comissão técnica, levando duas multas.
Na 12a bateria outra polêmica: depois de uma disputa acirrada pela liderança, Eric Miyakawa estava em segundo e precisava de apenas 3 pontos para virar e assumir a ponta. Faltando poucos segundos para soar a buzina, ele pegou uma boa onda, mas inexplicavelmente caiu na primeira manobra, deixando o caminho livre para Andreas Eduardo avançar.
#As últimas baterias do dia reservaram muita emoção para a torcida, já que os locais Odirlei Coutinho e Tadeu Pereira estavam na disputa. Odirlei foi o primeiro, na 15a bateria, e não decepcionou, garantindo a vaga na quarta fase ao vencer Claudemir Lima. Porém, na última bateria do masculino o nível foi elevado ao extremo e Tadeu pegou um inspirado Fábio Gouveia, que não deu mole e faturou, deixando o público insatisfeito com o resultado.
As meninas entraram na água logo na seqüência, para a disputa da terceira fase do feminino. O mar está abaixando em Itamambuca e a previsão é de que um novo swell chegue no decorrer do domingo. Segundo Evandro de Abreu, organizador do evento, quando forem definidas as semifinais será decidido se a final rola na manhã de domingo ou na parte da tarde, já que muitos atletas viajam logo após esse evento para disputar a etapa do WQS na África do Sul.
#?Vamos esperar para não prejudicar os atletas que correm o WQS. Se não tiver nenhum na semi, aí devemos esperar a entrada do swell para a final. Inclusive temos um ônibus disponível para levar esses surfistas ao aeroporto no domingo?, adianta Abreu.
Os confrontos das oitavas-de-final, que começam amanhã às 09:00hs e que você poderá acompanhar através do site www.abrasp.com.br, marcam as seguintes baterias:
Bateria 1: Beto Fernandes (SP) x Peterson Rosa (PR)
Bateria 2: Pedro Norberto (SC) x Danilo Costa (RN)
Bateria 3: Leonardo Neves (RJ) x Pedro Muller (RJ)
Bateria 4: Maicon Rosa (PR) x Bernardo Pigmeu (PE)
Bateria 5: Wagner Pupo (SP) x Crhistiano Spirro (BA)
Bateria 6: Savio Carneiro (PE) x Andreas Eduardo (SC)
Bateria 7: Diego Rosa (SC) x Joca Junior (RN)
Bateria 8: Odirlei Coutinho (SP) x Fabio Gouveia (PB)
Na categoria masculina, amanhã ainda teremos a disputa das quartas-de-final, que definirão as quatro semifinalistas que lutam no domingo para levar o título desta terceira etapa.
Já na categoria feminina, que aconteceu logo após a disputa do round 3 masculino, destaque para as seguintes atletas, que marcaram as melhores médias: Tita Tavares, que marcou 26.33pts; Jacqueline Silva, com 24.49 pontos; Andrea Lopes com 21.89 pontos e Brigitte Mayer, que marcou 16.83 pontos.