Pela segunda vez nesta etapa Saquarema mostrou porque é considerada o ?Maracanã? do surf brasileiro. Neste sábado (03/08) a laje de Itaúna acordou e trouxe ondas de até 8 pés, ou cerca de 2,5 metros, para alegria dos competidores, que disputaram a terceira fase e parte das quartas-de-final masculina.
O dia foi marcado por algumas surpresas para o grande público que chegou a encher a praia, que hora teve sol, hora chuva, hora nublado. Primeiro veio a derrota dos líderes do SuperSurf 2002, Andreas Eduardo e Maicon Rosa. Andreas perdeu para um inspirado Vitor Ribas na quinta bateria da terceira fase, graças a um bom tubo que o carioca achou.
Mas, depois ele achou mais dois tubaços para eliminar Maicon e despontar como o carrasco dos líderes do circuito. O primeiro lhe valeu 9,93 pontos, e o segundo 9. Dessa forma, ele s garantiu entre os atletas que disputarão as quartas no domingo, que promete ondas ainda maiores para o encerramento da quarta etapa do SuperSurf 2002.
O dia também teve dois Wos. Marcelo Nunes optou em ir para Huntington Beach correr o US Open e Bruno Santos, que tinha avançado para as oitavas, também embarcou para a Europa em busca dos valiosos pontos. Com isso, Tadeu Pereira e Costinha foram beneficiados. Tadeu ainda disputará as oitavas contra Léo Neves, mas Costinha já está nas quartas.
E por fim, em ondas que beiravam os 2,5 metros, o veterano Pedro Muller, atual presidente da ABRASP, surfou bem para derrotar Cristiano Guimarães e também avançar mais uma fase. O ?Águia? mostrou boa forma e pode voar mais alto.
Quem também apareceu na praia foi Leilane Barros, promotora da etapa brasileira do
WCT, marcada para rolar em setembro em Saquarema. Ela estava de olho na estrutura do SuperSurf e disse estar cuidando dos preparativos para o evento, mas não quis falar sobre o patrocinador oficial da prova.
“No próximo dia 13 será feita uma coletiva de imprensa aqui mesmo em Saquarema e a empresa fará o anúncio oficial do patrocínio. Só posso adiantar que será uma boa surpresa para o surf brasileiro”, disse Leilane.
“Se as ondas estiverem como hoje será um marco. Saquarema é um lugar especial e irá inaugurar uma nova era no WCT do Brasil”, completa.
As baterias entram na água às 7 horas da manhã deste domingo, onde serão definidos os novos líderes do circuito. Além das oitavas do masculino, também serão disputadas as semi-finais femininas e masculina e as duas finais, com o concurso Beach Girl na seqüência.
Para mais informações acesse www.supersurf.com.br e www.abrasp.com.br .