Brasileiro Amador começa no Tombo

0

Hizunomê Bettero pode garantir o título Mirim na etapa. Foto: Maurício de Souza/FMA.
O Seaway Brasileiro Amador, competição válida pela quinta etapa do ranking nacional 2002, teve ínício nesta segunda-feira (08/10), na praia do Tombo, no Guarujá.

 

A disputa reúne 150 surfistas de 10 Estados e em, pelo menos, três categorias os novos campeões brasileiros podem ser conhecidos nesta etapa.
       

Com ondas de 0,5 metro, o evento começou  com disputas nas categorias Open (sem limite de idade), Júnior (até 18 anos) e Mirim (no máximo 16).

 

As finais estão marcadas para quarta-feira (09/10). Um dos mais animados é o ubatubense, Hizunomê Bettero, grande favorito na categoria Mirim.

 

Com duas vitórias e dois 2º lugares, ele só pode ser ultrapassado pelo catarinense Willian Cardoso, que tem de vencer no Guarujá e na última etapa, no Rio. Nesta segunda-feira, Willian chegou a passar um susto, quase perdendo na primeira fase.


Vale destacar que Hizunomê pode entrar para a história do Circuito Brasileiro, porque tem chances de faturar também as categorias Open e Júnior, sendo o único nos 15 anos de campeonato a comemorar três conquistas numa única temporada.

 

Até hoje, foram, no máximo, dois títulos numa temporada, com o cearense Adilton Mariano, no ano passado, e o alagoano Marcondes Rocha em 2000, ambos na Open e Júnior.

 

Na categoria Open, onde a disputa é a mais acirrada, dos 12 surfistas que ainda tinham chances até esta etapa, oito continuam na briga.

 

O então líder do ranking, o cearense radicado no Rio de Janeiro, Heitor Alves, perdeu logo na primeira fase, terminando na 25ª colocação.
       

Dos três paulistas que figuravam na lista dos possíveis campeões, dois deles, Sandino Hornke, do Guarujá, Bruno Moreira, da Praia Grande, perderam de cara. O outro, Edgley Santos, de Ubatuba, não participou da competição.

 

Na Júnior, todos cotados passaram com tranquilidade no primeiro dia, prometendo disputas acirradas à medida que as baterias forem chegando próximas à final.


Além da Mirim, o evento define outros dois títulos, talvez até mesmo nesta terça-feira. Na categoria Iniciantes (até 14 anos), o catarinense Giancarlo Zampieri nem precisa entrar no mar para festejar a conquista.

 

Basta que o pernambucano radicado em Santa Catarina, Bruno Rodrigues perca nas quartas-de-final. Mas a tarefa não será nada fácil para Giancarlo, que venceu duas etapas e foi o vice nas outras duas.

 

Bruninho também tem duas vitórias, um 4º e um 7º lugares, mostrando estar mais do que vivo na disputa. Já no Longboard, outra vez os catarinenses podem comemorar por antecipação, com Leandro Silva.

 

O principal obstáculo é o paulista Paulo Kid, competindo em casa e com apoio da torcida. No ranking, Leandro tem duas vitórias, um 2º e um 4º lugares. Kid, que este ano sagrou-se campeão europeu (também tem cidadania portuguesa), competiu duas vezes, com uma vitória e um 2º lugar.

 

Como são computados os quatro melhores resultados, ainda tem possibilidades de superar o catarinense. Quem também está com chances é o carioca Thiago Mariano.
       

Para obter mais detalhes sobre o evento, visite o site da Federação Paulista no endereço www.fpsurf.com.br .