Júnior Faria quebra a vala na final do Hang Loose

0


O catarinense Gustavo Schilickman foi segundo na etapa e campeão da categoria Iniciantes. Foto: Renato Boulos / Ubatuba Surf Cam.

Júnior Faria venceu as categorias Mirim e Júnior em Itamambuca. Foto: Renato Boulos / Ubatuba Surf Cam.

Gustavo Schilickman durante a entrega de prêmios. Foto: Renato Boulos / Ubatuba Surf Cam.

Matheus Toledo, bicampeão da categoria Grommets do Hang Loose Amador. Foto: Renato Boulos / Ubatuba Surf Cam.

Local de Ubatuba, Wigoly Dantas ficou com o título paulista Iniciante. Foto: Renato Boulos / Ubatuba Surf Cam.

Júnior Faria é uma grande promessa do surf paulista. Foto de arquivo: Divulgação Rip Curl.

O guarujaense Júnior Faria foi o destaque da quinta e última etapa do Circuito Paulista Hang Loose Júnior e Mirim de Surf 2002, encerrado neste domingo (22/12) na praia de Itamambuca, Ubatuba, litoral norte de SP.

 

O surfista de 15 anos mostrou porque é considerado uma das principais promessas paulistas e venceu tanto a sua categoria, Mirim (até 16 anos), quanto a acima, a Júnior (no máximo 18 anos). As duas vitórias foram emocionantes, com viradas de resultado nos minutos finais das disputas.
       
Outro grande nome do evento foi o ubatubense Mateus Toledo, de 11 anos. Confirmando o favoritismo ele venceu a Grommets (limite de 12 anos), garantindo o bicampeonato na categoria e o seu quarto título em três anos de disputa – também é duas vezes campeão na Petit (até 10 anos).

 

Nesta outra categoria, por pouco seu irmão mais novo, Felipe, de 7 anos, não manteve o título na família, garantindo uma comemoração ainda maior na praia. Ele era o líder do ranking, mas parou na semi-final, superado por menos de 200 pontos por Tiago Guimarães, de Peruíbe, que venceu a etapa e garantiu o título.

 

Na Iniciantes (até 14 anos), a briga foi acirrada entre o catarinense Gustavo Schilickman e o ubatubense Wigoly Dantas. O surfista local venceu a etapa, Gustavo foi o segundo colocado e no ranking final, os dois terminaram com a mesma pontuação.

 

No desempate, o atleta de Santa Catarina, atual vice-campeão brasileiro, levou a melhor, ficando como o melhor do Circuito. Wigoly foi declarado campeão estadual.

 

A etapa, que começou com sol e ondas muito boas, de até 1,5 metros, teve uma virada brusca no domingo, com chuva, vento e o mar mexido. As atenções estavam voltadas para as decisões dos títulos das categorias de base.

 

É que na Júnior e Mirim, o ubatubense Hizunomê Bettero e o guarujaense Adriano Mineirinho já haviam garantindo o primeiro lugar por antecipação.
       
Mas foi nessas duas categorias que Júnior Faria se destacou. Fazendo duas finais seguidas, ele mostrou preparo físico e um surf de primeira linha. Nas duas vezes venceu de virada, no finalzinho das baterias.

Na Mirim, o cearense Martins Bernardo liderava a disputa e Júnior mudou o resultado com uma nota 7,75.

 

Wigoly Dantas, que também chegou em duas finais – já tinha sido o vencedor na iniciantes – ficou em terceiro lugar.
       
Na Júnior, nova inversão de resultado. O ubatubense Clayton Nunes estava na frente e Júnior Faria foi o vencedor com uma onda valendo 7,5 pontos. “Estou amarradão. Não tive resultados bons este ano e agora fechei o circuito com duas vitórias”, disse Júnior, treinado desde os 8 anos de idade pelo experiente Paulo Kid.

 

“No ano que vem espero garantir o título paulista. Mostrei que tenho potencial”, acrescentou o surfista, que embarca logo após o Natal para a sua terceira temporada no Hawaii, onde fica até março.
       
O Circuito Hang Loose teve o co-patrocínio da Central Surf, Bleat, Overboard, High Point, Quiver e Tent Beach. Apoio: Nivana Turismo, Bennett Foam, Reef, Grupo Taca, Governo do Estado/ Secretaria de Juventude Esportes e Lazer e Fluir. A etapa teve colaboração da Prefeitura de Ubatuba e Associação Ubatuba de Surf. Organização: Federação Paulista de Surf.
 
Resultados da última etapa do Circuito Hang Loose

 

Júnior

1 Júnior Faria – Guarujá
2 Clayton Nunes – Ubatuba
3 Joelson Lima – Ubatuba
4 Ewerton Santos – Guarujá

 

Campeão da categoria: Hizunomê Bettero – Ubatuba
 
Mirim

1 Júnior Faria – Guarujá
2 Martins Bernardo – Fortaleza (CE)
3 Wigoly Dantas – Ubatuba
4 Diego Santos – Ubatuba

 

Campeão da categoria: Adriano Mineirinho – Guarujá

 

Iniciantes

1 Wigoly Dantas – Ubatuba
2 Gustavo Schilickman – Florianópolis (SC)
3 Pierre Romann – Ubatuba
4 Tiago Camarão – São Sebastião

 

Campeão da categoria : Gustavo Schilickman

 

Campeão Estadual: Wigoly Dantas

 

Grommets (Estreantes)

1 Mateus Toledo – Ubatuba
2 Miguel Pupo – São Sebastião
3 Alejo Muniz – Florianópolis (Sc)
4 Gustavo Araújo – Ubatuba

 

Campeão da categoria : Mateus Toledo

 

Petit

 

1 Tiago Guimarães – Peruíbe
2 Natan Brandi – Guarujá
3 Santiago Muniz – Florianópolis (Sc)
4 Sydney Guimarães – Peruíbe
5 Arthur Aguiar – São Sebastião
6 Adriel de Souza – São Sebastião

 

Campeão da categoria: Tiago Guimarães