Hang Loose Pro atinge maioridade em Noronha

0

As ondas da Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha (PE), sediam mais uma etapa do Hang Loose Pro Contest. Foto: Divulgação.
Pelo quarto ano seguido, o campeonato mais tradicional do surfe brasileiro será disputado nas ondas mais potentes do país. O Hang Loose Pro Contest é, ainda, um dos poucos eventos do World Qualifying Series (WQS) com período de espera pelas melhores ondas.


O prazo começa nesta segunda-feira (10/02) e vai até domingo (16), mas são necessários apenas dois ou três dias para ser realizado nos tubos da Cacimba do Padre ou do Abras, as duas principais praias para a prática do surfe na paradisíaca ilha de Fernando de Noronha (PE).


Os brasileiros venceram as três edições realizadas no arquipélago e são maioria entre os surfistas já confirmados para participar da comemoração do 18o. aniversário do Hang Loose Pro Contest.


Estarão em jogo US$ 75 mil em prêmios e 1.500 pontos que vão garantir a liderança do ranking até o próximo evento importante do WQS, em abril na Austrália.

 

O niteroiense Guilherme Herdy só conheceu a ilha no ano 2000 e saiu de lá como campeão do primeiro Hang Loose Pro Contest em Fernando de Noronha. “Fui bem recebido desde a primeira vez que pisei lá e quando se trata de Noronha eu fico superfeliz”, confessou Herdy, que segue confiante para a sua quarta viagem ao Hawaii brasileiro.

 

“Estou com a saúde em dia, treinando bastante e 100% preparado para correr este campeonato. Se Deus me iluminar e eu conseguir achar as ondas certas nas baterias, espero vencer lá de novo”, afirmou uma das estrelas da elite mundial do WCT no 18o. Hang Loose Pro Contest.

 

O carioca Guilherme Herdy é um dos campeões do evento em Noronha, quando venceu a edição do ano 2000. Foto: Paulo Moreira.
“Deu altas ondas em todos os três campeonatos lá. Venci o primeiro, cheguei às semifinais em outro e sempre disputei boas baterias especialmente na Cacimba do Padre”, contou Herdy.

 

Depois dele, o cearense Fábio Silva e o cabo-friense Victor Ribas garantiram a supremacia brasileira em Fernando de Noronha. O primeiro comandou o show nos tubos épicos do Abras em 2001 e, no ano passado, Vitinho encontrou as melhores ondas na decisão realizada novamente na Cacimba do Padre.

 

A 18a edição do Hang Loose Pro Contest conta com o patrocínio da Hang Loose, Coca-Cola, Reef e Arnette, co-patrocínio da Picasso e das lojas Bali, Tent Beach, Star Point, Bleat, Overboard, Hot Water, Uluwatu, Surf X Press e Central Surf, tendo como apoiadores a Varig, o Governo do Estado de Pernambuco, a Administração da Ilha de Fernando de Noronha, além da Gráfica Formag’s, Eberle, Revista Fluir e site Waves.Terra (www.waves.terra.com.br).

 

A competição também terá atualização diária dos resultados, notícias e fotos no site oficial da ASP South America (www.aspsouthamerica.com.br), e cobertura exclusiva do Waves.Terra, com hotsite do evento.