Ubatubenses fazem a mala no SuperSurf de Torres

0


Renato Galvão surfou muito e conquistou a vitória incontestável no SuperSurf de Torres. Foto: Ricardo Macario.

Sorriso estampado na cara do jovem talento de Ubatuba ao término da bateria final. Foto: Ricardo Macario.

Também de Ubatuba, Suelen Naraisa alcançou a primeira vitória na carreira profissonal. Foto: Paulo Moreira.

O paulista Renan Rocha chegou perto do título e mostra que ainda tem muita lenha pra queimar no circuito brasileiro. Foto: Paulo Moreira.

A cearense Slvana Lima mais uma vez teve que se contentar com o vice. Foto: Paulo Moreira.

Marina, esposa de Renan, torceu muito pela vitória do futuro papai. Foto: Ricardo Macario.

Marcelo Trekinho novamente chegou nas cabeças no SuperSurf e ficou em terceiro. Foto: Ricardo Macario.

Eric Miyakawa também é frequentador assíduo das fases finais no circuito, ficando em terceiro lugar. Foto: Ricardo Macario.

O público compareceu e massa para prestigiar a entrega de prêmios. Foto: Ricardo Macario.

Renato chama o técnico Jacó ao pódio para comemorar a conquista de Ubatuba. Foto: Ricardo Macario.

Raoni Monteiro faturou a Expression Session com um belo aéreo 360. Foto: Ricardo Macario.

Finalistas comemoram o sucesso do evento em Torres. Foto: Ricardo Macario.

Finalistas do feminino. Foto: Ricardo Macario.

Para não perder o costume, mais um pouquinho das atrações gaúchas. Foto: Ricardo Macario.

Renatinho e a nova barca, prêmio pela vitória da etapa. Foto: Paulo Moreira.

Ano que vem tem mais! Foto: Ricardo Macario.

Neste domingo os atletas Renato Galvão e Suelen Naraisa conquistaram as primeiras colocações no encerramento da segunda etapa do SuperSurf 2003, realizada na Prainha de Torres, Rio Grande do Sul, e levaram os títulos para Ubatuba, litoral norte paulista, palco da da terceira etapa do circuito, entre os dias 2 e 6 de julho.

 

Na final masculina, Galvão, de 21 anos e estreante no circuito, derrotou o paulistano Renan Rocha, convidado da Abril no evento, que veio desde a primeira fase e era grande favorito. Já entre as mulheres, Suelen, de 18 anos, desbancou a sensação da nova geração cearense Silvana Lima, que fez a segunda final consecutiva este ano, mas ficou em segundo lugar em ambas.

 

Na primeira etapa, em Maresias, ela perdeu para Tita Tavares, e agora para Suelen, que conquistou sua primeira vitória na carreira. Com o resultado, Suelen faturou R$ 5 mil e assumiu a liderança isolada do ranking feminino. No masculino, Peterson Rosa (PR) continuou na frente, com Sávio Carneiro (PE) em segundo lugar, Lucinho Lima (CE) em terceiro e o campeão Renato Galvão pulou para a quarta posição.

 

O último dia da competição foi abençoado e contou com sol, céu azul, ondas perfeitas de até 1 metro servido na série e um excelente público que lotou a praia e não tirou os olhos do outside para acompanhar o show de surfe proporcionado pela elite do surfe nacional.

 

“Agradeço muito a Deus por essa conquista, mas especialmente ao meu técnico Jacó, que acompanha minha carreira desde a minha infância. Jacó, sobe aqui para comemorarmos juntos, pois esse título é nosso!”, vibrou Renato durante a entrega de prêmios. Pela vitória, ele ganhou uma Saveiro SuperSurf da Volkswagen, enquanto Rocha faturou R$ 7,2 mil pela segunda colocação.

 

O paulista, ex-integrante da elite mundial do WCT, está retomando sua carreira no cenário nacional depois de anos se dedicando ao circuito mundial, e começou com o pé direito. “Freqüento Torres há mais de dez anos e esta cidade e seu povo respiram surfe. Além da hospitalidade e ótima infra-estrutura, ele nos reconhecem como atletas e isso tem que ser valorizado, parabéns a todos os envolvidos no evento”, disse Rocha, um dos surfistas mais articulados do Brasil.

 

As semifinais já começaram com muita emoção, com a primeira disputa por uma vaga na final envolvendo o carioca Marcelo Trekinho e Renan. Apesar do talento do carioca, a solidez do surfe de Rocha falou mais alto e ele saiu vencedor. Depois, foi a vez de Renato enfrentar outro paulista, o guarujaense Eric Miyakawa, que também vinha surfano muito. Porém, com uma melhor escolha de onda e muita marcação no final da bateria, Galvão garantiu seu nome na final.

 

Numa bateria 100% paulista, porém com ondas um pouco mais mexidas e demoradas devido a entrada do vento leste/nordeste, o resultado era imprevisível, já que ambos os surfistas vinham de apresentações sólidas e convincentes. Mas o dia era mesmo de Renato Galvão, que logo no início marcou 8 pontos numa direita e praticamente consolidou a vitória sobre Renan, que tentou de tudo, mas não encontrou as ondas certas e ficou precisando de mais de 9 pontos para virar.

 

Dessa vez, a força da nova geração se sobressaiu à experiência de anos de carreira internacional, e o sorriso estampado na cara do jovem ubatubense traduziu toda a emoção e alegria que uma vitória como essa, sobre os oitenta melhores surfistas do país, pode proporcionar.

 

Com Suelen Naraisa não foi diferente. Em sua primeira final profissional, ela enfrentou uma das maiores revelações do surfe feminino brasileiro e, em breve mundial, a cearense Silvana Lima. Depois de pegar a também cearense Tita Tavares na semifinal e tirar 9 pontos com um belo tubo, ela consagrou a merecida vitória sobre Silvana Lima.

 

Resultados do SuperSurf de Torres – masculino

 

1 Renato Galvão (SP)

2 Renan Rocha (SP)

3 Marcelo Trekinho (RJ)

3 Eric Miyakawa (SP)

5 Tadeu Pereira (SP)

5 Odirlei Coutinho (SP)

5 Lucinho Lima (CE)

5 Armando Daltro (BA)

 

Feminino

 

1 Suelen Naraisa (SP)

2 Silavana Lima (CE)

3 Alessandra Vieira (RJ)

3 Francisca Pereira (SP)

 

Ranking SuperSurf 2003
 
1 Peterson Rosa (PR)
2 Sávio Carneiro (PE)
3 Lucinho Lima (CE)
4 Renato Galvão (SP)
5 Marcelo Trekinho (RJ)
5 Eric Miyakawa (SP)
5 Wagner Pupo (SP)
8 Leonardo Neves (RJ)
8 Maicon Rosa (PR)
8 Armando Daltro (BA)
8 Tadeu Pereira (SP)
1 Renan Rocha (SP)
13 Dunga Neto (CE)
14 Odirlei Coutinho (SP)
14 Claudemir Lima (CE)
16 Tânio Barreto (AL)
16 Jojó de Olivença (BA)
16 Jihad Kohdr (PR)
16 Flávio Costa (BA)

 

Ranking Brasileiro Feminino


1 Suelen Naraisa (SP)
2 Silvana Lima (CE)
3 Tita Tavares (CE)
4 Andréa Lopes (RJ)
5 Alessandra Vieira (RJ)
5 Francisca Pereira (SP)