Heitor Pereira defende o Adélia Camargo Corrêa. Foto: Ivan Storti / FMA Comunicação. |
A previsão é de ondas grandes e as disputas começam às 8 horas, com a segunda fase da categoria Júnior. As semifinais começam às 12h30 e as decisões, das 14h30 às 15h40. A competição reúne 194 alunos de 90 escolas da Baixada Santista, de Peruíbe a Bertioga.
Na briga pelo título de melhor colégios, saíram na frente os alunos da Adélia Camargo Corrêa, de Guarujá, vencedores dos últimos seis anos. “O Adélia colhe os frutos que plantou.
Paulo Kid treina a equipe do Adélia. Foto: Rafael Sobral. |
No ano passado, o Adélia faturou três dos quatro títulos individuais, com Heitor Pereira, na Mirim, Fabrício Caraça, na Iniciantes, e Fabiana Sandes, na Feminina.
O Colégio Itá, de São Vicente, quarto colocado no ranking de 2002, apareceu como um dos concorrentes neste sábado, junto com o Laudelino dos Santos, de Praia Grande, o Armando Bellegard, de Bertioga, e o Jardim Bopeva, também de Praia Grande.
Júnior Faria voa pela escola Don Domênico. Foto: Divulgação. |
Nesta etapa, Praia Grande é a cidade com maior número de competidores. São 50 alunos de 17 escolas. Guarujá vem praticamente empatada, com 49 atletas de 22 colégios.
Santos conta com 22 surfistas de 23 escolas, enquanto São Vicente tem 27 competidores de 11 instituições. Também participam atletas de Bertioga, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.
Nas disputas individuais, o guarujaense Júnior Faria (Don Domênico) mostrou logo na primeira bateria do dia porque é um dos grandes favoritos ao título deste ano entre os Mirins (até 16 anos), garantindo a melhor somatória da categoria, com 12,50 pontos.
Leco Salazar, filho de Picuruta, é surfista matriculado na categoria Mirim, pela escola Azevedo Júnior. Foto: Herbert Passos Neto. |
“Espero que tenha chegado a minha vez”, brincou Júnior, que em 2001, terminou o Colegial empatado com Adriano Mineirinho, mas ficou com o vice, porque em caso de igualdadade, o regulamento declara campeão o melhor resultado na segunda etapa.
Um dos destaques deste sábado foi Clodoaldo da Veiga (Francisco Martins dos Santos), de Praia Grande, que também conseguiu um bom desempenho, com 10,25 pontos, surgindo como forte candidato a revelação da etapa.
Ricardo Silva compete pela escola Tancredo Neves. Foto: Lima Júnior. |
Completam a disputa Luan Xavier (Jon Teodoresco), de Itanhaém, Felipe Almeida (Primo Ferreira), de Santos, e Bruno Cavalcante (Fortec), de São Vicente.
“Se o mar ajudar, vai ser show. Tem grandes competidores aqui”, afirma Leco, da equipe AntiQueda, grande conhecedor do Quebra-Mar. Filho do maior surfista de todos os tempos, Picuruta Salazar, Leco praticamente nasceu no local.
Fabrício Caraça disputa a categoria Inciantes, com as cores do Adélia Camargo. Foto: Paulo Kid. |
“O Leco sabe muito bem como competir, mas nunca é demais dar umas dicas”, brinca Picuruta, recordista de títulos no Brasil.
Na Iniciantes (no máximo 14 anos), o atual campeão, Fabrício Caraça (Adélia Camargo Corrêa), teve a melhor média, com 13 pontos na primeira fase, mas encontrou um forte adversário na disputa seguinte, Alexsander Ribeiro (Maria Pacheco), de Praia Grande.
Leandro Santos é aluno da Milton Borges Ypiranga. Tem bastante futuro como estudante de hidrodinâmica. Foto: Divulgação. |
Pelo menos seis dos 12 classificados figuram entre os melhores do Circuito Paulista. Cinco deles estão na mesma bateria.
Fabrício Caraça e Emerson Silva, que foram destaques terão pela frente outros dois talentos de Guarujá, Magno Pacheco (Jacinto Narducci) e Leandro Santos (Milton Borges Ypiranga) e o atual campeão estadual Petit, Thiago Guimarães (Divina Providência), de Peruíbe.
Na Júnior (até 18 anos), Heitor Pereira (Adélia Camargo Corrêa), de Guarujá, confirmou porque é um dos grandes nomes do evento e tenta o seu quinto título individual (foi bicampeão iniciantes e mirim).
Jéssica Marques, 11 anos e show de surfe. A atleta revelação compete pelo Liceu Santista. Foto: Divulgação. |
Já a categoria Feminino só compete neste domingo. A guarujaense Fabiana Sandes (Adélia) tenta o bicampeonato, mas terá pela frente a pequena Jéssica Marques (Ita), de São Vicente.
Com apenas 11 anos, a aluna da 5ª série do Ensino Fundamental impressiona pelo surf arrojado e radical.
Apesar da pouca idade, a nova atleta já começa a dar trabalho e no ano passado garantiu o título santista. Outra atleta de destaque é a santista Gisele Leite (Liceu Santista).
A competidora de 14 anos foi vice-campeã da segunda etapa do Colegial no ano passado e chega animada.
“Este campeonato é muito bom e motiva a sempre estar melhorando e estudando”, comenta a surfista, que faz parte da equipe CNA, e diz ser boa aluna. “Nunca fiquei de recuperação”, brinca a atleta, que cursa a 8ª série.
Antes da premiação, prevista para às 16 horas, o grande público que costuma acompanhar o A Tribuna Colegial terá como atrativo o College Girl AntiQueda, concurso que vai escolher a aluna mais bonita da praia.
O desfile, organizado por Juliana Soares, será realizado junto ao palanque e os juizes utilização os critérios de beleza, simpatia e charme. A vencedora ganhará um book de fotos do fotógrafo Gino Pasquato e um vale-compras da AntiQueda no valor de R$ 300.
O Circuito A Tribuna de Surf Colegial tem patrocínio da AntiQueda – “Born on the Beach”. Co-patrocínio da Sthill – “A Terra da Água Salgada”, e apoio do CNA Inglês e Espanhol – Canal 1.
Colaboração da Silver Surf, FMA Comunicação e prefeituras de Santos e Guarujá.
Realização: A Tribuna, com organização da Trieventos e Marcos Bukão, e supervisão da Federação Paulista de Surf. Promoção da Tribuna FM.
Resultados completos no site www.fpsurf.com.br.