Disputas começam a esquentar na Califórnia

0

Adriano de Souza, o Mineirinho, venceu seis baterias para chegar ao evento principal. Foto: Grant Ellis/tostee.com.
Mais de 350 surfistas de 17 países se inscreveram para participar das etapas de nível máximo 6 estrelas do WQS masculino e feminino que o US Open of Surfing promove até domingo no famoso pier de Huntington Beach, na Orange County, Califórnia (EUA).

 

O maior campeonato de surfe profissional do mundo começou na segunda-feira e 25 brasileiros estavam na lista dos 288 competidores, divididos em oito fases. O único a entrar na primeira rodada foi o paulista Adriano de Souza, que venceu as seis baterias que disputou para chegar na batalha final das triagens.

 

O californiano Rob Machado, bicampeão do US Open, participou da bateria inaugural da competição e também vinha ganhando todas, mas sua invencibilidade foi quebrada pelo paranaense Jihad Kohdr na sexta fase.

 

Outros quatro brasileiros também avançaram na quarta-feira para se juntar aos dez que vão estrear na rodada final das triagens, quando serão definidos os 32 desafiantes dos cabeças-de-chave, lista que tem seis representantes do Brasil na elite mundial.

 

Um deles é Neco Padaratz, que lidera o WQS 2003 e já foi campeão em Huntington Beach numa inédita final verde-amarela no WCT contra Fábio Gouveia em 99.

 

Fabinho não foi para a Califórnia este ano, mas Neco está escalado junto com o australiano Nathan Webster na sexta bateria da oitava fase e fará sua primeira apresentação no US Open of Surfing nesta sexta-feira, contra os dois classificados que virão do confronto entre os brasileiros Joca Júnior e Cristiano Spirro com Greg Emslie (Afr) e Beau Mitchell (Aus).

 

Megaestrutura do US Open 2003 em Huntington Beach. Foto: Grant Ellis/tostee.com.
Além dele, também fazem parte do seleto grupo dos cabeças-de-chave que começa já disputando vagas para as oitavas-de-final da competição, Peterson Rosa, Paulo Moura, Victor Ribas, Armando Daltro e Danilo Costa.

 

Destes, apenas Peterson Rosa não corre o risco de enfrentar algum brasileiro em sua estréia nos Estados Unidos, pois seus adversários serão definidos numa das cinco únicas baterias da última fase das triagens, formadas por quatro surfistas estrangeiros.

 

O baiano Armando Daltro será o primeiro cabeça-de-chave do Brasil a competir no evento principal, quando começa a ser distribuída a premiação de US$ 125 mil oferecida no US Open.

 

Ele está escalado com Damien Hobgood na quarta bateria e um dos seus outros dois oponentes poderá ser o carioca Raoni Monteiro, se ele conseguir ficar entre os dois primeiros colocados na disputa que terá contra o havaiano Frederick Patacchia e os norte-americanos Gabe Kling e Patric Gudauskas na última fase das triagens.

 

O potiguar Danilo Costa está na quinta bateria com Jake Paterson (Aus) e vai pegar os dois classificados do confronto entre Beto Fernandes e Pedro Henrique contra Glenn Hall (Aus) e Aaron Cormican (EUA). Na sexta bateria, Neco Padaratz também pode enfrentar mais dois brasileiros em sua primeira apresentação na Califórnia, caso Joca e Spirro consigam uma dobradinha verde-amarela nas triagens.

 

Isso ainda pode ocorrer com Paulo Moura na 15a bateria, que vai encarar os vitoriosos da disputa entre Rodrigo Dornelles e Anselmo Correia com Troy Brooks (Aus) e Bobby Martinez (EUA). O outro cabeça-de-chave do Brasil é Victor Ribas, na sétima bateria, que poderá ter a companhia de outro carioca, Marcelo Trekinho.

 

Os dois primeiros classificados das triagens sairão do confronto entre James Santos e Jihad Kohdr contra Rob Machado (EUA) e Andrew King (Aus). Na segunda bateria, Adriano de Souza, o Mineirinho, tentará sua sétima vitória e desta vez terá a companhia de Renan Rocha para enfrentar Asher Nolan (EUA) e Luke Hitchings (Aus).

 

Em outras três baterias também poderão ocorrer dobradinhas brasileiras na sétima e última fase das triagens do US Open of Surfing.

 

Confira as baterias envolvendo os brasileiros:

 

1 Andrew King (Aus), James Santos (Bra), Jihad Kohdr (Bra) e Rob Machado (EUA)
2 Renan Rocha (Bra), Luke Hitchings (Aus), Adriano de Souza (Bra) e Asher Nolan (EUA)
4 Raoni Monteiro (Bra), Frederick Patacchia (Haw), Gabe Kling (EUA) e Patric Gudauskas (EUA)
5 Beto Fernandes (Bra), Glenn Hall (Aus), Aaron Cormican (EUA) e Pedro Henrique (Bra)
6 Greg Emslie (Afr), Joca Júnior (Bra), Cristiano Spirro (Bra) e Beau Mitchell (Aus)
7 Marcelo Trekinho (Bra), Maz Quinn (NZ), Ryan Simmons (EUA) e Kaipo Jaquias (Haw)
9 Marcelo Nunes (Bra), Todd Prestage (Aus), Frederic Robin (Reu) e Max Hoshino (EUA)
10 Bruce Irons (Haw), Tiago Pires (Por), David Pinto (EUA) e Leonardo Neves (Bra)
11 Yuri Sodré (Bra), Will Lewis (Aus), Kirk Flintoff (Aus) e Brad Gerlach (EUA)
15 Rodrigo Dornelles (Bra), Troy Brooks (Aus), Anselmo Correia (Bra) e Bobby Martinez (EUA)
16 Guilherme Herdy (Bra), Mikael Picon (Fra) e os dois últimos classificados da sexta fase.