ABRASP promove seqüência de etapas

0

Tita Tavares defende a liderança do Petrobras Feminino. Foto: Nilton Santos.
Os quatro circuitos promovidos pela Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) serão apresentados em disputas seguidas a partir desta semana.

 

Entre sexta-feira e domingo, o Circuito Petrobras de Surfe Feminino inaugura esta série promovendo a quarta etapa do ABRASP Super Trials da categoria na Baía de Maracaípe, em Porto de Galinhas (PE).

 

Na próxima semana, a Petrobras também abre o Circuito Brasileiro de Longboard reeditando o Petrobras Longboard Classic na praia da Macumba, Rio de Janeiro (RJ).

 

Depois, vem o quarto e penúltimo desafio do SuperSurf 2003, com a elite nacional masculina e feminina estreando a reta final da disputa pelos principais títulos brasileiros de surfe profissional na praia da Tiririca, em Itacaré (BA), nos dias 10 a 14 de setembro.

 

E de 19 a 21, o Circuito Paulista FreeSurf Pro Trials fecha esta seqüência de quatro semanas de competições realizando a sétima etapa do ABRASP Super Trials masculino na Praia do Tombo, Guarujá (SP).

 

O Circuito Petrobras Feminino também promove outras categorias, além da profissional, e ainda realiza várias campanhas sociais e ecológicas, entre outras atrações. Inaugurada no ano passado, a competição presta homenagem à primeira campeã brasileira da história da ABRASP com a Taça Deborah Farah, que faleceu numa sessão de treinos na praia de Maresias (SP) em 2001.

 

Peterson Rosa é o líder do ranking do SuperSurf. Foto: Ricardo Macario.
Esta é a primeira vez que ela será disputada fora do Rio de Janeiro (RJ). O objetivo é incentivar a categoria feminina na região Nordeste do país e os organizadores até fretaram ônibus para levar as competidoras do Sul.

 

A cearense Tita Tavares venceu a primeira das três etapas do Circuito Petrobras em Ipanema (RJ), mas quem vai defender a liderança do ranking em Pernambuco é a atual campeã do ABRASP Super Trials, sua conterrânea Silvana Lima.

 

Na semana que vem, a ABRASP inaugura a temporada 2003 do Circuito Brasileiro de Longboard no Petrobras Longboard Classic, que agora terá duas e não mais três etapas como no ano passado. A primeira delas será novamente disputada na paia da Macumba, com o baiano Olimpinho defendendo o título conquistado em grandes ondas.

 

A outra foi marcada para os dias 21 a 23 de novembro, com o campeão brasileiro dos pranchões sendo definido na Bahia. Existe ainda a tentativa de fazer com que o Festival de Longboard de Balneário Camboriu (SC) complete o circuito.

 

Depois, entram em cena as estrelas da elite nacional da ABRASP, com a quarta e penúltima etapa do SuperSurf 2003 prometendo disputas emocionantes nesta reta final da corrida pelos títulos brasileiros da temporada. O tricampeão Peterson Rosa lidera o ranking masculino desde a primeira etapa, mas menos de 500 pontos separam os seis primeiros colocados.

 

Renato Galvão está na frente no ranking Super Trials. Foto: Ricardo Macario.
Ele é seguido de perto pelo atual campeão brasileiro Leonardo Neves (RJ), além de Marcelo Trekinho (RJ), Lucinho Lima (CE), Flávio Costa (BA) e Sávio Carneiro (PE).

 

No Feminino, Tita Tavares (CE) está na frente, porém Suelen Naraisa (SP) e Silvana Lima (CE), estão igualmente bem próximas na briga pela coroa que nos dois últimos anos foi da tricampeã brasileira Andréa Lopes (RJ).

 

No ano passado, Tita Tavares e Tânio Barreto venceram a etapa de Itacaré na praia da Tiririca, na bela região Sul da Bahia.

 

O SuperSurf 2003 será encerrado em Saquarema (RJ) e na praia de Itaúna serão definidos os 46 surfistas que vão permanecer na elite nacional masculina e as top-16 que continuam na feminina. O grupo que vai disputar os títulos brasileiros no ano que vem será completado pelo ranking do ABRASP Super Trials, que indicará os outros 28 competidores da categoria masculina e as seis da feminina.

 

Esta série de quatro eventos seguidos foi inaugurada com as meninas na última semana de agosto e será encerrada num evento exclusivamente masculino nos dias 19 a 21 de setembro no Guarujá (SP).

 

O Circuito Paulista FreeSurf Pro Trials valerá como sétima etapa masculina do ABRASP Super Trials e o ubatubense Renato Galvão vai defender a liderança do ranking e também o seu título de campeão paulista na praia do Tombo.