Leonardo Neves e Renato Galvão brigam pelo título brasileiro

0

Leo Neves pode faturar o bicampeonato neste domingo em casa, para delírio da galera de Saquarema. Foto: Nilton Santos / Divulgação Super Surf.
Um verdadeiro confronto entre Rio de Janeiro (RJ) e Ubatuba (SP) define o campeão brasileiro do SuperSurf 2003. O carioca Leonardo Neves fez a parte dele neste sábado em Itaúna, Saquarema, Rio de Janeiro, ao derrotar o alagoano Tânio Barreto nas quartas-de-final.

 

Depois de alguns dias nublados e com chuva, o dia foi de sol, praia lotada e boas ondas de 1 metro no “Maracanã” do surfe.

 

Agora, Renato Galvão, de Ubatuba, é o único que pode impedir o bicampeonato brasileiro do surfista que mora em Saquarema. Porém, para garantir o segundo título consecutivo do SuperSurf 2003, Léo Neves precisa passar pelo também ubatubense Odirlei Coutinho na primeira semifinal.

 

Renato Galvão é o único que pode tirar o título das mãos de Leon Neves. Foto: Nilton Santos / Divulgação Super Surf.
Para Renato Galvão, que enfrenta o carioca Anselmo Correia na outra semi, só a vitória interessa na etapa final da temporada, com encerramento por volta das 12 horas deste domingo.

 

O penúltimo dia do SuperSurf de Saquarema começou  com as quatro baterias pendentes das oitavas-de-final. Algoz do tricampeão brasileiro Peterson Rosa, o cearense Heitor Alves, acabou barrado pelo carioca Anselmo Correia, que ainda tinha chances de conquistar o título brasileiro.

 

Depois, Beto Fernandes (SP) passou por Dunga Neto (CE) e Renato Galvão registrou a
maior pontuação das oitavas – 15,17 pontos – na vitória sobre Wilson Nora (BA). Na última,

Odirlei Coutinho dá um rasgadão em Itaúna. Foto: Nilton Santos / Divulgação Super Surf.
Wagner Pupo (SP) despachou Andreas Eduardo (SC) e na seqüência começaram as decisivas quartas-de-final.

 

No primeiro confronto, Odirlei Coutinho fez a melhor apresentação do dia ao totalizar 15,33 pontos para derrotar o carioca Yuri Sodré por apenas 1 ponto de diferença.

 

Então, veio a bateria mais esperada pelo enorme público que já lotava as areias de Itaúna, com Leonardo Neves e Tânio Barreto reeditando a grande final da primeira edição do SuperSurf em Saquarema em 2001. Repetindo o resultado, Léo Neves venceu de novo, mas a disputa foi acirrada.

 

Campeões brasileiros Paulo Matos, Jojó de Olivença, Pedro Muller, Joca Junior, Victor Ribas, Fábio Gouveia, Tânio Barreto e Leonardo Neves. Foto: Nilton Santos / Divulgação Super Surf.
“Eu fiquei bastante nervoso na bateria, mas na hora da pressão, quando eu precisava tirar uma boa nota, forcei na primeira manobra, os juizes valorizaram e a disputa continua”, falou Leonardo Neves, que busca uma vitória em Saquarema para festejar no alto do pódio a conquista de uma Volkswagen Parati Cross-Over e uma terceira Volkswagen Saveiro SuperSurf, o carro oficial do Circuito Brasileiro de Surf Profissional.

 

A primeira veio com o título brasileiro em 2002 e a segunda ele levou com a vitória na etapa do SuperSurf em Ubatuba (SP). “O que eu realmente quero é chegar à final, porque assim eu garanto o título. E vencer a etapa seria a glória máxima”, afirmou Léo Neves.

 

Na disputa seguinte, uma pequena diferença definiu a vitória de Anselmo Correia sobre o paulista Beto Fernandes por 14,56 x 14,16 pontos. E, na última bateria masculina do dia, Renato Galvão passou pelo também paulista Wagner Pupo, um dos mais experientes surfistas do Brasil.

 

“Glória a Deus que eu ainda estou na briga, porque se eu tivesse perdido ele já era campeão”, disse o surfista-de-Cristo Renato Galvão, estreante na elite nacional do SuperSurf.

 

“Minha meta era entrar no SuperSurf, conseguida no ano passado. Agora, é o meu primeiro ano e minha meta era passar cada bateria e estou fazendo o meu trabalho. Mas acredito que está sendo bem melhor do que eu esperava. Eu só tenho que agradecer ao Senhor, pois a gente não é nada sem Ele”, falou Galvão, vencedor da etapa do SuperSurf de Torres (RS) e atual líder do ranking da divisão de acesso do Circuito Brasileiro, o ABRASP Super Trials.

 

O  SuperSurf 2003  é uma realização do Grupo Abril e ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional) e tem como patrocinadores a Vokswagen Saveiro SuperSurf e TIM, co-patrocínio da Garnier Fructis e apoio da Wagon e Hot Water.

 

Esta última etapa ainda conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Saquarema, Rádio Cidade FM, Organização dos Surfistas Profissionais do Rio de Janeiro (OSP/RJ) e Associação de Surf de Saquarema. Cobertura online pelo site oficial da ABRASP – Abrasp.com.br e SuperSurfcom.br

 

SuperSurf 2003
 
Programação de domingo

 

9:00 às 10:00 horas – Semifinais femininas

1 Tita Tavares (CE) x Alessandra Vieira (RJ)
2 Andréa Lopes (RJ) x Cláudia Gonçalves (SP)

10:00 às 11:00 horas – Semifinais masculinas

1 Leonardo Neves (RJ) x Odirlei Coutinho (SP)
2 Renato Galvão (SP) x Anselmo Correia (RJ)

11:00 às 11:30 horas – Bateria especial de aéreos

11:30 às 12:00 horas – Final Feminina
12:00 às 12:30 horas – Final Masculina
12:30 horas – Festa da premiação no pódio