Wiggoly Dantas é um dos destaques da categoria Iniciantes Foto: Divulgação. |
Surfistas com até 18 anos brigam pelas vitórias em cinco categorias individuais e ainda na disputa por cidades, que já tem o Guarujá como campeã da temporada.
Um dos destaques no final de semana é a categoria Iniciantes, para atletas com até 14 anos. A categoria conta com participação de um dos novos ídolos ubatubenses, Wigolly Dantas.
O surfista, que acaba de conquistar o título brasileiro, tem a vantagem de competir em casa, buscando o bicampeonato estadual. É na praia de Itamambuca que a sua família tem um quiosque de lanches e desde que nasceu, ele está habituado com o local.
A disputa não será fácil e ele terá pela frente três talentos de Guarujá, Emerson Silva (líder do ranking), Fabrício Caraça e Leandro Santos. Nessa temporada, ele participou de duas das três etapas realizadas no Hang Loose. Venceu a abertura, justamente na casa dos três rivais, a praia do Tombo, em Guarujá, e foi o vice-campeão na terceira fase, na praia de Camburi, em São Sebastião, sendo superado por Emerson.
Wigolly competiu no Mundialito Grommets, na França, onde foi o quinto melhor em sua categoria e venceu a expression session. Irmão de outro grande nome do surf nacional, Suelen Naraísa, top do SuperSurf e do Abrasp Super Trials, Wigolly compete animado.
?Estou confiante, porque vou estar surfando em casa. Estou tranquilo e sei que vou contar com o apoio da minha família e dos amigos?, destaca Wigolly, que está sempre sorrindo.
Também estarão em disputa as categorias Júnior (até 18 anos), Mirim (no máximo 16), Grommets ou Estreantes (limite de 12) e Petit (até 10 anos).
Dessas, apenas a Júnior já tem seu campeão. O guarujaense Júnior Faria assegurou o título por antecipação ao garantir duas vitórias e um terceiro lugar. O mesmo surfista tem grandes chances de também comemorar na Mirim, onde é o líder isolado, tendo como principais rivais Emerson Silva (o líder da Iniciantes) e Thiago Camarão, de São Sebastião.
Na Grommets a briga também promete ser boa. Dois filhos de grandes e experientes nomes do surf estão na frente. Miguel Pupo, de São Sebastião, filho de Wagner Pupo, é o líder e vem seguido pelo ubatubense Matheus Toledo, o mais velho dos herdeiros de Ricardinho Toledo (bicampeão brasileiro profissional em 91 e 95) e que tenta o seu quinto título no Circuito – foi bicampeão Petit e bi Grommets. Mas quem aparece em melhores condições é Yan Guimarães, de Saquarema (RJ), que vem de duas vitórias seguidas.
Entre os atletas da Petit, o guarujaense Jessé Mendes, primo de Júnior Faria, pode faturar mais um título para a família. Ele está na frente do ranking, com boa vantagem e terá uma disputa particular com João Paulo Zampieri, revelação de Búzios (RJ). Já na disputa por cidades, criada pela Federação Paulista, como forma de incentivar o trabalho de base, Guarujá venceu as três etapas deste ano.