Campeche ou Silveira sediam decisão do Nova Schin WCT

0

O paranaense Peterson Rosa é um dos brasileiros classificados no terceiro round do evento. Foto: Ricardo Macario.
O domingo amanheceu com tempo chuvoso e forte vento sul castigando as ondas da Joaquina, forçando mais um dia de adiamento do Nova Schin Festival WCT Brasil 2003, que está paralisado na terceira fase da competição desde a última quinta-feira, à espera de melhores condições para ter continuidade e tem mais dois dias de prazo para ser encerrado.

 

O mar subiu e as ondas já atingem 2 metros, porém bastante mexidas devido ao vento. Alexandre “Xandi” Fontes, organizador e diretor de prova do evento, disse que não compensaria colocar as baterias na água hoje, pois o cronograma avançaria pouco, e vale mais a pena deixar a estrutura pronta para dar início na manhã desta segunda.

 

Segundo ele, a previsão meteorológica indica melhoras para amanhã e as principais opções são as praias do Campeche, na ilha, e do Silveira, em Garopaba, onde rolou parte da primeira fase do evento, em boas ondas e com total aprovação dos surfistas. “Estamos tendo um ótimo feedback dos surfistas com relação às decisões tomadas até agora sobre os locais e condições do mar onde está sendo realizado o evento”, diz Xandi.

 

Ao meio-dia do domingo, foi feita uma reunião com os representantes dos surfistas da ASP para oficializar a decisão dos organizadores. O grupo é formado pelos australianos Luke Egan, Jake Paterson e Kieren Perrow, além do brasileiro Teco Padaratz, desta vez presente como membro da organização.

 

O caminhão com a estrutura móvel, utilizada no Caldeirão da Armação, onde rolou o final da primeira fase e parte da repescagem, já está sendo posicionado na praia do Campeche, assim como a estrutura utilizada na praia do Silveira também já está sendo preparada. Segundo informações, o famoso point-break de direitas já estaria começando a funcionar.

 

“A praia do Silveira foi totalmente aprovada pelos atletas e podemos inclusive encerrar o campeonato lá. Mas, particularmente, eu gostaria muito de realizar o evento na praia do Campeche. Tenho certeza que os surfistas estrangeiros nem imaginam que temos uma onda como aquela e ficariam impressionados com a qualidade do pico”, declarou Xandi Fontes.

 

Outra medida adotada pelos organizadores em beneficio dos atletas será a utilização de jet-skis no resgate e reboque dos surfistas ao outside, devido à forte correnteza de sul presente nos próximos dias. Além disso, os atletas terão estadia garantida em Garopaba caso não queiram voltar a Floripa se o evento ficar no Silveira.

 

Depois de garantir as melhores ondas para a realização das baterias, outra prioridade da organização é a preocupação com o meio-ambiente.

 

“É muito importante que sejam tomados os cuidados necessários para que o evento não agrida a natureza, essa é uma das prioridades do Nova Schin Festival WCT Brasil. Teremos grupos de voluntários para orientar o público a ajudar na preservação das restingas, utilizando as trilhas demarcadas”, ressaltou Fontes, que também é vereador em Florianópolis.

 

Inclusive, se a prova for para a praia do Silveira o acesso de carros ao morro poderá ser restrito aos envolvidos no evento, como organizadores, atletas e imprensa. O público poderá chegar a pé, evitando congestionamentos como o ocorrido na tarde de terça-feira, quando quase 2 mil pessoas lotaram as areias da praia.

 

A decisão será tomada às 6:30 horas desta segunda no palanque principal montado na Joaquina. Aguarde mais informações em nossas próximas atualizações.

 

Devido aos sucessivos apagões que atingiram Florianópolis nas últimas horas, o segundo dia de shows do Nova Schin Festival WCT Brasil foi adiado na noite de ontem, que voltou a ficar sem luz por causa dos fortes ventos que atingiram até 120 km/hora. As exibições das bandas Suf Explicito, de Teco Padaratz, O Rappa, Tribo de Jah e Concrete Blonde começam às 4 horas deste domingo.