Júnior Faria levou as categorias Júnior e Mirim. Foto: Divulgação / FMA Comunicação. |
Na última etapa da competição, realizada neste final de semana (1 e 2/11) na praia de Itamambuca, em Ubatuba, Faria ? que já era campeão júnior por antecipação ? faturou o campeonato também na Mirim.
Nos 16 anos de circuito, somente o catarinense Marco Polo conseguiu vencer num mesmo ano a Júnior e a Mirim, em 1997. Adriano Mineirinho ganhou duas categorias (a Grommets e a Iniciantes) em 99. E Matheus Toledo levou Petit e Grommets em 2001.
Júnior Faria deu show em Itamambuca. Na Mirim (limite de 16 anos) ele não deixou por menos, conseguindo a primeira colocação na etapa. Na bateria decisiva o campeão derrotou o bertioguense Jefferson Silva (2°), Emerson Piai (3°) e o ubatubense Wigolly Dantas (4°). No ranking geral Emerson Piai, de Praia Grande, ficou com o vice, seguido por Jefferson Silva.
Na Júnior (até 18 anos), com o título garantido, Faria quase fecha o campeonato com mais uma vitória. Ele acabou em 2° lugar na etapa, superado por Ronisson de Jesus, de Bertioga ? que com este resultado terminou o circuito como vice-campeão, com o guarujaense Bruno Caraça em 3°.
A bateria final foi marcada por uma interferência dupla de Jefferson Silva e Robson Santos, de São Sebastião. Ambos tiveram apenas uma onda computada, e Robson acabou na 3ª posição, com Jefferson em 4°.
Entre os Iniciantes (máximo 14 anos), Wigolly Dantas ratificou seu favoritismo. Atuando em casa, ele deixou para trás nada menos que três surfistas de Guarujá: Leandro Santos (2°), Fabrício Caraça (3°) e Ewerton Santos (4°). No ranking, Emerson Silva foi o vice, seguido por Leandro Santos.
Na Grommets (até 12 anos), Miguel Pupo deu as cartas. Não bastasse o título e a vitória na etapa, ele obteve a maior nota do evento ? um 8,5. Miguel é filho de Wagner Pupo, que este ano terminou o ranking do SuperSurf em 10º lugar.
Em Itamambuca, o guarujaense Jessé Mendes ficou em 2°. Wesley Morais, também de Guarujá, terminou em 3°, com Sidney Guimarães, de Peruíbe, em 4°. Já na classificação geral, o carioca Yan Guimarães acabou como vice-campeão, com Jessé Mendes na 3ª posição.
Na disputa da Petit (até 10 anos), os vencedores da etapa final e do campeonato inverteram suas colocações. Com a 2ª colocação em Itamambuca, Jessé Mendes (que compete no Hang Loose desde os 7 anos) alcançou o título. Em contrapartida, Sidney Guimarães levou a etapa ? mas ficou em 2° no ranking, onde o carioca João Paulo Zampieri aparece em 3°.
Uma novidade em Itamambuca foi a estréia da disputa Pais e Filhos, onde os competidores atuaram nas ondas ao lado dos pais, competindo em duplas. Levaram a melhor Ricardo e Matheus Toledo. Ricardo foi bicampeão brasileiro profissional em 91 e 95. Os dois Sidney Guimarães (pai e filho têm o mesmo nome) ficaram em 2°, com Murilo e Nathan Brandi em 3°. O pequeno Nathan, durante a etapa, arrancou aplausos ao fazer um ?aéreo?? alucinante, considerado de ?gente grande?.