Sérgio Laus é o responsável pelo boletim no Paraná. Foto: Tiago Navas. |
O serviço está disponível desde o último dia 27 de outubro, quando teve início a etapa brasileira do WCT, e tem como objetivo facilitar a vida das pessoas que usam o mar como fonte de trabalho e diversão e necessitam de orientações básicas, como mergulhadores, velejadores, pescadores e surfistas.
Uma gravação de aproximadamente três minutos informa o tamanho das ondas nas principais praias do Estado, direção e intensidade dos ventos, temperatura e visibilidade da água, ondulações, tábua de maré, fases da lua e previsões para os dias seguintes, além das últimas notícias do mundo do surfe.
Todos os dias, às 7 horas, a primeira mensagem já está à disposição dos usuários. Atualizações são realizadas quando ocorrem mudanças no tempo e no mar durante o dia.
Numa parceria com a GVT e Talk-Telecom foram disponibilizadas dez linhas habilitadas, recebendo acesso ao mesmo tempo para não ter problemas de linha ocupada.
Durante os meses de baixa temporada – outono e inverno -, a expectativa é de quinze mil ligações mensais. Já no período da alta temporada, entre a primavera e o verão, estima-se receber o dobro de ligações.
“O serviço pode ser acessado de qualquer parte do país e o usuário não paga pelas informações, somente o impulso de uma ligação normal?, explica Máurio Borges.
O projeto se estende ao Paraná e Rio Grande do Sul. ?Estamos apenas definindo detalhes comerciais. Mas uma coisa é certa: antes mesmo do final deste ano já estaremos operando nos três litorais”.
No Paraná, Sérgio Laus, surf repórter na Rádio Jovem Pan FM, será o correspondente. No Rio Grande do Sul, Castro Pereira, comanda o boletim.
Confira os números do serviço
Santa Catarina ? (0xx48) 30289494
Paraná ? (0xx41) 30249494 ? Em breve
Rio Grande do Sul ? (0xx51) 30299494 ? Em breve