O sebastianense Thiago Camarão busca o título da categoria Mirim. Foto: Ivan Storti / FMA. |
Surfistas de vários Estados estarão brigando pela vitória nas categorias Infantil ou Grommets (até 12 anos), Iniciantes (no máximo 14) e Mirim (limite de 16), além da Feminina, para as meninas também com até 16 anos.
Entre os favoritos estão alguns surfistas do litoral paulista. Um dos principais é Matheus Toledo, de Ubatuba. Filho do bicampeão brasileiro profissional, Ricardo Toledo, ele compete animado, querendo recuperar o “terreno perdido”.
Bicampeão paulista Petit e Grommets, o competidor de 11 anos não participou da etapa de abertura, em Florianópolis (SC). “Fiquei sabendo em cima da hora e não deu tempo de programar a viagem. Mas como tem um descarte, vou competir animado, sabendo que ainda tenho chances de faturar o título”, destaca Matheus.
Além dele, Ubatuba terá mais quatro fortes competidores no Rio. Wiggolly Dantas é o atual campeão brasileiro e paulista Iniciantes e também tem na família um representante de destaque. Sua irmã mais velha, Suelen Naraísa, foi a terceira melhor do SuperSurf em 2003 e vice-campeã do Super Trials. Na etapa de abertura, em Floripa, Guigui, como é conhecido, perdeu na semifinal, ficando em quinto lugar.
Também estarão na competição Pierre Romann, campeão paulista Grommets em 2000, e Gustavo Araújo, vice-campeão Grommets em 2002; e as meninas Leila Eustáquio e Luana Coutinho, respectivamente terceira e quinta colocadas na etapa inicial do Rip Curl Grom Search. Todos treinam na Escolinha Municipal de Ubatuba, sob orientação do técnico Alberto Jacob.
Jessé Mendes, pupilo de Paulo Kid, é uma das promessas do surfe paulista. Foto: Paulo Kid. |
São Paulo terá, ainda, outros dois talentos na disputa. Thiago Camarão, de São Sebastião, está na disputa direta do título Mirim contra o catarinense Giancarlo Zampieri. O surfista, que foi vice-campeão na primeira etapa, tem um estilo bem radical e uma de suas características é o aéreo. “Gosto de voar e vou com tudo para o Rio para tentar a liderança do ranking e poder chegar mais tranqüilo na final”, afirma Camarão.
Na Infantil, ou Grommets, Jessé Mendes, do Guarujá, está na mesma situação, tendo com adversário direto o também catarinense Cauê Wood. “Quero ir bem novamente para poder decidir em casa, onde treino sempre”, afirma o pequeno surfista, de 11 anos, que é orientado pelo experiente Paulo Kid, atual campeão brasileiro de longboard. Também merece atenção Leandro Santos, outro destaque do Guarujá, que ocupa a terceira colocação na Mirim.
O circuito terá três etapas e a final está confirmada para os dias 13 e 14 de março na praia do Tombo, Guarujá. Os campeões da Mirim e Feminina ganharão passagens aéreas para a Austrália, para competir no evento internacional da Rip Curl, em data e local a ser confirmado.
Em sua quinta edição, o Rip Curl Grom Search ganhou status de circuito (antes eram feitas etapas isoladas) e faz parte do programa da Rip Curl Internacional, que também realiza disputas semelhantes em vários países, como Estados Unidos, África do Sul, Indonésia e Austrália.
A competição é aberta a todos os interessados, desde que seja respeitada a idade limite. A taxa de inscrição é de R$ 50 com direito a uma camiseta, adesivo oficial do campeonato e convite para a festa de premiação.
Para obter mais informações acesse Ripcurl.com/events/brazil, ou ligue para (0xx13) 3398-3007 ou mande mensagem para [email protected].