Competição tem início na Cacimba do Padre

0

Guilherme Herdy é o cabeça-de-chave número 1 da competição. Foto: Ricardo Macario.
Tiveram início na manhã desta terça-feira as baterias da primeira fase do Hang Loose Pro Contest 2004, em ondas de um metro, com maiores na série, porém fechando, na Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha.

 

O prazo da segunda etapa do Circuito Mundial WQS (World Qualifying Series) começou na última segunda e vai até domingo.

 

As principais estrelas da competição só estréiam na terceira rodada e o cabeça-de-chave número 1 do campeonato este ano é o niteroiense Guilherme Herdy, vencedor da primeira edição do Hang Loose Pro Contest em Fernando de Noronha, no ano 2000.

 

Um total de 144 surfistas vai competir e os brasileiros vêm dominando o alto do pódio na Ilha, com o cearense Fábio Silva, o cabo-friense Victor Ribas e o catarinense Neco Padaratz faturando os títulos de 2001, 2002 e 2003, respectivamente.

 

A vitória no primeiro grande evento da temporada 2004 do Circuito Mundial de Surfe Profissional vale US$ 10 mil de prêmio e 1.500 pontos que vão garantir a liderança no ranking do WQS, que classifica quinze surfistas para a elite do ASP World Championship Tour (WCT).

 

Danilo Grillo é um dos convidados da Hang Loose no evento. Foto: Sebastian Rojas/Hang Loose.
Dos quatro campeões do Hang Loose Pro Contest em Fernando de Noronha, o único que não faz parte do privilegiado grupo dos principais cabeças-de-chave que só entram na terceira fase é o cearense Fábio Silva. Curiosamente, ele ganhou a única edição que não foi finalizada na Cacimba do Padre, e sim nos perigosos e adrenalizantes tubos do Abras.

 

A lista destes 32 surfistas é formada pelos quatorze atletas mais bem colocados nos rankings do WCT e do WQS no ano passado e mais quatro convidados, sendo dois indicados pelos organizadores de cada etapa e dois pelo escritório regional da ASP.

 

A Hang Loose escolheu dois integrantes da sua equipe de competição, Danylo Grillo (SP) e Marcondes Rocha (AL), enquanto a ASP South America ofereceu as vagas de “wildcard” para o vice-campeão brasileiro do SuperSurf, o carioca Anselmo Correia, e para o australiano Dan Dignam, o que causou estranheza em alguns brasileiros.

 

Mas, o diretor regional da ASP na América do Sul, Roberto Perdigão, justificou a indicação do surfista da Austrália: “O Dan Dignam teve um grave problema com a sua inscrição para a etapa do WQS da Praia Mole (em Florianópolis-SC) no ano passado e acabou perdendo a sua bateria. Procurando minimizar os prejuízos causados pela longa viagem do atleta, a ASP South America se comprometeu em lhe dar um convite (wildcard) nas suas duas primeiras etapas da temporada 2004, decisão esta que foi aprovada pelo Tour Manager do WQS, o australiano Al Hunt, e que será posta em prática pelos outros escritórios regionais da ASP em situações semelhantes”.

 

O franco-brasileiro Patrick Bevan recebeu o convite da ASP South America para disputar a 19a edição do Hang Loose Pro. Foto: Dimulle/ASPEurope.
Além dos quatro convidados que já entram direto na fase em que começam a serem distribuídos os US$ 75 mil da premiação total oferecida no Hang Loose Pro Contest 2004, outros dois são apontados igualmente pelos organizadores para estrearem na última rodada das triagens.

 

A Hang Loose mais uma vez escolheu um dos jovens atletas da sua equipe de competição, o baiano Dennis Tihara, e a ASP South America indicou o franco-brasileiro Patrick Beven.

 

“Ele perdeu o prazo dos 30 dias para confirmar sua inscrição antecipada no Hang Loose Pro Contest, mas apesar de competir pela França Patrick nasceu em Niterói (RJ) e no ano passado levou a bandeira brasileira para o alto do pódio do WQS 6 estrelas da praia Mole. Ele terminou a temporada de 2003 na 21a  posição no WQS após a sua vitória no Brasil e fez por merecer esta última vaga”, explicou Perdigão.

 

Com apresentação da Nova Schin, o Hang Loose Pro Contest 2004 conta com o patrocínio da Hang Loose e Nova Schin, co-patrocínio da Reef, Arnette e da Têxtil Picasso, apoio das surf shops Bali, Overboard, Central Surf, Uluwatu, Surf Trip, Ophicina, Bleat, Styllos, Star Point e Hot Water, além do Governo do Estado de Pernambuco, Administração da Ilha de Fernando de Noronha, Gráfica Formag’s, Revista Fluir, Waves.Terra e Nivana Turismo.

 

Hang Loose Pro Contest – cabeças-de-chave da terceira fase

 

1 Neco Padaratz (Bra) e Danylo Grillo (Bra)
2 David Weare (Afr) e Leonardo Neves (Bra)
3 Adrian Buchan (Aus) e Kirk Flintoff (Aus)
4 Eric Rebiere (Fra) e Bruno Santos (Bra)
5 Greg Emslie (Afr) e Beto Fernandes (Bra)
6 Marcelo Nunes (Bra) e Jihad Kohdr (Bra)
7 Rodrigo Dornelles (Bra) e Travis Logie (Afr)
8 Guilherme Herdy (Bra) e Dan Dignam (Aus)
9 Victor Ribas (Bra) e Marcondes Rocha (Bra)
10 Marcelo Trekinho (Bra) e Bernardo Pigmeu (Bra)
11 Armando Daltro (Bra) e Jesse Merle-Jones (Haw)
12 Renan Rocha (Bra) e Dean Randazzo (EUA)
13 Raoni Monteiro (Bra) e Pedro Henrique (Bra)
14 Danilo Costa (Bra) e Yuri Sodré (Bra)
15 Paul Canning (Afr) e Fábio Gouveia (Bra)
16 Paulo Moura (Bra) e Anselmo Correia (Bra)