Jessé Mendes compete em casa e briga pelo título da categoria Grommets. Foto: Paulo Kid. |
O campeonato tem como objetivo revelar e incentivar futuros talentos da modalidade.
Atletas com idade variando entre 8 e 16 anos, no máximo, disputam os títulos nas categorias Grommets ou Infantil, Iniciantes, Mirim e Feminino.
Os campeões da Mirim e Feminino faturam passagens aéreas para a Austrália para participarem de um evento
Yan Guimarães disputa a categoria Iniciantes. Foto: Rosenval Rolins. |
Uma das atrações é a disputa Grommets para competidores com até 12 anos. Pequenos surfistas, que já se destacam no cenário nacional, estão entre os favoritos.
Os principais nomes são: o catarinense Cauê Wood, o capixaba Kristian Kimerson, os paranaenses Victor Valentin e Peterson Crisanto e os paulistas Jessé Mendes, Nathan Brandi e Sydney Guimarães.
?Esse campeonato é muito legal e importante. E
Kristian Kimerson representa o surf capixaba na decisão do Grom Search. Foto: Rodrigo Mariano / Rip Curl. |
Com a vantagem de competir em casa, o atleta de apenas 11 anos, treinado pelo experiente Paulo Kid, começou a surfar aos quatro anos e aos cinco competiu pela primeira vez.
Um ano depois, por incrível que pareça, fez sua primeira viagem internacional para o Peru e começou a competir no carioca Amador. Ele acaba de voltar de sua quinta viagem ao litoral peruano.
Na Iniciantes (no máximo 14 anos), a disputa também promete ser boa. Um dos grandes favoritos é o paranaense Rafael Teixeira,
Gustavo Araújo, local de Ubatuba, quebra na Iniciantes. Foto: Rodrigo Mariano / Rip Curl. |
As disputas começam às 8 horas. No domingo recomeçam no mesmo horário, com as finais a partir das 13 horas. O desempenho dos atletas pode ser acompanhado, ao vivo pela internet, no site da Rip Curl.
O Rip Curl Grom Search tem o patrocínio da Rip Curl, com o co-patrocínio da Hot Water, Nivana, Sul Nativo, e 2 Surf. Apoio da Sticle, Sky Artes Gráficas, Gordon & Smith, Revista Maneco e homologação da Confederação Brasileira de Surf, Comitê Olímpico Brasileiro e Ministério do Esporte. A etapa da praia do Tombo tem o apoio da Federação Paulista de Surf, Associação Guarujaense de Surf e Prefeitura de Guarujá.