Brasil volta a vencer e sobe no ranking de equipes

0

Visual da praia das FAE no ISA Games 2004. Foto: Ricardo Macario.

Depois de sofrer baixas consideráveis na última quarta, nesta quinta-feira a seleção brasileira teve um ótimo desempenho no ISA World Surfing Games 2004, em Salinas, Equador.

 

Teco Padaratz e Andréa Lopes deram um show e venceram suas baterias e Roberto Bruno se recuperou e venceu na repescagem. Marina Werneck foi a única a perder, também na repescagem, e deu adeus à competição, terminando na 22a posição na classificação geral.

 

No ranking por equipes, o Brasil passou a equipe do Peru e voltou para a terceira posição, atrás da África do Sul (2a) e Austrália (1a), e terá que fazer final em praticamente todas as categorias para continuar sonhando com o título mundial das olimpíadas do surfe. Na sexta-feira rolam disputas em todas as modalidades e será um dia crucial para o Brasil.

 

Teco Padaratz deu uma aula de competiçao e garantiu seu lugar na final da categoria Open. Foto: Ricardo Macario.
Teco abriu o dia com uma participação excelente e já está garantido na final da Open e, se avançar, disputa a grande final da competição. Mais uma vez ele iniciou a bateria com uma onda boa e conseguiu tranqüilidade para encontrar mais uma e sacramentar a vitória, com o sul-africano Sean Holmes em segundo lugar, mesmo tendo tirado uma nota 9.

 

?O objetivo é sempre entrar na água e pegar logo uma onda boa, e dei sorte de estar no lugar certo. Tirei um 7 e voltei para o outside, mas ouvi que o Sean havia tirado um 9, então precisava de uma segunda onda sólida. Foi quando veio uma esquerda e fui com tudo, felizmente ela abriu e consegui um 8 e venci a bateria?, disse Teco que enfrenta uma pedreira para chegar na final e terá como adversários Sean Holmes, o australiano Sahsa Stocker e o peruano Gabriel Villaran.

 

Andréa surfou com confiança e controle e tem tudo para disputar o título. Foto: Ricardo Macario.
Andréa Lopes foi a próxima a cair e também teve um desempenho incrível, dominando a disputa e mostrando que sua experiência está fazendo a diferença. Ao chegar no pico, ela logo achou uma boa onda e recebeu um 7,5 depois de manobrar até o inside, nota que poderia inclusive ter sido mais alta.

 

Antes de chegar no outside novamente, ela veio em uma outra e novamente destruiu a parede com rasgadas e uma boa batida na junção, deixando a venezuelana Natasha Rodriguez com a segunda colocação. Agora ela enfrenta a francesa Emanuelle Jolly e a Argentina Laura Pecoraro na semifinal do Feminino.

 

?Apesar de toda a experiência que possuo e dos diversos campeonatos que já disputei e títulos que conquistei, fiquei muito feliz em receber o convite para esta competiçao, pois é o único título que ainda nao tenho e vou dar meu máximo para conquistá-lo?, disse emocionada a surfista.

 

Apesar da derrota, Marina surfou bem e ganhou bagagem para sua carreira, terminando na 22a colocaçao no evento. Foto: Ricardo Macario.
Já a eliminação de Marina Werneck aconteceu devido basicamente à falta de experiência da atleta, de apenas 16 anos, mas também por uma questão de sorte, já que as séries estavam demoradas e ela ficou precisando de uma onda para virar o resultado. A vencedora foi a americana Julian Christian, que encontrou duas ótimas ondas e avançou mais uma fase, com a espanhola Estitxu Estremo na segunda colocação.

 

O último brazuca a vestir a camisa de competição foi Roberto Bruno na repescagem. Depois do início da bateria, entrou uma série grande e de repente alguém despenca na primeira e já manda um rolo no outside. Era o brasileiro, que veio até o inside enchendo a onda de manobras para tirar um 9 e praticamente garantir a vitória, com um belo rolo na parte oca da onda.

 

Roberto Bruno deu a volta por cima na repescagem e mostrou que está na briga pelo título no Bodyboard. Foto: Ricardo Macario.
?A onda parecia pequena e os outros nem remaram achando que não seria boa. Eu desci e ela armou uma parede incrível e deu pra aproveitar até o final com várias manobras?, conta Roberto, que pega o francês Cedric Dufaure e o espanhol Yeray Martinez na semifinal da repescagem.

 

Bruno Invyk, qua até agora passou todas as baterias que disputou, cai contra o australiano Andrew Lester e o francês Nicolas Capdevile na segunda semifinal do Bodyboard masculino e Neymara Carvalho enfrenta a italiana Luna Montigo e a espanhola Marina Taylor no feminino. Já o longboarder Marcelo Freitas terá pela frente o taitiano Patrick Laux e o venezuelano Gerhard Wilheim na primeira semi do pranchão.

 

Confira a galeria de fotos do ISA World Surfing Games 2004 no Equador.

 

Ricardo Macario viaja com