Brasil amarga três derrotas, mas sobe no ranking

0

Sábado é dia de casa cheia na praia das FAE no ISA Games 2004. Foto: Ricardo Macario.
Neste sábado, a seleção brasileira que disputa o ISA World Surfing Games 2004 teve seu pior desempenho desde o início da competição e não conseguiu nenhuma vitória nas categorias que disputou, mas mesmo assim pulou para o segundo lugar no ranking por equipes, atrás da Austrália e a apenas 25 pontos da África do Sul, terceira colocada.

 

Os bodyboarders Bruno Invyk e Roberto Bruno perderam suas baterias na repescagem e foram eliminados do evento e na disputa do Tag Team o Brasil ficou na terceira posição e não se classificou para a final da categoria.

 

As baterias aconteceram em onda de até 2 metros na série, que continuavam demoradas e exigiram sorte e uma apurada escolha d

Bruno Invyk tentou, mas acabou eliminado da competiçao neste sábado, junto com Roberto Bruno. Foto: Ricardo Macario.
e ondas por parte dos atletas.

 

Roberto Bruno foi o primeiro a cair e não deu sorte na escolha de ondas, além de ter demorado demais para tentar pegar uma boa no outside. Mais sintonizado com o mar, o australiano Beau Day pegou as melhores e ficou em primeiro, com o venezuelano Arnaldo Gonzales em segundo.

 

Bruno Invyk entrou em seguida e praticamente reviveu o mesmo drama do companheiro. Além de não ter sido uma bateria de muitas ondas, as que ele escolheu não proporcionaram chances de manobras e o brasileiro também ficou em terceiro lugar, com o sul-africano Darren Halse em primeiro e o espanhol Yeray Martinez em segundo lugar.

 

Início da disputa do Tag Team. Foto: Ricardo Macario.

Apesar das baixas, a equipe brazuca seguiu confiante para a disputa do Tag Team, categoria em que cada equipe é composta por quatro homens e uma mulher e tem uma hora para somar o máximo de pontos, sendo que cada um pode pegar somente três ondas.

 

Dessas, apenas duas entram na somatória, mas cada equipe elege um power surfer que terá suas três ondas somadas, no caso do Brasil Teco Padaratz foi o escolhido.

 

Quem somar o maior numero de pontos no tempo estipulado vence. Os adversários do Brasil eram Austrália, Nova Zelândia, atual campeã da modalidade, e Tahiti.

 

Jussemir Junior marcou um 8.3, maior nota da bateria, mas o Brasil nao conseguiu se classificar para a final. Foto: Ricardo Macario.

Apesar de ter perdido minutos preciosos durante a bateria, o Brasil chegou perto de ficar com uma das duas vagas para a final, mas acabou em terceiro lugar, atrás da Nova Zelândia, primeira, e Austrália, segunda colocada. Agora elas enfrentam a África do Sul e a Espanha na final.

 

No domingo, último dia do ISA Games 2004, serão realizadas as finais da repescagem e as finais principais de todas as categorias.

 

O Brasil já chegou nas finais com Teco Padaratz na Open e Neymara Carvalho no Bodyboard Feminino, além de Andréa Lopes que disputa a final da repescagem no Feminino e Marcelo Freitas na mesma situação no Longboard.

Confira a galeria de fotos do ISA World Surfing Games 2004 no Equador.

 

Ricardo Macario viaja com