Senac Moda Informação revela tendências do verão 2005

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Rubens Guedes Júnior e Alessandra Berlinck representam a moda surfe no tradicional evento. Foto: Nancy Geringer.
A 23ª edição do Senac Moda Informação revelou com exclusividade todas as novidades do verão 2005, no último dia 25, no Memorial da América Latina, em São Paulo.


O evento mostrou as tendências em diversos segmentos, entre eles o surfwear e streetwear masculino e feminino.

 

No total foram convidados 15 importantes nomes do mercado da moda. Representaram o surfe a designer Alessandra Berlinck, da Billabong Girls, e Rubens Guedes Júnior, responsável por coleções de diversas marcas do segmento. Já o designer Baixo Ribeiro e a estilista Tatiane Marques, da Deng Style, mostraram as tendências no streetwear.

 

Alessandra realizou sua palestra baseada nas informações que colheu em suas últimas viagens a Austrália e Califórnia (EUA). “Para mim é importante participar deste evento para mostrar que moda surfe não é só hibiscos e boardshorts. Hoje em dia, o surfwear está cada vez mais próxima do fashion, mas sem perder o pé na areia”, esclareceu Berlinck.

 

Memorial da América Latina ficou lotado durante o evento. Foto: Nancy Geringer.
Ainda de acordo com Alessandra, no próximo verão os principais diferenciais são babados e rendas, mas sempre com elementos que remetem ao surfe, como florais e motivos havaianos.

 

Descontraído, Rubens Guedes Júnior iniciou sua palestra com um filme de surfe dos anos 80 para mostrar justamente as diferenças e a evolução das coleções.

 

Segundo ele, o jeans com diversas lavagens e peças descontraídas serão os principais destaques. O verde militar também é uma das tendências fortes lá fora e que com certeza estará presente nas coleções das marcas no Brasil. 

 

“As bermudas evoluíram muito. Hoje em dia, elas são produzidas com novas matérias primas e possui acabamentos em micro-fibra. O pink também aparece forte nas peças”, contou Guedes, que viajou para a Califórnia (EUA) para observar o que está em foco no surfe mundial.

 

Alessandra Berlinck apresentou sua palestra baseada nas informações que reuniu em viagens para Austrália e Califórnia. Foto: Nancy Geringer.

No streetwear, o que mais chamou a atenção é a volta do cor-de-rosa. “O rosa choca justamente pela maneira como é colocada e isso não significa que quem usa é menos macho”, afirmou Baixo Ribeiro.

 

No streetwear, o conforto é levado em conta, mas o que realmente importa é o estilo. “Um bom exemplo são os tênis com solado baixo, que são duros, mas têm estilo”.

 

Tatiana Marques aproveitou para deixar claro que o estilo street não diminui a feminilidade das garotas. “Não é porque uma mulher é street que ela deixa de ser mulher. O importante é ser feminina sempre”, enfatizou a designer, que ainda destacou a funcionalidade das peças como um dos pontos fortes do segmento.

 

Segundo Carolina Amaral Furlaneto, gerente da unidade especializada em moda do Senac São Paulo, o seminário, que já é considerado por pequenos médios e grandes  confeccionistas uma tradição no cenário brasileiro de moda, tornou-se referência no assunto.

Tatiane Marques falou sobre as tendências do streetwear feminino. Foto: Nancy Geringer.

 

A cada edição o evento traz uma inovação, conquistando clientes e atraindo cada vez mais profissionais interessados em eventos de qualidade com nomes de peso.

 

O Senac Moda Informação acontece desde 1993, a cada seis meses, e tem como objetivo antecipar aos profissionais de moda as tendências mundiais para próximas estações.

 

Para Marta Magri, coordenadora do seminário, o segredo para 12 anos de sucesso é o respeito e compromisso que o Senac São Paulo tem com os seus clientes. “Nossa constante preocupação com a qualidade, pesquisa e fidelidade das informações que apresentamos nos deu credibilidade levando o Senac Moda Informação a ser o maior evento de confirmação de tendência da América Latina”.