Jojó de Olivença faz a mala em Maresias

0

Jojó de Olivença desbancou os tops do WCT Victor Ribas e Neco Padaratz. Foto: Ader Oliveira.
Se ontem o show ficou por conta dos tubos de até 2,5 metros, nesta sexta-feira os atletas tiveram que radicalizar nas manobras para arrancar as notas dos juizes.

 

Em ondas entre meio e 1 metro rolou o quarto round, além de quatro baterias das oitavas-de-final da segunda etapa do SuperSurf 2004.

 

Porém, as ondas foram baixando no decorrer do dia, até que as séries tornaram-se escassas e a organização optou por suspender as disputas.

 

Depois de eliminar o cabofriense Victor Ribas, Jojó de Olivença eliminou mais um Top do WCT nas oitavas-de-final. O catarinense Neco Padaratz acabou derrotado pelo placar de 14.50 x 12.50. A bateria contou com pequenas ondas, mas que mantinham a boa formação. Porém, as séries tornaram-se escassas. Neco tentou virar o resultado com manobras explosivas, mas Jojó, com muita tranqüilidade, assegurou o resultado a seu favor.

 

Peterson Rosa venceu Fábio Gouveia num duelo de gigantes. Foto: Nilton Santos / Divulgação Super Surf.

?Estava na expectativa de que rolassem altas ondas. Peguei duas ondas no início da bateria e foi com elas que garanti a vitória. Depois usei a tática da prioridade e fiz com ele pegasse as piores ondas. Infelizmente, somente um atleta segue adiante?, explica Jojó, que também defendeu o Brasil por cinco anos no WCT.

 

Novamente, a maior média do dia foi do carioca Gustavo Fernandes, que somou 17.00 pontos para vencer Lucinho Lima na décima primeira bateria das oitavas e de quebra tirar a melhor nota do dia, 9.50.

 

?O Lucinho pegou uma onda boa antes e fiquei pressionado. Aí, na onda que veio em seguida dei tudo de mim e encaixei três boas manobras. Estou muito feliz, é mais um round que avanço e o meu melhor resultado no SuperSurf?, conta Fernandes.

 

Agora, o carioca encara o alagoano Tânio Barreto na sexta bateria das oitavas-de-final. Barreto inclusive, além de arrepiar no campeonato, foi protagonista de uma das ondas mais comentadas do free surf na última quinta-feira. O atleta botou pra baixo numa direita e pegou um tubão que passava fácil dos 3 metros de face.

 

O jovem Gustavo Fernandes segue dando trabalho em Maresias. Foto: Ader Oliveira.
O tricampeão brasileiro Peterson Rosa venceu o paraibano Fábio Gouveia numa bateria

muito disputada, com os competidores se alternando na primeira colocação. 

 

Rosa, ao invés de esperar pela boa, optou por pegar uma seqüência de ondas. ?Se você conseguir achar uma valinha legal, dá para fazer boas manobras. Usei a tática de pegar várias e não boiar muito, pois está complicado?, afirma o surfista.

 

O paranaense fez sua estréia no SuperSurf 2004 e quer mais um título para sua coleção. ?O objetivo é conseguir o tetra. Acho que vou conseguir correr as quatro últimas etapas do circuito deste ano. Mas, não está fácil porque a nova geração está arrebentando?, completa.

 

Os cariocas Anselmo Correia e André Gioranelli travaram uma briga boa na quinta bateria. Gioranelli abriu a disputa com ondas 5.83 e depois 7.77. Mas, no final da bateria Anselmo, vice-campeão brasileiro em 2003, achou uma direita, mandou várias batidas de backside e conseguiu nota 9, virando a disputa. O placar apertado comprova o acirrado confronto: 14.63 x 14.27.

 

Odirlei Coutinho avançou para as quartas-de-final. Foto: Ader Oliveira.
?O mar estava difícil, com poucas ondas. Consegui virar o resultado com duas notas no final da bateria. Peguei uma onda bem pequenininha e pensei em fazer uma manobra e voltar para o pico. Mas, dei a primeira, a segunda e a onda foi abrindo. Forcei as manobras e me garanti com meu backside. Encaixei umas cinco manobras e acabei virando a bateria?, conta Correia.

 

?Se o mar continuar assim, com meio metro, ainda tem uma brincadeira. O problema é se baixar ainda mais?, disse Correia, logo depois de sua primeira bateria do dia.

 

O paranaense Jihad Kohdr também segue na competição. Quinto colocado na primeira etapa, Kohdr derrotou o estreante no SuperSurf 2004 Marcelo Trekinho. ?Ontem caí com uma pedreira, que é meu amigo Danilo Costa. Hoje o mar diminuiu e ficou mais complicado. Ainda mais por pegar um surfista de ponta como o Trekinho, muito radical e que manda muitos aéreos. Tive que usar a tática para não deixa-lo surfar e no final ele ainda quase virou com um aéreo reverse?, diz ele, que em seguida derrotou Correia na quinta bateria das oitavas.


Com um surf fluido e veloz, Jihad Kohdr segue na competição. Foto: Ader Oliveira.

Neste sábado, o evento tem início às 8 horas com a seqüência das oitavas-de-final. Abrem as disputas Gustavo Fernandes e Tânio Barreto na sexta bateria. Depois, é a vez de Peterson Rosa encarar Renato Galvão e Dunga Neto pegar o experiente Wagner Pupo.

 

Além de surfe, o SuperSurf 2004 conta com diversas atrações, como pista de mini-ramp da Qix, test-drive da Saveiro SuperSurf, DJs, Lan House e Museu do Surfe. Para obter mais informações, acesse abrasp.com.br ou supersurf.com.br .

 

O SuperSurf 2004 é uma realização do Grupo Abril e da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) e têm como patrocinadores principais a Volkswagen, a Skol e a TIM, além do co-patrocínio da Garnier Fructis e apoio da Suncoast by C&A.

 

Esta segunda etapa em Maresias também conta com a importante parceria do Governo do Estado de São Paulo – Coordenadoria da Juventude e da Prefeitura Municipal de São Sebastião, além da 89 FM, Seadoo, Federação Paulista de Surf (FPS) e Associação de Surf de São Sebastião (ASSS).   

 

SUPERSURF 2004

 

Cronograma do fim-de-semana

 

SÁBADO

 

8:00 hs – Oitavas-de-final masculinas

Gustavo Fernandes (RJ) x Tânio Barreto (AL)

Peterson Rosa (PR) x Renato Galvão (SP)

Dunga Neto (CE) x Wagner Pupo (SP)

9:10 hs – Segunda fase Feminina

10:50 hs – Quartas-de-final masculinas

12:50 hs – Quartas-de-final femininas

 

DOMINGO

 

9:30 hs – Semifinais Femininas

10:30 hs – Semifinais Masculinas

11:30 hs – Grande Final Feminina

12:00 hs – Grande Final Masculina

12:40 hs – Cerimônia de Premiação no Pódio