Ricardinho Toledo está de volta às competições. Foto: Marcelo Aguiar. |
Depois de três anos, o bicampeão brasileiro Ricardo Toledo está de volta às competições.
Ele é o grande destaque na etapa de abertura do Paulista Amador Okdok 2004, neste final de semana (15 e 16/5) na praia de Maresias, em São Sebastião.
A competição também marca o retorno de uma das principais disputas do país, realizada durante 13 anos e paralisada desde 2000. Mais de 100 surfistas disputam as categorias Open (aberta), Master (acima dos 35 anos), Longboard (pranchões) e Feminina.
Mateus e Felipe Toledo mostram que o surfe está no sangue da família. Foto: Maurício de Souza/FMA. |
Toledo também está animado com a chance de competir na Open e, lógico, será fundamental na disputa por cidades, defendendo Ubatuba contra a grande rival Guarujá. Nos últimos anos, ele vinha se dedicando mais a outras atividades e só competia no circuito municipal ubatubense.
Para ele, voltar a brigar por uma vitória importante, depois de uma carreira consagrada é estimulante. ?Estou voltando muito animado. É um recomeço e vou mostrar que não estou de bobeira. Pode ter certeza que vou com tudo. Sempre entro para ganhar?, diz ele.
?Será minha estréia na categoria. Nunca competi entre os masters e vou reencontrar grandes nomes com quem já disputei vários campeonatos no passado, até quando era moleque. Vou mostrar que ainda continuo muito bem e espero ir bem em todas?, diz o surfista, que começou a surfar aos cinco anos e praticamente não teve carreira amadora.
?Virei profissional muito cedo. Na época não tinha campeonatos, gente para nos orientar e lembro que quando surgiu o Paulista Amador, eu já competia contra os profissionais e decidi continuar?.
Nesses anos que esteve afastado das competições fora de sua cidade, o bicampeão brasileiro de 91 e 95, não ficou parado. Ele começou a dar aulas na Escolinha de Surf da Prefeitura de Ubatuba, sem dúvida a que mais revela talentos no país, e competiu em travessias longas de natação, o que o ajudou a manter o condicionamento físico.
?Também comecei a faculdade de Educação Física. Minha vida deu uma guinada?, ressalta. Mesmo afastado dos campeonatos, Ricardinho sempre esteve acompanhando os eventos, sobretudo os de base, por causa dos seus filhos. O mais velho, Matheus, de 13 anos, vem sendo um dos principais destaques da nova geração e já foi bicampeão paulista Petit e bi Estreantes.
Felipe, de 9, segue a mesma trajetória e desde os 6 anos compete no estadual. ?Tem também o David, que está com cinco anos, já está surfando direitinho e já até competiu no Ubatubense, e a Sofia, que está com três. Ela não mostrou muita vontade, mas se depender de mim, vou dar a maior força?, conta.
Orgulhoso dos filhos seguirem sua carreira, ele destaca a garra, a vontade própria dos três. ?Eu vejo que eles terão futuros promissores. Gostam do que fazem, sem que eu force nada. O Matheus sempre gostou e já mostrou que tem tudo para ir bem. O Felipe me impressiona por ter uma visão de onda, de mar muito grande e ele é muito novo. Não tem como ensinar isso. É dom. E o David é muito precoce. Está só com cinco anos. É muito bebê e surfa direitinho?, comenta o pai coruja.
O Paulista de Surf Amador Okdok terá quatro etapas este ano. Depois de Maresias, os competidores estarão no Quebra-Mar, em Santos, nos dias 24 e 25 de julho; Praia Grande, dias 2 e 3 de outubro; e definindo o ranking, na praia do Tombo, Guarujá, dias 13 e 14 de novembro.
Mais informações no site da Federação Paulista de Surf, responsável pela realização do evento, fpsurf.com.br ou pelo telefone (0xx13) 3273 4319.