Okdok tem confronto de gerações

0

Ricardo Toledo, ex-bicampeão brasileiro, exibe seu talento em Maresias. Foto: Ivan Storti / FMA Comunicação.
Dois talentos de gerações opostas foram os grandes destaques deste sábado, primeiro dia da etapa de abertura do Okdok Paulista de Surf Amador, que termina neste domingo na praia de Maresias, São Sebastião (SP).

 

O guarujaense Júnior Faria, de 17 anos, um dos mais novos da disputa; e o ubatubense Ricardo Toledo, 36 anos, o mais velho da categoria, já estão entre os oito melhores da Open (aberta).


Neste sábado, com ondas fortes de até 1,5 metros, Júnior, atual campeão paulista Júnior e Mirim, conseguiu a melhor nota do evento, um 9.9, depois de um tubo de direita.

 

?Entrei na onda, dei uma segurada e

Júnior Faria acelera rumo ao lip. Foto: Ivan Storti / FMA Comunicação.
acelerei quando vi o turbilhão?, disse o atleta, surfista desde os 10 anos.

Já Ricardinho, um dos bicampeões brasileiros profissionais de surf da história, mostrou que não pesa a diferença de idade. Passou por três fases, sempre com destaque.

 

?Isso mostra que meu surf ainda está no páreo. Estou me sentindo muito bem e olha que não treinei muito, porque fiquei parado quase um ano por causa de uma hérnia de disco. As dores aliviaram há pouco tempo e ainda não entrei no rip total?, afirmou Ricardinho, único competidor de três categorias.

Ele disputa o Longboard e é um dos cotados na Master (acima de 35 anos), onde enfrenta outros

Jessica Marques, nova geração do surfe feminino em Maresias. Foto: Ivan Storti / FMA Comunicação.
legends como Almir Salazar (tetracampeão paulista) e Paulo Matos (outro campeão brasileiro profissional) e os irmãos dele, Neno e Amaro, também grandes campeões do surfe nacional. 

 

?Vou pegar caras que são feras. Amanhã (domingo) a história vai ser outra porque o mar estará grande eles são big riders?, acrescentou Ricardinho.


A competição teve lotação máxima, com mais de 150 atletas inscritos de Peruíbe a Ubatuba, incluindo a Capital. O dia ficou chuvoso, mas as ondas colaboraram.

 

Na Open (categoria principal), já estão definidos os oito semifinalistas. Júnior e Ricardinho competem na bateria 2, junto com os surfistas locais Gilmar Pulga e René Oliveira.

 

Na primeira disputa, três atletas de Ubatuba: Claiton Nunes, Thiago Rabelo e Diego Santos, além de Jaime Pereira de Itanhaém.

 

O Okdok paulista também tem como atração o título por cidades. Por enquanto, Ubatuba mostra supremacia, com metade dos competidores na Open. 

O sábado contou ainda com a estréia do feminino. Apesar de não garantir classificação, a pequena Jéssica Marques, de São Vicente, chamou a atenção do público. Aos 12 anos de idade, ela enfrentou as ondas pesadas de Maresias, sempre com a supervisão do técnico Lucinei Mallas.

 

?Foi terrível?, brincou a atleta, que vem ganhando experiência a cada campeonato.

Neste domingo, a competição começa às 8 horas com disputa da categoriaa Master e a promessa de grandes apresentações.

 

Para obter mais informações, acesse o site da Federação Paulista de Surf, responsável pela realização do evento – Fpsurf.com.br .

 

O Circuito Paulista de Surf Amador Okdok tem patrocínio de Brisbane ? Têxtil Santa Inês e Sticle Malhas. Co-patrocínio: Sthill, Hot Water, Tent Beach, Quiver, KYW, Styllos, SP Surf e Rip Wave. Colaboração: Prefeitura e Associação de Surf de São Sebastião.