Galera decola no Guarujá

0

Rodrigo Baby Valladares, vencedor do Lost Air Simulator. Foto: Ivan Storti / FMA Comunicação.
Há anos ele não disputa mais campeonatos convencionais, porque sempre arriscava aéreos, manobra mais radical do surf moderno, e acreditava não ser valorizado. Neste domingo, a sua especialidade foi justamente o que contou no …Lost Air Simulator, competição especial realizada na praia do Tombo, Guarujá, onde só os aéreos valeram.

 

Voando alto e conseguindo ?pousar? com perfeição na onda, o santista Rodrigo ?Baby? Valladares faturou a vitória, depois de uma disputa acirrada na final contra Pablo Paulino, cearense radicado no Rio de Janeiro e atual campeão brasileiro Júnior e Mirim.

 

Rodrigo Baby comemora o título no Guarujá. Foto: Ivan Storti / FMA Comunicação.
Baby também derrotou o baiano Léo Herêda, vencedor do evento no ano passado.


Como prêmio, Baby embolsou R$ 1,5 mil e ainda levou uma prancha …Lost pela manobra mais radical de todo o evento. Com a participação de 60 atletas de seis estados, a competição teve um formato de disputas inovador e o estilo de julgamento diferenciado.


Baby foi o melhor nas duas fases classificatórias, sempre ?voando? com radicalidade, estilo, velocidade, fazendo, inclusive, a melhor nota do final de semana, um 9,35 pontos.

 

Aos 22 anos de idade, ele disse que sempre

Vencedor no ano passado, o baiano Léo Herêda voltou a fazer a final do Lost Air. Foto: Ivan Storti / FMA Comunicação.

gostou de aéreos, mas não se acertava nas competições. ?Decidi, então, ficar mais no free surf. Nesse campeonato eu me encontrei, porque aqui tudo mundo tem de arriscar?, disse o vencedor, que apesar de ter disputado uma final dura, procurou apenas se divertir.

 

?Entrei como se estivesse surfando com três amigos, no dia a dia, sem pressão. Ganhar um air show foi tudo para mim?, comemorou.

Para a final, ele tinha uma carta na manga, uma manobra bem radical, que vinha treinando exaustivamente, a gorkin flip, um looping 360 graus. ?Me preparei para fazer na final, mas não deu. É imprevisível. Fiquei pensando, mas não deu?, contou Baby, que sempre treina na praia do Tombo e ganhou esse apelido em função de

Cearense Pablo Paulino também mostrou seus trucks na final. Foto: Ivan Storti / FMA Comunicação.

um acidente ocorrido quando tinha apenas 8 anos e caiu do segundo andar do prédio que morava.

 

?Foi o meu primeiro vôo radical. Sempre fui atirado. Estava brincando no parapeito molhado na minha casa, escorreguei e caí. Sorte que só fiz um galo na cabeça?, lembrou rindo.

A inspiração para voar sempre veio do skate. ?Cheguei a competir como skatista. Isso ajuda muito. O skate veio do surf e agora o surf está evoluindo com base nos skatistas?, ressaltou o campeão, que na grande final garantiu a vitória logo nos primeiros minutos da bateria. Ele deu um aéreo reverse de frontside, voltando de forma ?limpa?, um ponto importante na avaliação dos juizes.

 

?Voar muita gente consegue. O negócio é voltar certo na onda?, frisou Baby, que garantiu 8,65 pontos.

Pablo Paulino, menos de um minuto depois, realizou a mesma manobra, mas o retorno não foi tão perfeito, ficando a menos de meio ponto – 8,35. Os dois continuaram arriscando nos 30 minutos de disputa.

 

Leo Hereda também tentou, mas não chegou perto, com 6,25. Faltando três minutos para o término, Pablo novamente radicalizou, depois de várias tentativas, e chegou muito perto, conseguindo 8,40 pontos – dois dos quatro juizes chegaram a dar 9,0, diferença mínima de 0,25 ponto.

?Ele quebrou. Mereceu ganhar?, disse o vice-campeão, que é natural da Favela do Titanzinho, um grande gerador de talentos, como Tita Tavares e Fábio Silva. ?Sempre gostei de dar aéreos. Desde que aprendi a surfar. Gostei muito desse campeonato. Foi a primeira vez e quero participar de outros?, disse o atual campeão nacional Júnior e Mirim, que tem 16 anos de idade e busca um patrocinador.

 

?Estou correndo atrás, mas as coisas vão melhorar. Tenho certeza?, disse.

Para o baiano Leo Hereda, que venceu ano passado na mesma praia do Tombo e confirmou ser um dos maiores do País em aéreos, o resultado foi justo. ?Ele surfou bem toda a competição. Deu trabalho. Pena que na final, só tinha esquerdas. Não vinham as direitas?, resumiu o surfista de 19 anos.

 

Já Robson ?Air? Santos, de São Sebastião, que está com 17 anos e foi outro grande destaque do evento, não achou as ondas na decisão e ficou em quarto lugar. ?O título foi merecido. Mandou bem?, afirmou o atual líder do Circuito Paulista Júnior.

Além dos talentos da nova geração, o …Lost Air Simulator teve uma participação, no mínimo, histórica. Apesar de não ter se classificado entre os 20 melhores, o santista Luis Neguinho chamou a atenção, por ser apontado como o ?Pai dos Aéreos? no Brasil, manobra que começou a experimentar 21 anos atrás, época que chegou a ser satirizado por tentar voar.

 

Aos 42 anos de idade, ele competiu com atletas que nem tinha nascido quando foi campeão brasileiro, em 1982. ?O que tenho de tempo de surf, muitos não tem de idade. Mas estou aí, mostrando serviço?, disse Neguinho, que dá aulas na Unipran, a Universidade da Prancha, da Unimonte, em Santos, e também é personal trainer dos jogadores do Corinthians Rodrigo, Fabrício e Edson Pelé, nas manobras de skate e surf.

O …Lost Air Simulator terá outra etapa nos dias 21 e 22 de agosto, na praia do Leblon, no Rio de Janeiro. Todos os resultados da disputa da praia do Tombo estarão disponíveis no site Fpsurf.com.br . 

 

O …Lost Air Simulator tem o patrocínio da Globe e Star Point – Surf Shop for real surfers. Co-patrocínio da Bustin Accessories, Evoke Eye Wear e A2B Gráfica. Apoio: Prefeitura Municipal e Associação de Surf do Guarujá e Hotel Castellana. Organização da Silver Surf, com supervisão da Federação Paulista de Surf.

 

Clique aqui para ver a Galeria de Fotos.
 
Resultado


1 Rodrigo Baby Valladares ? Santos (SP)
2 Pablo Paulino ? Fortaleza  (CE)
3 Leo Hereda ? Salvador (BA)
4 Robson Santos ? São Sebastião (SP)
5 Vinicius Batista ? São Vicente (SP)
6 Rui Costa ? Rio de Janeiro (RJ)
7 Cleyton Nunes ? Ubatuba (SP)
8 João Santana ? Ubatuba (SP)
9 Wellington Gringo Magalhães ? Santos (SP)
10 René Oliveira ? São Sebastião (SP)
11 Daniel Cortez ? Santos (SP)
12 Thiago Camarão ? São Sebastião (SP)
13 Rodrigo Generik ? Guarujá (SP)
14 Ewerton Santos ? Guarujá (SP)
15 Anderson Guerra – Guarujá (SP)
16 Yuri Castro ? Florianópolis (SC)
17 Júnior Farias ? Guarujá (SP)
18 Daniel Kuerten – Florianópolis (SC)
19 Popó Batista ? São Vicente (SP)
20 Tuca Martins ? Santos (SP)