Seletiva Petrobras agita Ubatuba

0

Binho Nunes é uma das atrações da Seletiva Petrobras de Surfe em Ubatuba. Foto: Ivan Storti /Divulgação.
A partir da próxima quinta-feira (17/6) a praia de Itamambuca, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, irá sediar a Seletiva Petrobras de Surfe Masculino, competição que segue até domingo e abre a disputa pelas vagas para o SuperSurf 2005, com participação de mais de 200 atletas de todo o Brasil.

 

Serão R$ 40 mil de premiação, sendo R$ 10 mil para o vencedor, e várias atrações à parte. O paulista radicado em Florianópolis Binho Nunes é uma delas.

 

Afastado oficialmente dos circuitos há quatro anos, Binho participa apenas de algumas provas, por diversão. Este ano foram só duas atuações, nas etapas do WQS de Fernando de Noronha e o SuperSurf na Joaquina, em Floripa.

 

“Vou mais para me divertir, como lazer. Gosto de campeonatos que têm astral, em locais bons, com Ubatuba. Todo mundo gosta de lá. É uma onda muito boa e sei que esta competição vai ser muito forte”, ressalta Nunes.

 

A praia de Itamambuca será beneficiada com ações sociais de limpeza durante o evento. Foto: Divulgação.
Por sua radicalidade e carisma, ele é hoje um dos surfistas que mais influencia a nova geração. Em Itamambuca, estará comemorando 10 anos de sua principal conquista como competidor. “Tenho grandes lembranças de Itamambuca. Venci em 94 o Sea Club, um WQS muito forte. Na final derrotei o australiano Matt Hoy”, recorda.

 

Atualmente, Binho vem se dedicando ao “free surf” e também dá atenção à sua banda, a “Star Fish, Dog Shit”, que tem a participação de outros dois surfistas, Danylo Grillo e Rodrigo “Sininho” Tavares.

 

“Acabamos de voltar da Indonésia, onde fomos surfar num pico perto de Nias, um lugar deserto, com altas ondas, e aproveitamos para preparar músicas e letras novas. Estamos querendo fazer um show em Santos. Mas a banda também é diversão. Quando nos encontramos, só tocamos. Nada muito sério”, explica o atleta, que está com 27 anos de idade e 18 de surf.

 

A apresentadora Lívia Lemos também marca presença no evento. Foto: Divulgação.
Além das disputas no mar, o evento contará com uma ação social de limpeza da praia de Itamambuca, feita em conjunto com a Central Surf, e uma festa na Red Beach, localizada na praia Vermelha do Norte.


A ação social terá limpeza das praias e arrecadação de alimentos. Quem levar um quilo de mantimento, ganhará um cupom para participar de sorteio de brindes. A limpeza da Praia de Itamambuca será feita em conjunto com a Central Surf, que já promove um trabalho de conscientização no local, em parceria com a SAI – Sociedade Amigos de Itamambuca.

 

“Vamos distribuir sacolas e quem devolver cheia de lixo vai ganhar brindes. Já fazemos uma ação ecológica desde o ano passado”, comenta Irineu dos Santos, da Central Surf, rede de lojas na capital, que acaba de completar 16 anos de mercado. A empresa vem patrocinando a sinalização de todas as ruas da praia e ainda a instalação de placas com mensagens informativas e ecológicas, instruindo sobre a permanência de cachorros na areia, lixo deixado na praia e a preservação da mata nativa.

 

Outra atração será a presença de Lívia Lemos, apresentadora de um programa de viagens no Sportv. Lívia foi capa da Revista Playboy, na edição de abril deste ano, num ensaio feio na praia de Serrambi, em Pernambuco. Ela estará na praia como convidada especial, para participar de promoções, sessões de autógrafos e cerimônia de premiação.

 

A Seletiva Petrobras de Surfe Masculino é primeira disputa no ranking da divisão de acesso da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp), que vai definir os 14 melhores para a elite nacional do próximo ano. Vale destacar que a Petrobras também vai patrocinar uma seletiva na praia Mole, em Florianópolis, entre os dias 23 e 26 de setembro.