O presidente Lula abriu a Conferência Nacional do Esporte. Foto: Divulgação Ministério do Esporte. |
Pela primeira vez no Brasil o esporte e o lazer foram discutidos por toda a sociedade com vistas à elaboração da Política Nacional do Esporte.
O Governo Federal oportunizou esse momento através da 1a. Conferência Nacional do Esporte, finalizada no último domingo (20/6), em Brasília.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu a Conferência e destacou o momento histórico pelo qual passa o esporte nacional e anunciou que vai encaminhar ao Congresso Nacional um projeto de lei de incentivo fiscal para o setor.
Para ele, a mobilização em todos os estados e municípios já é um marco para o País. “Vamos construir juntos uma política nacional para o esporte, isso graças à mobilização e a participação de todos que acreditaram e participaram de conferências, que são pessoas que têm amor ao esporte e ao País”, disse.
A Confederação Brasileira de Surf (CBS), como entidade de administração nacional do surf devidamente registrada no Ministério do Esporte e vinculada ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), foi uma das confederações participantes. O Delegado da entidade no evento foi Marco Gorayeb, assessor especial do presidente Juca de Barros. Na Conferência, Gorayeb apresentou o projeto da CBS para a criação do Centro de Treinamento do Surf.
O evento foi preparado por cidadãos de todos os estados e por isso o Ministério do Esporte promoveu um amplo processo de mobilização e incentivou a realização de Conferências Estaduais, que são preparatórias e fundamentais para que a Conferência Nacional aconteça e tenha êxito. Essa construção coletiva é resultado do envolvimento de diversos segmentos e setores sociais, como por exemplo, governos estaduais e municipais, empresários, sindicatos, entidades de classe, ONGs, universidades e movimentos estudantis.
Com o tema “Esporte, lazer e desenvolvimento humano” a Conferência Nacional convidou a população a debater a importância do esporte como fator de inclusão social, educação e desenvolvimento. O acesso ao esporte e ao lazer é um direito do cidadão e uma oportunidade de provocar mudanças e melhorias na qualidade de vida da sociedade. Foi a partir desse tema central que foram trabalhados oito eixos temáticos e 26 subtemas.
A Conferência recebeu o apoio de vários dirigentes de confederações. ?Atletas, dirigentes, confederações esportivas e a sociedade estão democraticamente unidos num único objetivo, o de criar o novo plano para o setor?, finalizou Lula.
Fonte: Esporte.gov.br (adaptado)