Circuito brasileiro segue para Pernambuco

0

O pernambucano Paulo Moura compete como convidado na terceira etapa do SuperSurf 2003. Foto: Ricardo Macario.
Depois de abrir a temporada com uma festa gaúcha em Florianópolis (SC), veio a festa de Ubatuba no pódio da praia de Maresias (SP) e agora o SuperSurf 2004 parte para o terceiro desafio da temporada, na praia do Cupe, em Porto de Galinhas, Ipojuca (PE).

 

Com duas únicas exceções, será a primeira vez que praticamente toda a elite do surfe nacional vai competir numa etapa da divisão principal do circuito brasileiro neste ano e é muito difícil prever os vencedores na passagem do SuperSurf 2004 pelo Nordeste.

 

Certeza mesmo só as tradicionais Festas de São João e São Pedro, características da região nesta época do ano, pois o evento será realizado entre os dias 30 de junho e 4 de julho, dentro também do período de melhores ondas no litoral pernambucano.

 

Adriano Mineirinho compete pela primeira vez este ano no SuperSurf. Foto: Ricardo Macario.
Será que além do São João, esta terceira etapa do reserva uma festa nordestina no pódio? A última vitória de um surfista da região foi em 2002, quando o alagoano Tânio Barreto derrotou o baiano Armando Daltro na final em Itacaré (BA). Em 2003, o pernambucano Sávio Carneiro e o baiano Flávio Costa chegaram a decidir o título, mas foram vice-campeões.

 

Nesse ano, na abertura do SuperSurf 2004 na praia da Joaquina, Rodrigo Dornelles derrotou Daison Pereira numa inédita final gaúcha. E a festa na segunda etapa também foi dos vizinhos, com Ubatuba dominando o pódio na praia de Maresias, em São Sebastião.

 

A nova número 1 do ranking, Suelen Naraisa, garantiu a primeira vitória ubatubense no litoral paulista e Odirlei Coutinho ganhou a briga pela liderança que estava em jogo na decisão contra o conterrâneo e amigo Renato Galvão.

 

Tita Tavares chega no Cupe também para sua primeira participação no circuito este ano. Foto: Rick Werneck / Divulgação.
Enquanto os nordestinos tentam quebrar o jejum de vitórias na praia do Cupe, na categoria feminina Tita Tavares registrou um recorde em 2003 ao vencer quatro das cinco provas realizadas. Como o ranking computa os quatro melhores resultados, a cearense conquistou seu segundo título brasileiro com 100% de aproveitamento. Em Pernambuco, ela fará sua primeira apresentação no SuperSurf 2004, pois não competiu nas duas primeiras etapas por estar representando o país no WCT (World Championship Tour).


Já a sua parceira na elite mundial, Jacqueline Silva, será um dos dois únicos desfalques no grupo de 96 surfistas que forma a primeira divisão do surfe brasileiro. O outro é o baiano Jojó de Olivença, que contundiu o tornozelo esquerdo na semifinal da etapa de São Sebastião. Ele passou por uma cirurgia, pois acabou fraturando a fíbula com graves lesões nos ligamentos, mas ainda volta este ano para brigar pelo título.

 

Enquanto o campeão brasileiro de 1988 e 1992 e atual vice-líder do ranking é obrigado a ficar de fora, três valores da nova geração vão fazer suas estréias no SuperSurf 2004 a partir de quarta-feira. Por motivos diversos, o carioca Raoni Monteiro, o pernambucano Bernardo Pigmeu e o paulista Adriano de Souza, o Mineirinho, não participaram das duas primeiras etapas.

 

Além de Raoni, mais quatro das oito estrelas brasileiras do WCT estarão se apresentando para o público nordestino: Peterson Rosa, Victor Ribas, Armando Daltro e o pernambucano Paulo Moura, que competirá como convidado do Grupo Abril junto com Flávio ‘Teco’ Padaratz.

 

Desde que foi criada, no ano 2000, a divisão principal do circuito brasileiro de tem sempre passado pelo Nordeste. Nos dois primeiros anos, quando o SuperSurf era composto por seis etapas, duas eram disputadas lá e foi em 2001 a única vez que Pernambuco recebeu a elite do surfe nacional.

 

Curiosamente, naquele ano o vencedor foi o paulista Odirlei Coutinho, que chega agora como líder do ranking, com a carioca Andréa Lopes ganhando a categoria feminina. Depois de dois anos na praia da Tiririca, em Itacaré (BA), a etapa nordestina do SuperSurf volta para Porto de Galinhas, graças ao empenho da Associação de Surf de Ipojuca (ASI), que conseguiu total apoio da Prefeitura Municipal de Ipojuca para promover a terceira etapa deste ano, junto com a Federação Pernambucana de Surf (FPS), na melhor época de ondas na Praia do Cupe.

 

Será uma oportunidade única para o público do Nordeste poder ver em ação os melhores surfistas do Brasil competindo no SuperSurf 2004. Portanto, baianos, sergipanos, alagoanos, paraibanos, potiguares e cearenses, já podem ir organizando excursões para invadir o belo litoral Sul de Pernambuco para torcer pelos seus ídolos.

 

Os organizadores do SuperSurf de Pernambuco, através da Associação de Surf de Ipojuca (ASI), já conseguiram tarifas especiais nas diárias em alguns hotéis para o período do evento, que terá várias atrações extras para o enorme público que é aguardado nesta primeira semana de julho em Porto de Galinhas.
 
A principal delas é a grande festa anual do SuperSurf para os melhores surfistas da última temporada, na sexta-feira (2/7) na Boate Muru-Muru, em Porto de Galinhas. Também serão homenageados os veículos de imprensa que apresentaram a melhor cobertura nos diversos meios de comunicação e os premiados serão a ESPN Brasil (televisão), o Diário Lance! (jornal diário), a Atlântida FM de Florianópolis (rádio FM), a Revista Hardcore (revista especializada), o extinto Jornal Nuts (jornal especializado) e o Waves.Terra (site especializado).
 
Os patrocinadores Volkswagen, TIM e Skol vão levar suas estruturas que tanto sucesso fizeram na praia da Joaquina (SC) e em Maresias (SP) também para o Nordeste. A Volkswagen promoverá test-drive dos seus principais veículos, além de recepcionar os atletas, convidados e imprensa, numa confortável tenda regada de petiscos, sucos e bebidas.

 

A grande atração da TIM será novamente o “Museu Itinerante do Surf”, com suas pranchas históricas mostrando a evolução do equipamento utilizado pelos surfistas durante os anos, com a TIM também promovendo um Lual à partir das 18 horas do sábado. E a Skol montará seu Lounge Bar com DJs especialmente convidados para agitar o público durante todos os dias da competição.
 
Aproveitando a passagem do SuperSurf por Pernambuco, a Associação de Surf de Ipojuca organizará o curso “Noções Básicas para Julgamento de Campeonatos de Surf”, que será ministrado pelo experiente juiz Sérgio Gadelha. O curso será realizado durante três dias, sempre à partir das 18 horas no salão do Hotel Portal Atlântico, na Praia do Cupe, ao lado da arena do evento. Inscrições e mais informações com Onildo Barros pelos fones (0xx81) 3552-1046 ou (0xx81) 9116-2651.
 
O SuperSurf 2004 é uma realização do Grupo Abril e da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) e têm como patrocinadores principais a Volkswagen, a Skol e a TIM, além do co-patrocínio da Garnier Fructis e apoio da Suncoast by C&A e da Revista Hardcore. Esta terceira etapa em Pernambuco também tem apoio da Prefeitura Municipal de Ipojuca, Rádio Transamérica FM do Recife, Federação Pernambucana de Surf (FPS) e Associação de Surf de Ipojuca (ASI).