Odirlei Coutinho faz bonito nas triagens em Durban

0

A praia de North Beach é o palco do Mr. Price Pro 2004. Foto: Adrian de Kock/tostee.com.

Nesta quarta-feira, em ótimas ondas de 1,5 metros com os tubos rodando perfeitos em North Beach, nove brasileiros conquistaram classificação para a rodada final das triagens do Mr. Price Pro em Durban, África do Sul.

 

A 16a etapa do WQS 2004 foi iniciada no domingo passado e vai até o próximo domingo.

 

Apenas quatro acabaram eliminados da disputa pelo título do terceiro evento com nível máximo 6 estrelas da segunda divisão do circuito mundial, que no ano passado foi vencido pelo catarinense Neco Padaratz. Outro campeão do Festival de Durban, o paulista Beto Fernandes, conquistou uma das duas únicas vitórias verde-amarelas do dia.

 

Odirlei Coutinho é um dos 16 brasileiros na rodada final das triagens em Durban. Foto: © Karen Wilson / tostee.com.
A outra foi do invicto Marcondes Rocha, mas os paulistas Odirlei Coutinho e Heitor Pereira também realizaram grandes apresentações nas baterias em que o australiano Zane Harrison e o havaiano Jamie O’Brien ampliaram os recordes do campeonato para 18,06 e 18,87 pontos de 20 possíveis, respectivamente.

 

O Brasil só não participou de cinco das dezesseis baterias da quinta fase das triagens realizadas nesta quarta. O catarinense Marco Polo competiu no primeiro confronto e se classificou atrás do australiano Matt Bemrose, com os dois seguindo para enfrentar os brasileiros Bernardo Pigmeu (PE) e Adriano de Souza (SP) na abertura da rodada final das triagens.

 

Na segunda bateria, Matt Thompson registrou mais uma vitória para a Austrália e o carioca Pedro Henrique ganhou a disputa pela segunda vaga. As ondas foram melhorando a cada momento e na quinta bateria os tubos começaram a aparecer perfeitos nas direitas de North Beach.

 

O australiano Zane Harrison ampliou para 18,06 o recorde de pontos do Mr. Price Pro e o ubatubense Odirlei Coutinho marcou 14,50 pontos para garantir o segundo lugar e a classificação para a sexta e última fase das triagens.

 

Na disputa seguinte, o havaiano Jamie O’Brien foi melhor ainda e totalizou imbatíveis 18,87 pontos de 20 possíveis para impedir uma nova dobradinha verde-amarela de Daison Pereira e Heitor Pereira em Durban. O gaúcho Daison terminou em último e o paulista Heitor ganhou a batalha pela segunda vaga do espanhol Kepa Acero.


Na seqüência, mais dois brasileiros estrearam bem na competição. Campeão em Durban em 2002, o paulista Beto Fernandes venceu a sétima bateria e o baiano Wilson Nora passou atrás do australiano Adam Robertson na disputa seguinte.

 

O alagoano Marcondes Rocha deu mais um show nas ondas de North Beach para conquistar sua terceira vitória na competição. O paranaense Jihad Kohdr estreou classificando-se atrás do australiano Luke Munro, mas o carioca Bruno Santos não passou da sua primeira apresentação em Durban, sendo eliminado pelo japonês Izuki Tanaka e pelo neozelandês Maz Quinn na 12a bateria.

 

Na 14a, o gaúcho radicado em Florianópolis (SC), Ricardo Azevedo, fez uma nova dobradinha com o norte-americano Gabe Kling, com ambos despachando dois pré-classificados da Austrália, Shane Bevan e Heath Walker. Porém, no confronto seguinte, o carioca Yuri Sodré e o paraibano Otávio Lima acabaram eliminados logo em suas estréias pelo sul-africano Jordy Smith e pelo norte-americano Shaun Ward.

 

Nesta quinta-feira, mais sete brasileiros vão fazer suas primeiras apresentações no Mr. Price Pro 2004. O pernambucano Bernardo Pigmeu e o paulista Adriano de Souza, campeão mundial Pro Junior, foram escalados juntos na primeira bateria.

 

O bicampeão brasileiro Leonardo Neves está na quarta, o também carioca Marcelo Trekinho entra na sétima bateria, na 11a tem o paulista Renan Rocha, na 12a o potiguar Danilo Costa e o paraibano Fábio Gouveia estréia na 16a e última disputa por duas vagas no evento principal.

 

Veja abaixo os confrontos envolvendo os surfistas brasileiros no terceiro evento de nível 6 estrelas do ano e mais informações podem ser acessadas no Mrpricepro.com e Aspsouthamerica.com.br.

 

Sexta e última fase das triagens: 96 atletas

 

1 Bernardo Pigmeu (Bra), Adriano de Souza (Bra), Matt Bemrose (Aus), Marco Polo (Bra)
2 Mikael Picon (Fra), Warwick Wright (Afr), Matt Thompson (Aus), Pedro Henrique (Bra)
4 Leonardo Neves (Bra), Paul Canning (Afr), Drew Courtney (Aus), Jamie Thomson (Aus)
5 Eneko Acero (Esp), Troy Brooks (Aus), Zane Harrison (Aus), Odirlei Coutinho (Bra)
6 Adrian Buchan (Aus), Pat O’Connell (EUA), Jamie O’Brien (Haw), Heitor Pereira (Bra)
7 Marcelo Trekinho (Bra), Glenn Hall (Aus), Beto Fernandes (Bra), Shane Thorne (Afr)
8 Shaun Cansdell (Aus), Ben Bourgeois (EUA), Adam Robertson (Aus), Wilson Nora (Bra)
9 Luke Stedman (Aus), Tiago Pires (Por), Marcondes Rocha (Bra), Gavin Beschen (EUA)
10 Frederick Patacchia (Haw), Bobby Martinez (EUA), Luke Munro (Aus), Jihad Kohdr (Bra)
11 Renan Rocha (Bra), Pablo Gutierrez (Esp), Jarrad Sullivan (Aus), Samba Mann (Aus)
12 Danilo Costa (Bra), Tim Reyes (EUA), Izuki Tanaka (Jap), Maz Quinn (Nzl)
14 Chris Ward (EUA), Frankie Oberholzer (Afr), Gabe Kling (EUA), Ricardo Azevedo (Bra)
16: Joel Centeio (Haw), Fábio Gouveia (Bra), Shaun Gossmann (Aus), Kai Otton (Aus)

 

Cabeças-de-chave do evento principal: 64 atletas

 

2 Kalani Robb (Haw) e Raoni Monteiro (Bra)
4 Guilherme Herdy (Bra) e Lee Winkler (Aus)
5 Peterson Rosa (Bra) e Nathan Webster (Aus)
7 Marcelo Nunes (Bra) e Greg Emslie (Afr)
8 Andy Irons (Haw) e Kevin Olsen (Afr)
10 Neco Padaratz (Bra) e Travis Logie (Afr)
11 Victor Ribas (Bra) e Chris Davidson (Aus)
13 Paulo Moura (Bra) e Armando Daltro (Bra)