Brasileiros são maioria nas finais em Durban

0

O australiano Troy Brooks enfrenta Peterson Rosa na terceira bateria das oitavas-de-final. Foto: Karen Wilson/tostee.com.

O defensor do título do Mr. Price Pro, atual campeão mundial do WQS e líder do ranking 2004, Neco Padaratz, perdeu por décimos de diferença logo em sua estréia na África do Sul.

 

Mas, doze surfistas vão tentar trazer o tetracampeonato no tradicional 6 estrelas de Durban para o Brasil neste domingo.

 

Dos 256 atletas de 19 países que iniciaram a competição, os brasileiros são maioria entre os classificados para o último dia e só uma bateria das oitavas-de-final não terá pelo menos um defendendo a bandeira verde-amarela nas ondas de North Beach.

 

Os campeões do Mr. Price Pro em 2001 e 2002, Peterson Rosa e Beto Fernandes, respectivamente, estão entre eles. A lista dos outros candidatos ao título é completada por nove australianos, cinco havaianos, três norte-americanos e três sul-africanos, que apresentam o jovem Jordy Smith como a maior surpresa entre os 32 finalistas.

 

O havaiano Sunny Garcia é um dos adversários do bicampeão brasileiro Léo Neves na segunda disputa das oitavas. Foto: Karen Wilson/tostee.com.

Devido a grande quantidade de classificados, pelo menos dois brasileiros certamente não passarão das oitavas-de-final, pois três disputarão apenas duas vagas em duas baterias.

 

Logo na primeira disputa deste domingo, os trialistas Bernardo Pigmeu e Marco Polo vão tentar uma terceira dobradinha verde-amarela vencedora em Durban, contra os cabeças-de-chave Raoni Monteiro e Kalani Robb.

 

Já na sexta oitava-de-final, Victor Ribas, Renan Rocha e Danilo Costa estão juntos contra o australiano Phillip MacDonald.


Vitinho e Renan emplacaram a primeira dobradinha brasileira no sábado em North Beach, sobre o australiano Chris Davidson e o espanhol Pablo Gutierrez. A outra veio com os nordestinos Armando Daltro e Paulo Moura, que eliminaram o havaiano Jesse Merle-Jones e o australiano Jarrad Howse nas suas estréias na África do Sul. Mas, o grande destaque do Brasil foi o paulista Beto Fernandes, que registrou imbatíveis 16,67 pontos de 20 possíveis para vencer o primeiro confronto do sábado.

 

Nele, o sul-africano Greg Emslie derrubou o potiguar Marcelo Nunes para passar em segundo lugar e pode até assumir a liderança do WQS 2004 em casa. Emslie ocupa a terceira posição no ranking, Nunes estava em segundo e o líder Neco Padaratz também já está fora da disputa pelo bicampeonato no Mr. Price Pro.

 

Quem chegou mais perto do recorde de Beto Fernandes, campeão na África do Sul em 2001, foi o bicampeão mundial Andy Irons, que ganhou a disputa seguinte com 16,00 pontos. O baiano Wilson Nora teve o prazer de competir contra o melhor surfista do mundo, porém perdeu a briga pela segunda vaga para o australiano Shaun Cansdell.

 

Mas, na terceira bateria do dia o Brasil deu o troco com o jovem alagoano Marcondes Rocha, que superou duas estrelas da divisão principal, o campeão mundial de 2001 e atual vice-líder do WCT C. J. Hobgood e o irmão do bicampeão, Bruce Irons, para passar novamente atrás do australiano Luke Stedman.

 

Os trialistas também derrubaram os cabeças-de-chave na disputa seguinte. Por décimos de diferença – 11,37 x 11,26 pontos – o havaiano Frederick Patacchia superou o defensor do título do Mr. Price Pro, Neco Padaratz, na bateria vencida pelo australiano Luke Munro.

 

Essa foi a última baixa do Brasil no sábado. Para compensar, Victor Ribas e Renan Rocha aplicaram a primeira dobradinha verde-amarela do dia, o potiguar Danilo Costa foi melhor que o top do WCT Tom Whitaker para passar atrás de outro australiano, Phillip MacDonald, e Armando Daltro e Paulo Moura estrearam com mais uma classificação dupla do Brasil.

 

Veja abaixo os resultados envolvendo os surfistas brasileiros no evento principal e também as oitavas-de-final do terceiro evento de nível 6 estrelas do ano.

 

Mr. Price Pro – Durban, África do Sul

 

Evento principal (64 atletas) – estréia dos cabeças-de-chave


1: 1-Bernardo Pigmeu (Bra), 2-Marco Polo (Bra), 3-Jake Paterson (Aus), 4-Daniel Redman (Afr)
2: 1-Kalani Robb (Haw), 2-Raoni Monteiro (Bra), 3-Warwick Wright (Afr), 4-Pedro Henrique (Bra)
4: 1-Leonardo Neves (Bra), 2-Lee Winkler (Aus), 3-Jamie Thomson (Aus), 4-Guilherme Herdy (Bra)
5: 1-Peterson Rosa (Bra), 2-Troy Brooks (AUS), 3-Nathan Webster (Aus), 4-Eneko Acero (Esp)

 

Baterias realizadas no sábado

 

7: 1-Beto Fernandes (Bra), 2-Greg Emslie (Afr), 3-Marcelo Nunes (Bra), 4-Shane Thorne (Afr)
8: 1-Andy Irons (Haw), 2-Shaun Cansdell (Aus), 3-Wilson Nora (Bra), 4-Kevin Olsen (Afr) 9: 1-Luke Stedman (Aus), 2-Marcondes Rocha (Bra), 3-CJ Hobgood (EUA), 4-Bruce Irons (Haw)
10: 1-Luke Munro (Aus), 2-Frederick Patacchia (Haw), 3-Neco Padaratz (Bra), 4-Travis Logie (Afr)
11: 1-Victor Ribas (Bra), 2-Renan Rocha (Bra), 3-Pablo Gutierrez (Esp), 4-Chris Davidson (Aus)
12: 1-Phillip MacDonald (Aus), 2-Danilo Costa (Bra), 3-Tom Whitaker (Aus), 4-Izuki Tanaka (Jap)
13: 1-Armando Daltro (Bra), 2-Paulo Moura (Bra), 3-Jesse Merle-Jones (HAV), 4-Jarrad Howse (AUS)

 

Oitavas-de-final

 

1: Bernardo Pigmeu (Bra), Marco Polo (Bra), Kalani Robb (Haw), Raoni Monteiro (Bra)
2: Sunny Garcia (Haw), Bede Durbidge (Aus), Leonardo Neves (Bra), Lee Winkler (Aus)
3: Peterson Rosa (Bra), Troy Brooks (Aus), Pat O-Connell (EUA), David Weare (Afr)
4: Beto Fernandes (Bra), Greg Emslie (Afr), Andy Irons (Haw), Shaun Cansdell (Aus)
5: Luke Stedman (Aus), Marcondes Rocha (Bra), Luke Munro (Aus), Frederick Patacchia (Haw)
6: Victor Ribas (Bra), Renan Rocha (Bra), Phillip MacDonald (Aus), Danilo Costa (Bra)
7: Armando Daltro (Bra), Paulo Moura (Bra), Gabe Kling (EUA), Trent Munro (Aus)
8: Roy Powers (Haw), Jordy Smith (Afr), Damien Hobgood (EUA), Kai Otton (Aus)