Adriano Mineirinho lidera o ranking do Brasil Tour. Foto: Ivan Storti / FMA. |
Numa parceria com a Kaiser Summer Draft e o apoio da Prefeitura Municipal do Guarujá, a Rip Curl realiza entre os dias 7 e 10 de outubro, o Rip Curl Guarujá Pro, evento válido pelo ranking Brasil Tour, com R$ 40 mil de premiação.
A competição tem grande importância no cenário nacional, sendo fundamental para definir os novos atletas que estarão no SuperSurf 2005.
São mil pontos em disputa para o ranking da divisão de acesso da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp), que define os 14 melhores para a elite nacional do próximo ano.
A premiação, com R$ 10 mil ao vencedor, é outro grande atrativo, trazendo surfistas de todo o litoral brasileiro. ?Queremos fazer um grande evento, para marcar a volta de Guarujá ao cenário nacional e, futuramente, mundial?, destaca Felipe Silveira, diretor de marketing da Rip Curl no Brasil.
De acordo com Silveira, o Guarujá foi escolhida porque a Rip Curl tem tradição de promover campeonatos nas cidades onde ficam suas sedes. É assim na Austrália, onde é realizado o campeonato mais antigo do circuito mundial, o Rip Curl Pro, em Bells Beach, etapa do WCT; e na Europa, com a etapa do WQS 6 estrelas (pontuação máxima) em Hossegor, na França; e agora nos Estados Unidos, com a nova etapa do WCT Feminino, em Malibu, na Califórnia.
?É uma tradição da Rip Curl realizar eventos marcantes nas cidades onde tem sua sede. Na Austrália, são 30 anos de história e o nosso objetivo é ter um grande campeonato também em nossa sede e sempre crescer, chegando a uma etapa do Circuito Mundial. Queremos fixar o evento em Guarujá. Aqui no Brasil escolhemos Guarujá para montar nossa matriz, por toda a sua ligação com o surf?, acrescenta Silveira.
?Acertamos uma parceria com a Kaiser Summer Draft e a Prefeitura do Guarujá e, com certeza, vamos ter um grande evento, dentro e fora do mar?, comenta o diretor de marketing da Rip Curl, que já realizou, com sucesso, disputas profissionais no Brasil, por quatro anos no Rio de Janeiro, o Rip Curl Cidade Maravilhosa e Rip Curl Rio Pro. E há cinco anos promove o Rip Curl Grom Search, campeonato para surfistas com até 16 anos, que tem objetivo revelar novos talentos e incentivar os valores mais nobres do surf, como o contato com a natureza, a diversão e a busca da onda perfeita.
No próximo ano, a marca vem com mais uma novidade, o Rip Curl Search, uma etapa ?prime? do WCT, que será móvel, só em locais novos, com ondas perfeitas. Entre os picos cogitados para a disputa inaugural estão Nova Zelândia, Porto Rico ou Marrocos.
Com mais essa disputa, serão três etapas no WCT masculino e outra no Feminino, além do WQS 6 estrelas na França. ?Nossa intenção é, futuramente, incluir Guarujá nessa seleta lista de grandes competições internacionais da Rip Curl?, ressalta Felipe Silveira.
A divisão de acesso da Abrasp já teve uma etapa neste ano, a Seletiva Petrobras, na praia de Itamambuca, em Ubatuba. O surfista do Guarujá, Adriano de Souza, saiu na frente no ranking, ao vencer o paraibano radicado em Santa Catarina, Fábio Gouveia.
Odirlei Coutinho, talento de Ubatuba, ficou em terceiro lugar, com Cristiano Guimarães, vicentino que mora em Santa Catarina, em quarto.