Catarinense Jean da Silva mostrou muito surfe no Nokia Pacific Motion Pro, porém deu adeus à competição neste sábado. Foto: © Dimulle / ASP Europe.com. |
O gaúcho Rodrigo Dornelles fez a melhor apresentação deste sábado ao totalizar 16,33 pontos de 20 possíveis e conquistar a primeira classificação brasileira para as quartas-de-final do Nokia Lacanau / Pacific Motion Pro, que termina neste domingo na França.
O catarinense James Santos também garantiu seu nome entre os 16 melhores surfistas do 6 estrelas de Lacanau e outros cinco ainda disputam a segunda metade das oitavas-de-final que abre o último dia da 23a etapa do WQS 2004.
Campeão da etapa no ano passado, Paulo Moura foi eliminado neste sábado. Foto: © Dimulle / ASP Europe.com. |
Os australianos ganharam a maioria das vagas nas oitavas-de-final com 13 atletas, contra dez do Brasil. Metade ficou na chave-de-cima, que fechou o sábado em Lacanau, e só dois seguiram adiante.
Porém, Peterson Rosa, Guilherme Herdy, Jihad Kohdr, Marcondes Rocha e Diego Rosa estão na outra chave e ainda seguem na briga pelo prêmio de US$ 15 mil pelo título.
Se na sexta-feira o dia começou com duas
Nokia Pacific Motion Pro 2004, Lacanau, França. Foto: © Dimulle / ASP Europe.com. |
Na seqüência, o resultado se repetiu com o bicampeão brasileiro do SuperSurf, Leonardo Neves, na disputa contra três australianos. Depois, vieram duas baterias seguidas com três brasileiros dentro da água e mais três eliminações.
O catarinense Jean da Silva, campeão do Nokia Pro Junior no ano passado, venceu a terceira bateria e o potiguar Marcelo Nunes derrotou seu conterrâneo Danilo Costa e o franco-brasileiro Eric Rebiere para completar a única dobradinha verde-amarela do sábado na Grand Plage.
Depois, o australiano Chris Davidson pegou as melhores ondas da bateria e com 16,00 pontos derrotou três brasileiros. O gaúcho Rodrigo Dornelles ganhou a briga pela segunda vaga e os experientes Fábio Gouveia e Victor Ribas acabaram se despedindo da competição.
Em outras três baterias, dois brasileiros novamente foram eliminados. Neco Padaratz e o paulista Danylo Grillo perderam o confronto Brasil x Austrália contra Glenn Hall e Darren O’Rafferty na 12a bateria.
E na penúltima batalha pelas vagas nas oitavas-de-final, os cariocas Raoni Monteiro e Pedro Henrique foram superados pelo norte-americano Ben Bourgeois e por mais um australiano, Toby Martin.
Já a terceira derrota dupla ocorreu nas oitavas-de-final, quando o gaúcho Rodrigo Dornelles totalizou 16,33 pontos para bater o recorde do dia – anteriormente pertencia a Chris Davidson.
Apesar do troco, o australiano despachou mais dois brasileiros, Jean da Silva e Marcelo Nunes, para ganhar a disputa pela segunda vaga para as quartas-de-final na segunda bateria.
Na terceira, mais dois australianos, Shaun Cansdell e Adrian Buchan, barraram o baiano Armando Daltro.
Mas, para compensar, o catarinense James Santos venceu a última bateria do dia derrotando dois fortes candidatos ao título em Lacanau, o campeão do O’Neill Pro de Anglet no domingo passado, Troy Brooks, que passou em segundo lugar, além do campeão do US Open of Surfing, Taj Burrow, eliminado juntamente com o neozelandês Maz Quinn.
Com os resultados do sábado, as duas primeiras quartas-de-final ficaram formadas por três australianos e um brasileiro. Na primeira, Rodrigo Dornelles disputa as duas primeiras vagas nas semifinais do Nokia Pacific Motion Pro novamente contra Chris Davidson, Bede Durbidge e Luke Stedman.
E, na segunda, James Santos pega Troy Brooks de novo, além de Shaun Cansdell e Adrian Buchan.
O confronto direto entre Brasil x Austrália continua nas baterias restantes das oitavas-de-final que abrem o domingo decisivo em Lacanau. A exceção é o primeiro desafio do dia, que terá o niteroiense Guilherme Herdy e o paranaense Jihad Kohdr enfrentando o norte-americano Chris Ward e Jonathan Gonzalez, das Ilhas Canárias.
Depois, o catarinense Diego Rosa, uma das surpresas do Brasil nas ondas da Grand Plage, disputa duas vagas nas quartas-de-final contra o havaiano Roy Powers e dois australianos, Glenn Hall e Darren O’Rafferty, algozes do conterrâneo Neco Padaratz.
Na penúltima oitava-de-final, o alagoano Marcondes Rocha pega mais dois surfistas da Austrália, Phillip MacDonald e Kirk Flintoff, além do sul-africano Greg Emslie, que corre atrás na tentativa de recuperar a liderança do WQS.
E a última bateria apresenta o paranaense Peterson Rosa num confronto internacional contra Ben Bourgeois dos Estados Unidos, Iker Fuentes da Espanha e o australiano Toby Martin, que lhe tirou o título do 6 estrelas “prime” das Ilhas Maldivas realizado em junho.
Com os resultados deste sábado, o ranking sofreu algumas mudanças e a principal foi a do australiano Troy Brooks, que roubou a quinta posição do carioca Raoni Monteiro. Porém as quatro primeiras colocações seguem inalteradas.
O WQS classifica 15 atletas para a elite mundial do WCT no ano que vem.
Confira as disputas online no site Aspeurope.com .
Ranking WQS – após 23 etapas (posições até 21 de agosto)
1 Neco Padaratz (Bra) 9.950
2 Greg Emslie (Afr) 9.253
3 Marcelo Nunes (Bra) 8.480
4 Luke Stedman (Aus) 8.280
5 Troy Brooks (Aus) 7.935
6 Raoni Monteiro (Bra) 7.740
7 Chris Ward (EUA) 7.643
8 Tom Whitaker (Aus) 7.541
9 Toby Martin (Aus) 7.530
10 Kirk Flintoff (Aus) 7.365
11 Renan Rocha (Bra) 7.325
12 Frederick Patacchia (Haw) 7.260
13 Nathan Webster (Aus) 7.215
14 Armando Daltro (Bra) 7.200
15 Phillip MacDonald (Aus) 7.102
16 Richard Lovett (Aus) 7.096