Robson Santos busca título em casa

0

Robson Santos Robson pode garantir o título da categoria Júnior por antecipação. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
A categoria Júnior promete disputas acirradas na terceira etapa do Hang Loose Surf Attack, que rola neste final de semana (28 e 29/8) na praia de Juqueí, em São Sebastião.

 

A nova geração vai batalhar por um das principais conquistas do surf de base brasileiro. Pelo menos 10 atletas surgem como favoritos na disputa para atletas com até 18 anos de idade.


O grande cotado é Robson Santos. Prata da casa, ele é o líder isolado do ranking, com uma vitória e um segundo lugar, e pode garantir o título por antecipação.

 

Aos 17 anos, ele é apontado como um dos surfistas mais radicais da sua faixa etária e tem como vantagem competir na praia que treina com freqüência, junto do amigo Thiago Camarão, outro talento sebastianense e apontado como favorito na Mirim (limite de 16 anos).

 

?Moro na Praia Preta, mas sempre surfo no canto direito de Juqueí?, conta Robson ?Air?, que ganhou o apelido por voar costumeiramente nas disputas.


?Vou tentar definir o título nessa etapa, para ficar mais sossegado. Ainda faltam duas disputas e tem muita gente boa que pode dar trabalho. Acho que vai ser bom competir em casa. Vai dar tranqüilidade?, acrescenta o surfista.

 

No ranking, ele soma 1.900 pontos, 559 a mais do que o ubatubense Maicol Santos. Em terceiro lugar aparece Jefferson Silva, de Bertioga, com 1.330, seguido do vicentino Diego Meinha (1.282), que vem de vitória na etapa anterior, em Itanhaém.


Outros nomes fortes são os guarujaenses Júnior Faria e Ricardo Silva, empatados na quinta colocação, com 1.159, e Emerson Piai, surfista de Praia Grande radicado em Guarujá, com 1.086.

 

Dos sete adversários, Júnior Faria é o mais experiente. No ano passado, ele entrou para a história do circuito, ao faturar numa mesma temporada os títulos Mirim e Júnior, feito só conquistado pelo catarinense Marco Polo em 1996.


Além da Júnior e Mirim, o Hang Loose Surf Attack conta com as categorias Iniciantes (até 14 anos), Estreantes (no máximo 12), Petit (limite de 10 anos) e a Pai e filhos, onde o competidor atuam em dupla com seu pai, num clima de descontração. O ubatubense Wiggolly Dantas, atual campeão brasileiro Iniciante, lidera na Mirim.


Seu conterrâneo, Matheus Toledo, que já faturou quatro títulos no Hang Loose (dois na Petit e dois na Estreantes) é o melhor na Iniciantes. Já o seu irmão Filipe Toledo está na frente na Petit; enquanto que o guarujaense Jessé Mendes, atual campeão paulista Petit, está na ponta pelo título Estreantes.

 

Os atletas participam, ainda, da disputa por cidades, com os melhores de cada categoria somando pontos para as suas equipes. No Hang Loose deste ano Guarujá e Ubatuba estão empatadas, com uma vitória e um segundo lugar, cada.


O Hang Loose Surf Attack define os campeões paulistas nas categorias de até 18 anos de idade e é um dos circuitos mais tradicionais do país na formação de novos talentos. O objetivo da Hang Loose, uma das empresas que mais investe no surf nacional, é criar uma base forte, incentivando a nova geração, com disputas de alto nível. O circuito paulista é realizado desde 1988 e já teve como campeões nomes de destaque.

 

Entre alguns exemplos estão Renato Galvão e Odirlei Coutinho, os dois surfistas que disputam este ano o título do SuperSurf, e Adriano de Souza, o Mineirinho, atual campeão mundial Pro Júnior, confirmando que o investimento vem dando resultados mais do que positivos.

 

Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone (0xx13) 3273 4319 ou visite o site fpsurf.com.br .